sábado, 11 de outubro de 2008

Não apaguem a memória

Mats Magnusson. Lembram-se dele? Alto, loiro e goleador. Sueco. Esteve 5 anos no Benfica, de 1987 a 1992. Disputou 121 partidas com a camisola encarnada. Marcou 64 golos. Em 89/90, em 30 jogos, marcou 33 golos. Ok, foi um goleador a sério, como já não há, nem no Benfica nem no futebol europeu, mas a que propósito vem agora lembrar Mats Magnusson? Primeiro, as glórias nunca se esquecem, há que lembrá-las sempre e sempre. Mas não é por isso.
Nuno Luz, o intrépido jornalista da SIC, resolveu ir à procura de Mats Magnusson em Estocolmo, nas véspera do Suécia - Portugal para o Campeonato do Mundo de 2010, na África do Sul. Se bem o pensou, melhor o fez. E o que resultou foi também uma entrevista à moda antiga. Para que os "craques" de agora meditem e reflictam. Socorro-me do brihante relato feito no blogue "Tertúlia Benfiquista", para reproduzir um excerto da entrevista:


"Então e o seu Benfica? Tem visto os jogos? Continua benfiquista?

Magnusson pára, olha muito fixamente para ele e pergunta-lhe:

- Você está a brincar comigo?!?! Uma vez benfiquista, PARA SEMPRE (o ênfase foi mesmo assim!) benfiquista!

A conversa lá continuou com ele a recordar os 33 golos em 30 jogos numa época, cinco anos de Benfica, três títulos de campeão, duas finais europeias, os seus planos de vir viver para Portugal quando o filho deixar de jogar hóquei no gelo, até que no final o Nuno Luz lhe pergunta:

Quer deixar alguma mensagem para o Benfica, para os adeptos?

Ele volta a olhar fixamente, desta vez para a câmara, e remata:

- Viva o Benfica! VIVA, VIVA (mais uma vez com ênfase, com uma voz vinda da alma) o Benfica!

Quase me vieram as lágrimas aos olhos...!"


Para quando uma homenagem a todos os nossos heróis estrangeiros, lendas vivas, imacuadas glórias, como Mats Magnusson, Stefan Schwartz, Jonas Thern, Glenn Stromberg, Elzo, Valdo, Mozer, Ricardo Gomes, Michel Preud´homme, Michael Manniche, e tantos outros? Obrigado Mats...

7 comentários:

  1. Está a brincar comigo ?

    http://www.youtube.com/watch?v=GujumfGaIvk

    O benfiquista MAGNUSSON a mostrar ao reporter da sic a mistica do glorioso !

    ResponderEliminar
  2. Vi muitos jogos e golos do Mats na Catedral, com a minha namorada a suspirar ao meu lado com os loiros suecos, talvez por isso não tenha casado com ela. Foram as últimas épocas gloriosas do Benfica, apesar da frustração das finais europeias perdidas. Temo que não voltaremos a ser grandes na Europa face à conjuntura actual e o Benfica nunca mais dá o passo em frente.

    Junto a minha voz à do grande Benfiquista Mats Magnusson: VIVA O BENFICA VIVA VIVA!!!

    Paulo

    ResponderEliminar
  3. Olá Pedro
    Por favor acorde o blog Novo Benfica aquilo está horrivel, parece um divâ de psiquiatra onde os Benfiquistas atacados pelo Pinto da Costa vão sarar as feridas, aquilo está de mais.

    Eu já nem consigo lá escrever

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  4. Sou nova de mais para ter assistido Mats Magnusson como jogador, mas o meu pai contou-me que foi um excelente jogador do Benfica. Pelas palavras na sua entrevista devia ser um Benfiquista com B grande…

    ResponderEliminar
  5. Sempre adorei ver o Mats a jogar e depois meus amigos o seu caracter é e smpre foi fabuloso.
    Um jogador estrangeiro que se integrou ma grande mistica de então do Benfica, como não o fazem muitos portugueses e que nunca mais esqueceu o clube.
    Mats é um ídolo e como ele diz VIVA O BENFICA, BENFICA; BENFICA.

    ResponderEliminar
  6. Mats é um dos muitos grandes jogadores que passaram pelo nosso clube nos anos 80 e inícios de 90. E ele sabe bem o que é ser benfiquista...

    Um muito obrigado a ele e a todos os que fizeram do nosso clube aquilo que ele é hoje...


    http://epluribusunum1904-2008.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. sinceramente, o homem pareceu-me uma beca (bem grande) tocado - e não digo "tocado" como quem diz apenas comovido... lol

    grande magnusson. lembro-me de uma entrevista dele à Bola, uns anos valentes depois de ter deixado o SLB, cujo título era "se o Benfica me chamasse, ia a correr". Isto não se ensina...

    :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...