sexta-feira, 17 de outubro de 2008

LFV de corpo inteiro

O jornalista Nuno Luz escreveu, hoje, no DN Sport (link não disponível), um perfil do Presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira (LFV). O texto não podia ser mais rigoroso. Antes de sublinhar alguns dos traços do perfil de LFV que aí vêm enunciados, quero regressar a uma ideia que tenho vindo a defender, tanto aqui, no “O Inferno da Luz”, como no blogue “Novo Benfica”, em que também colaboro.
É uma ideia simples, mas que gostaria de ver debatida no universo benfiquista. Tem a ver com liderança. E tem sido a falta dela que mais tem prejudicado o Benfica nos últimos 25 anos.
Depois de Borges Coutinho, o Benfica só teve um líder de corpo inteiro, Luís Filipe Vieira. É certo que antes de LFV presidiram aos destinos do clube homens como Fernando Martins, Jorge de Brito e Manuel Vilarinho, mas nenhum, muito menos Manuel Damásio, João Santos, ou Vale e Azevedo, foi capaz de reunir muitas das qualidades essenciais para ser presidente da maior instituição portuguesa.
Com virtudes e defeitos, todos deram o que puderam e sabiam em prol do Benfica, mas Luís Filipe Vieira merece um lugar de destaque. E merece-o porque a herança que recebeu das mãos de Manuel Vilarinho, a quem os benfiquistas também muito devem, era muito pesada.
Um dia, em conversa comigo no antigo gabinete presidencial do velho estádio da Luz, Vilarinho disse que havia muitos nós para desatar, e na sua voz e semblante perpassou um sentimento de desânimo.
Desânimo foi o que não teve Luís Filipe Vieira. A obra está aí e o futuro far-lhe-á justiça. Mas essa justiça também deve ser feita no presente pelos benfiquistas. Nuno Luz, no DN Sport, não lhe poupa os elogios e os méritos.
Diz que LFV é “uma pessoa de grande carácter, muito humano”; como empresário, “a grande recuperação financeira do Benfica passou pela sua cabeça”; como verdadeiro líder, “gosta de pensar pela sua cabeça”; como homem e cidadão, “a família é tudo. Se um dia abandonar o Benfica, uma das principais razões será para estar mais tempo junto dos seus”. Os benfiquistas sabem bem tudo isto, mas às vezes a memória é curta e convém refrescá-la.

6 comentários:

  1. "Depois de Borges Coutinho, o Benfica só teve um líder de corpo inteiro, Luís Filipe Vieira. É certo que antes de LFV presidiram aos destinos do clube homens como Fernando Martins, Jorge de Brito e Manuel Vilarinho, mas nenhum, muito menos Manuel Damásio, João Santos, ou Vale e Azevedo, foi capaz de reunir muitas das qualidades essenciais para ser presidente da maior instituição portuguesa.
    Com virtudes e defeitos, todos deram o que puderam e sabiam em prol do Benfica, mas Luís Filipe Vieira merece um lugar de destaque."
    Todos deram o que puderam e sabiam em prol do Benfica?
    Vale e Azevedo deu alguma coisa ao clube?
    Só se foi um rombo nos cofres tendo deixado um passivo escabroso!

    http://chutodeletra.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Ah, ah, ah, ah, ah,...
    O Vieira vai ser canonizado, ah, ah, ah, ah,...este blog é uma risota pegada!

    ResponderEliminar
  3. O Nuno Luz a fazer a apologia de LFV, ainda por cima no DN?
    No jornal do Oliveirinha?
    E não achas estranho?
    Que pasa hombre?

    ResponderEliminar
  4. De facto Vieira em termos de gestão financeira, no desenvolvimeto do patrimóno do SLB, é de facto um bom Presidente, já no plano despotivo, bom para mim decepcionante.
    João Santos foi só o Presidente que levou o Benfica a finais da Taça dos CAmpeões Europeus.

    ResponderEliminar
  5. Oh meu deus! Nem sequer vou criticar muito o homem porque ele já sabe o que acho dele e do trabalho dele, embora tem vindo a anestesiar a minhas criticas, sendo que ja nao as produzo de forma tão convicta e explosiva. Ele, tal como o nuno gomes tem familia, e temos de ter pena e ser comedidos.
    Independentemente do trabalho que fez(nada de especial, mas razoável e aceitável), há uma coisa em que ele fica a dever a 90% dos presidentes do SLB: classe, cavalheirismo, nível, dignidade. Isto é incontornável. Tu até sabes o benfiquismo de que ele se reveste(camarotes porto-benfica, só por exemplo). Ele é arruaceiro, inconveniente e tem mau aspecto.

    Miguel gonçalves
    Sócio 60000 e tal

    ResponderEliminar
  6. Concordo em pleno com todo o artigo !!! Grande presidente !!!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...