segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Uff..., final feliz!

Taça de Portugal: Benfica - 0; Penafiel - 0 (5-3 em gp) --- foto em www.slbenfica.pt
1 – Parabéns ao Penafiel, à equipa, aos jogadores, ao treinador. Uma grande atitude, um grande profissionalismo, uma grande dignidade. No início, durante o jogo, e no final. Um grande aplauso para gente digna;

2 – Parabéns ao público da Luz, aos adeptos e sócios do Benfica. Mais de 20 mil a apoiar, (mais do que em muitos jogos da Liga dos Campeões disputados em alguns estádios de Portugal). Apoio do primeiro ao último minuto. Nem um assobio. Um grande aplauso também para o público da Luz;

3 – Esta foi uma lição para não esquecer. O Penafiel jogou o que podia e sabia e não vamos agora dizer que existe uma grande competitividade no futebol português porque não existe. O que existiu, por parte dos jogadores do Benfica, foi falta de atitude, falta de empenho, falta de profissionalismo;

4 – A Taça de Portugal agora chama-se Taça Millennium. Se o Benfica fosse eliminado passava a chamar-se Taça Lehman Brothers (o banco norte-americano que faliu);

5 – Quique esteve sempre sereno no banco, apesar de aqui e ali ter-se levantado para dar uma ou outra indicação para dentro do terreno. Mas o seu comportamento foi exemplar. Não transmitiu ansiedade para os jogadores, não perdeu a cabeça. Comovente, o forte abraço a Shéu, no fim do jogo. A solidariedade mora na Luz;

6 – Antes do jogo e depois do jogo, o treinador do Benfica teve sempre o discurso certo. Os jogadores que jogaram são de primeira linha, senão não estavam no Benfica, disse Quique, que falou de falta de intensidade, não querendo falar demais em público. E ainda bem. É claro que, internamente, o discurso vai ser diferente, muito diferente;

7 – Isso não invalida que, na minha opinião, Quique não tenha feito uma boa leitura do jogo. Faltou, por exemplo e fundamentalmente, um organizador de jogo, que nunca será Ruben Amorim, muito menos Binya;

8 – E faltou, como está a faltar, um lateral-direito de raiz, que vá à linha de fundo. Que não é nem nunca será Miguel Vítor, nem também Maxi Pereira, apesar deste disfarçar bem. Na abertura do mercado, o Benfica tem de contratar um lateral-direito;

9 – Sobrou Moreira. Três anos depois, Moreira provou porque muitos pensaram que o futuro da baliza do Benfica estava ali. Koeman, infelizmente, não pensou assim, e Moreira passou por uma travessia do deserto (as lesões também não ajudaram). Ainda está a tempo de recuperar o tempo perdido;

10 – Um mau ensaio promete uma grande estreia. Quinta-feira, em Berlim, espera-se mais uma grande noite europeia;

11 – Afinal, tudo está bem quando acaba bem.

9 comentários:

  1. "Koeman, infelizmente, não pensou assim, e Moreira passou por uma travessia do deserto"

    Pelo contrário, Koeman colocou o Moreira a titular e sentou o Quim (que tinha sido titular com Trapattoni / José Veiga). O Koeman só pediu o Moretto depois do Moreira se ter lesionado e ter sido obrigado a meter o Quim e para o Koeman não havia pior que o Quim, por isso o quiz dispensar.

    Foi o José Veiga que na época anterior à de Koeman convenceu o Trapattoni a por o Moreira no banco e colocar o "seu" Quim a titular.

    ResponderEliminar
  2. "Sobrou Moreira. Três anos depois, Moreira provou porque muitos pensaram que o futuro da baliza do Benfica estava ali. Koeman, infelizmente, não pensou assim, e Moreira passou por uma travessia do deserto (as lesões também não ajudaram). Ainda está a tempo de recuperar o tempo perdido."

    Por uma boa defesa em todo o jogo que foi a do prolongamento e por uma grande penalidade defendida nos penalties, não vamos agora começar a inventar.

    O Moreira não perdeu a titularidade com o Koeman mas sim com o Trapattoni. Após um golo ridículo marcado pelo Maccarthy quase do meio campo contra o fcp naquele jogo do golo não validado ao Petit e principalmente foi afastado depois de ter encaixado 4 golos contra o Belenenses. E talvez ainda bem que assim foi, porque foi com o Quim na baliza que após essa goleada no Restelo o Benfica acabou com a seca de 11 anos e foi campeão nacional. O Koeman na época seguinte limitou-se a escolher o melhor guarda-redes, começando pelo Quim e passando depois para o Moretto. Koeman, que claramente não merece que desprezem a sua passagem pelo Benfica uma vez que foi a melhor participação de um clube português nas competições europeias desde a Liga dos Campeões do Mourinho, com uma presença nos quartos-de-final da prova.

    Moreira o que fez ontem, além do que já foi dito, foi mais do mesmo e que o pôem como suplente no Benfica há anos: inseguro nos cruzamentos para a grande área, péssimo a jogar com os pés e continua com aquelas defesas medonhas feitas a punhos para a frente como se viu ontem. Por isso é que o Quim e o Moretto foram titulares no Benfica nos últimos três anos e o Moreira tem ficado no banco de suplentes: porque são melhores.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o essencial apenas 2 notas:

    1) O defesa/lateral direiro

    Antes de mais convém dizer que Maxi é (sempre foi) um lateral direito (muitas vezes no sistema de 3 centrais, típico da América do Sul) com capacidade para jogar a médio direito ou médio defensivo.

    Nunca foi, nem nunca será um extremo direito.

    Mais, Maxi é o melhor da Liga a defesa direito.

    Por outro lado, Bynia tem jogado a defesa direito na selecção dos Camarões, ontem impressionou a jogar a defesa direito. Não teremos aqui uma opção muito interessante? Aliado aos lançamento de linha lateral.


    Para outras alternativas e alguns jogos temos ainda M. Vitor e Ruben Amorim.


    Para vir algum defesa direito terá que ser muito bom (investimento pesado) ou muito promissor e neste caso convinha que fosse português e formado no Benfica (ver lista da UEFA que apenas pode incluir 24 jogadores).



    2) O futebol português está de parabéns quando uma equipa da 2ªB joga 120 minutos na Luz a pressionar no campo todo, sempre com 9 jogadores atrás da linha da bola e a colocar 5 ou 6 jogadores no ataque.

    Brilhante!

    ResponderEliminar
  4. percebo o que dizes acerca de binya ou amiorim.

    mas a ideia de quique num 442 classico e ofensivo, é que os alas participem nisso. tem que haver sempre um dos alas a fazer jogo com os medios centro, enquanto o outro busca aproximar-se dos avançados ou abrir na linha.

    isso nunca aconteceu ontem - porque nem urreta nem di maria sabem fazer isso. balboa tentou jogar com os medios centro, mas esteve mal.

    ResponderEliminar
  5. "11 – Afinal, tudo está bem quando acaba bem".
    Tudo está bem quando sse tem no plantel um jiogador chamdo Javier Balboa, que custou 4,5 milhões de euros e que já provou não ter categoria. Quando se percebe que Di Maria não é o mesmo na selecção e no Benfica. Que Makukula fez 13 (!) sim 13 remates durante o jogo e não foi capaz de fazer um golo.
    A mim parece-me, que apesar de estar incomensoravelmente melhor, ainda há muitas coisas más no benfica.

    http://chutodeletra.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito do Moreira, mas sinceramente, apesar de ter estado bem, não me parece que tenha feito como muitos querem fazer querer, uma exibição do outro mundo.
    Quanto ao jogo, só isto. Espero que algns jogadores do Benfica, não voltem a demonstrar tamanha falta de respeito para com os sues adeptos e em cada jogo se lembrem bem qual o clube que representam, caso contrário embora dali, só queremos jogadores que transpirem a camisola.

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito do Moreira, mas sinceramente, apesar de ter estado bem, não me parece que tenha feito como muitos querem fazer querer, uma exibição do outro mundo.
    Quanto ao jogo, só isto. Espero que algns jogadores do Benfica, não voltem a demonstrar tamanha falta de respeito para com os sues adeptos e em cada jogo se lembrem bem qual o clube que representam, caso contrário embora dali, só queremos jogadores que transpirem a camisola.

    ResponderEliminar
  8. Excelente a análise feita pelo O Inferno da Luz. Concordo que o Benfica não fez uma boa exibição e fiquei muito surpreendido que o Penafiel conseguisse aguentar os 120 minutos sempre no mesmo ritmo. Nos próximos 5 jogos do campeonato não irão ganhar 3 de certeza.Será o reflexo do esforço. Quanto ao Benfica, finalmente estamos a trabalhar e a gerir tudo como as grandes equipas.. Parabéns Rui Costa e Quique Flores.

    ResponderEliminar
  9. Parabéns ao Penafiel? Parabéns sim ao preparador físico do Penafiel. Uma equipa da II Divisao(antes designava-se III Divisao), que corre 120 minutos, chegam ao fim frescos que nem uma alface. Correram mais, muitíssimo mais que FCPorto, Sporting e Nápoles juntos. Proponho a Rui Costa que troque já, já, Aysteran(é assim?)pelo preparador físico do Penafiel, ou entao que no dia do jogo vao almoçar ao mesmo restaurante de V.F. de Xira. Igual a este Penafiel só a Académica o ano passado na Luz. Impressionante, com o jogo a acabar (a Académica ganhava já por 0-3 e o Penafiel já tinha 120 minutos nas pernas)se pressiona na grande área do adversaário com 4 e 5 jogadores, e se vem defender com 9.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...