segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Farto de desculpas

Pode um erro monumental do árbitro Jorge Sousa (sempre um artista) desculpar uma derrota, pior do que uma derrota, uma exibição deplorável, indesculpável, vergonhosa? Resposta: não pode.
O que se passou ontem à noite no estádio do Trofense está longe de não ter explicação, tem muitas explicações. A primeira e mais grave, displicência. Displicência quer dizer desinteresse, falta de profissionalismo, alheamento.
Quique chamou-lhe falta de carácter. Pois eu discordo. Não é falta de carácter, é “sem” carácter. A falta pode ser sempre suprida, mais cedo ou mais tarde. Eu acho que há jogadores do Benfica que não têm qualquer carácter.
Pausa e vou beber um copo de água. E se o cabeceamento de Suazo, logo no primeiro minuto tem entrado? E se Aimar não tem falhado escandalosamente a abertura do marcador? E se Jorge Sousa (esse grande palhaço, sem menosprezo para os palhaços) tem visto o fora-de-jogo de quilómetros do jogador do Trofense, que dá o 1º golo?
Pois, se, se, se… Se Quique tem colocado mais cedo Cardozo junto de Suazo, ou se Di Maria fizesse jus ao interesse do Real Madrid? Tudo suposições. Os factos são os seguintes: derrota por 2-0 frente ao último classificado e perda do primeiro lugar.
E o que resta perguntar é: que consequências é que esta derrota encerra para o futuro? É que já não há mais margem de manobra para desculpas… Foto: Paulo Duarte (AP Photo)

Ficha do jogo
Trofense – 2; Benfica – 0
Estádio do Trofense
Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto)

Benfica: Moreira; Maxi, Luisão, Sidnei e Jorge Ribeiro; Bynia, Carlos Martins, Ruben Amorim e Di Maria; Aimar e Suazo.

14 comentários:

  1. Eu apoio sempre o Benfica, seja em que condições forem, porque está no meu ADN!!! Não consigo torcer contra, agora as verdades têm de ser ditas...não podemos continuar assobiar para o lado!!!

    O que eu vi no jogo, foi uma entrada, devagar devagarinho, e só depois, de se sofrer o golo, é que se corre...QUE MENTALIDADE É ESTA???!!!

    QUEM DIZ, QUE ESTA EQUIPA CHEGA PARA SER CAMPEÃ, EU NÃO SOU DA MESMA OPINIÃO!!

    Precisámos de um guarda-redes URGENTEMENTE!!
    Quim e Moreira...fraquinhos...até metem pena...!!

    Precisámos de um defesa esquerdo...ou então que o Quique que não invente e ponha o DAVID LUIS!!!
    O jorge ribeiro é uma nódoa!!
    Pelo lado dela passa tudo...vejam a diferença, quando joga o David Luis a defesa esquerda!!
    Jorge Ribeiro a titular ( vejam estes jogos, e tirem as conclusões) : Paços de Ferreira, Olympiakos,Trofense,Leixões, Nacional...assim de repente...e vejam quantos golos e lances perigosos é que o Benfica sofreu por esse lado!!!

    Depois vejam o jogo que o David Luis fez, contra o Leixões para a taça!! Fomos eliminados, mas vejam quantos lances de perigo é que o Leixões teve pelo lado dele!!
    O David Luis não ataca muito bem, mas dá muita segurança a quem jogar a extremo esquerdo!!

    SÓ O LENTO DO NOSSO TREINADOR É QUE AINDA NÃO PERCEBEU!!!

    Ai o Jorge Ribeiro marca bem livres e cantos...COMO???!!! Hoje o Benfica teve mais de 10 cantos, e também livres, e ele não marcou nem um em condições..!!! QUE PALHAÇADA!!!

    Precisámos de um médio centro, porque o Bynia não é jogador para o Benfica e o Yebda eclipsou-se!!!

    Precisámos de um extremo-direito, porque não temos nenhum em condições!!!

    Por fim precisámos de um N.º10...porque com o Aimar e Carlos Martins, não podemos contar muito, visto starem mais tempo no estaleiro do que a jogar!!!

    Precisámos de um treinador que seja mais activo, e que se deixe de merdas, porque o discurso já começa a cansar!!! Estámos quase a meio do campeonato, e ainda não temos uma táctica defenida, não temos fio de jogo...naõ temos nada!!! Nem se levanta do puto do banco, para dizer duas caralhadas...que nojo...!!!

    Já não marcámos golos à 4 jogos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    O QUE EU JÁ VI NA EQUIPA DO BENFICA É O SEGUINTE:

    LUISÃO - KATSOURANIS - REEYS

    Estes são os jogadores mais influentes, cada um no seu sector, e se um deles não jogar, dificilmente ganhamos!!

    Em vez de terem 1 semana de férias, se tivessem ficado a trabalhar...isso sim, o treinador e jogadores ganhavam o meu respeito e admiração!!

    Não me venham dizer, que eles estão cansados, porque o Quique roda muito a equipa, e não descupas para isso!!

    Uns têm o melhor campeonato do mundo, e não param, é sempre a trabalhar...porque afinal de contas os jogadores já têm 1 mês de férias no Verão!! Têm mais férias, que um trabalhador normal!!!

    Trabalhem mais...dar férias, a quem trabalha pouco é ridículo...não há disciplina!!!

    Kallou

    ResponderEliminar
  2. Os jogadores do nosso Benfica ganham demasiado para o que trabalham em campo, na hora da verdade...
    É isso mesmo, caro autor do blogue: displicência. Nem mais. Pensam estes jogadores que são estrelas, e que não precisam de suar para vencer... Puro engano. Os ditos "pequeninos" têm a "raiva" de vencer o Benfica. E o Benfica, se quer ser o glorioso, não pode contemporizar com jogadores que o não sabem representar à altura.
    E estes artistas (?!) da bola ganham demais para o que têm produzido. E têm o contrato garantido. Aqui está o grave problema: dinheiro garantido - mesmo sem resultados. Ora, isto não pode ser. Mudem o esquema de remunerações, apliquem sanções a quem não se esforça. Veremos se a coisa não muda...
    E o Quique que abra os olhos. Deixar o português Nuno Gomes de fora, porquê...?! É dos poucos que sabe o que anda lá a fazer...
    E o Aimar, onde está essa grande estrela, sempre diminuído fisicamente...? Faz uma coisa gira num jogo - e esfuma-se a seguir...
    Que equipa é esta, sem consistência? Isto é um equipa ou uma amálgama de jogadores?
    Há muita coisa a pensar e a organizar neste Benfica... se queremos ir a algum lado...
    Saudações benfiquistas.
    Um benfiquista de Faro.

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente, dizer que o lance que dá origem ao golo do Reguila é off-side, é, no mínimo, querer tapar o sol com a peneira...

    ResponderEliminar
  4. vais ter q me desculpar, mas vê-se claramente o maxi a por o jogador do trofense em jogo...

    neste caso o arbitro nao errou

    ResponderEliminar
  5. Sempre as desculpas com os árbitros... não havia fora de jogo nenhum, houve foi um grande frango do Moreira.

    ResponderEliminar
  6. Pode um erro monumental do árbitro Jorge Sousa (sempre um artista)

    Como?! Tem juízo rapaz tu deves pensar que por seres assim, és um herói benfiquista, mas só podes convencer meia dúzia de fanáticos como tu.

    ResponderEliminar
  7. La revolución de Trofa

    Contra todo pronóstico, la gran historia del género David le gana a Goliat del fin de semana europeo no se escribió en la FA Cup. Portugal vive en estado de shock desde hace un par de horas, cuando se confirmó el resultado más sorprendente de los últimos años en su campeonato nacional. El Trofense, equipo debutante en la máxima categoría, último hasta esta jornada, le ha ganado al Benfica, el club al que apoya más de medio país, el líder invicto cuando empezó el fin de semana. Nadie podía sospecharlo. Era un 2 clarísimo, uno de esos partidos que se dan por resueltos antes de que empiecen. La pequeña localidad de Trofa, 20.000 habitantes, ha logrado situarse en el mapa: está en el distrito de Oporto. O sea, antes ya estaba allí, claro, pero pocos lo sabían. Recuerdo que hace tres meses, cuando llevaba cero puntos en cinco jornadas, algunos le colocaron al Trofense la etiqueta de candidato a peor equipo de Europa. Se la disputaba con el Volendam holandés. A día de hoy no está claro que baje ninguno de los dos.

    Son entrañables estos clubes. Con su campo pequeño, estilo Segunda B o Tercera, con publicidad del café del pueblo. La Eredivisie o la Liga Sagres nos ofrecen una posibilidad que en los países futbolísticamente más poderosos sólo se puede dar en Copa -y si el sorteo acompaña-. Como hay tanta diferencia entre grandes y pequeños, el calendario garantiza que un gigante continental, un antiguo campeón de Europa, tendrá que ir a jugar tarde o temprano en casa de un equipo exageradamente humilde. ¡Y cómo sufrirá! Lo hizo el Ajax en Volendam para acabar ganando 1-2. Y peor aún lo del Benfica en Trofa. Ha sido un partido memorable. Por un momento he tenido la sensación de que, por primera vez en la historia, la Europa futbolística estaba pendiente de lo que estaba sucediendo en ese pequeño estadio -abarrotado, por cierto-. Ya sé que no era estrictamente así, ya sé que mucha gente no sabía ni que se estaba jugando el partido, pero a esa hora no había nada más apasionante en el continente -se estaba disputando la prórroga del Besançon-Marsella, pero estamos tan acostumbrados a este tipo de sorpresas en la Copa de Francia que probablemente ya no adquieran una dimensión tan trascendente-.

    Detalles del partido. ¿Os acordáis de Moreira? Ese portero joven que era titular en la primera etapa de Camacho en Da Luz, que iba para figura, que muchos creíamos que iba a ser el número uno de Portugal durante mucho tiempo. Se lesionó, ficharon a Quim y se ha pasado casi tres años sin jugar un partido. Ahora Quique ha vuelto a apostar por él tras varios fallos del ex del Braga y hoy se ha comido el 1-0 del Trofense. Ha estado muy inseguro durante todo el partido, se le nota la inactividad prolongada. Pero ese no ha sido el problema principal: el doble pivote Binya-Carlos Martins ha sido incapaz de organizar decentemente el fútbol de ataque, con el camerunés acabando expulsado justo cuando el técnico español lo iba a sustituir para evitar la segunda amarilla. Desaparecido Di María, llama mucho la atención que Cardozo no sea fijo. Y por mucho que se arriesgue para evitar una derrota humillante, un equipo del nivel del gigante lisboeta debería ser capaz de evitar que cada balón perdido se convierta en una ocasión de gol clara del contrario. Hasta ahora los toques de atención sólo habían llegado en la UEFA, pero el 2-0 de Trofa debe servir de advertencia: aunque tenga a los futbolistas más famosos, el Benfica no ganará la liga si no es capaz de sacar el máximo rendimiento de sus posibilidades.

    Suele cometerse una injusticia cuando se dan estos resultados: se critica enormemente al grande y no se da importancia a lo que ha hecho el pequeño. No cometamos ese error. El nombre propio del partido es Hélder Barbosa, un atacante zurdo muy hábil que está cedido por el Oporto. Asistencia de gol en el 1-0 y definición perfecta en el 2-0. Un nombre a apuntar. Como el del lateral izquierdo Tiago Pinto, hijo del legendario Joao Pinto, prestado por el Sporting y para muchos el futuro titular en la selección portuguesa. Ambos le hicieron un favor a los clubes que poseen sus derechos, apretando muchísimo la zona alta de la clasificación después del triunfo de los dragoes en Madeira -con un gran Hulk- y de la victoria de los leoes en Setúbal -con Veloso de medio centro y Vukcevic de titular, ¡por fin!-. E incluso el Braga se puede sumar a la fiesta.

    ResponderEliminar
  8. Concordo inteiramente com este texto. Já estou farto!

    ResponderEliminar
  9. Concordo com o texto e mais: contra o Nacional na Luz fiquei com o mesmo sentimento que ontem ao ver o jogo.

    No entanto, nunca é demais fazer suposições e também gostaria de contribuir com algumas:

    E se o jogador do Nacional não tivesse cometido o penalti mais escusado da história do futebol no último minuto?

    E se os árbitros tivessem a mesma qualidade/consistência de arbitragem em todos os jogos da liga?

    E se o Trofense não tivesse jogadores cedidos pelo clube do freixo?

    Independentemente de todas as habilidades que possam acontecer, o Benfica não pode estar dependente de terceiros. É altura duns bons puxões de orelhas aos jogadores para impedir que situações destas se voltem a repetir. Mais, até ao regresso da estabilidade ao Glorioso, um blackout a toda a comunicação social seria muito útil, afinal para que é que temos os melhores canais de comunicação do país?

    Saudações benfiquistas!

    ResponderEliminar
  10. Pois é! o Porto ganhou mais uma vez e o Benfica não soube ultrapassar as dificuldades.
    Um conselho: visitem este blog e vejam o que escreveu Marinho Neves.

    http://artigosexpostos.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Erro monumental só o deste post.Maxi Pereira poe o Reguila em posição correcta.Vê no video disponivel em www.ojogo.pt. Sem palas claro.

    Bem haja

    ResponderEliminar
  12. Só um clube como o Sport Lisboa e Benfica, tem em Portugal a capacidade para esgotar um estádio dois dias antes do jogo e qual foi a resposta daqueles jogadores que mais pareciam um bando de mercenários? Foi uma enorme falta de respeito para com os milhares de adeptos nortenhos sempre desejosos de prestaram o seu apoio ao clube, foi uma autêntica vergonha.
    Se nem este facto serve para empolgar a equipa, então algo de grave se passa, espero que não seja falta de profissionalismo. Como diz Rui Costa, envergar esta camisola tem de ser uma honra e um orgulho, é bom que todos se começem a dar conta dessa realidade.
    É muito bonito dar grandes entrevistas a dizer coisas bonitas como vamos deixar a pele em campo para sermos campeões e depois andarem dentro de campo como que a fazer um frete.

    ResponderEliminar
  13. e quando é que deixam de culpar os arbitros pelas vossas derrotas? o salazar habituou-vos mal!

    ResponderEliminar
  14. O futebol é assim, se aquele golo tem entrado logo a abrir, dávamos 4 ou 5, não entrou e o erro foi os nossos jogadores pensarem que aquilo era uma questão de tempo. Isto alguns, claro, porque há ali gajos que nem no antigo Cascalheira...gajos como o Carlos Martins e o Bynia, antes o Beto...e quanto ao golo do Trofense, deixemos os árbitros para quando temos razão, há é um Maxi a dormir na forma. Mas é preciso calma, eu fui de Arcos de Valdevez, também fiquei chateado e não gostei de algumas coisas que ouvi no fim do jogo.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...