segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Na frente, outra vez

Uma equipa a jogar sobre brasas. Ansiedade a rodos. A vitória em Guimarães não sossegou ainda todos os espíritos. Rui Costa – vi-o na tribuna – estava com cara fechada, antes do jogo. Sinal da responsabilidade que o jogo com o Sporting de Braga acarretava para o futuro próximo da equipa na Liga. O director desportivo merece ser feliz e fazer-nos felizes.
Os adeptos compareceram em número apreciável, cerca de 33 mil, depois de uma semana algo turbulenta e após um violento soco no estômago que consistiu na derrota na Trofa.
De apoio, mais uma vez, não se pode queixar a equipa. Quique, como prometeu, esteve sempre em pé junto da lateral. Activo, sempre activo. Instruções e mais instruções para dentro do relvado.
De pé como os generais a comandar os soldados em combate, na frente de combate. E de um combate se tratou o jogo com o Sporting de Braga. Não porque o jogo tenha sido viril, apesar dos 7 cartões amarelos, mas porque foi um jogo de raça, de carácter, de homens de barba rija.
O Sporting de Braga, de Jorge Jesus, jogou na Luz, cara a cara com o Benfica. Não é impunemente que a equipa arsenalista ultrapassou a fase de grupos da UEFA e tem todas as possibilidades para chegar ainda mais longe – o Standard de Liége, que lhe coube em sorte nos oitavos-de-final, é adversário ultrapassável.
Com um plantel recheado de bons jogadores, onde emergem atletas emprestados pelo FC Porto, como Luís Aguiar, Renteria e Alan, o Sporting de Braga foi uma equipa “grande”, jogando no campo todo, o que não fazem na Luz FC Porto nem Sporting.
O Benfica entrou no jogo com medo de falhar. A defesa esteve bem, com Miguel Vítor imperial, mas a transição para o ataque continua a ser lenta e atabalhoada. Falta um box-to-box e um organizador de jogo, que não pode ser Aimar, a jogar em terrenos excessivamente adiantados.
Seja como for, a vitória foi importante e coloca-nos, mais uma vez, em primeiro lugar. Exige-se que a equipa mostre mais tranquilidade e mais capacidade de controlo do jogo. Em muitas alturas do jogo, a voz de comando de Quique foi importante.
Reyes é, como se viu, indispensável, e Di Maria parece estar a aprender que tem de ser um jogador mais colectivo se quiser voar bem alto. Moreira mereceu o voto de confiança, depois do falhanço na Trofa.
Agora vem uma pausa para a Taça, depois uma saída difícil ao Restelo. Se, como dizia ontem Jesualdo Ferreira, o campeonato se decidir nas próximas 5/6 jornadas (e nisso o FC Porto costuma estar bem informado), então temos de estar todos os unidos, vigilantes e concentrados. Foto: Hugo Correia (Reuters)

Ficha do jogo
14ª Jornada
Estádio da Luz
Benfica – 1; Braga – 0
Árbitro: Paulo Baptista (AF Portalegre)
Benfica: Moreira; Maxi, Luisão Miguel Vítor e David Luiz; Yebda, Katsouranis, Ruben Amorim e Di Maria; Aimar e Suazo.
Golo: David Luiz (45 min.)

11 comentários:

  1. Afinal não há limites para tudo..

    ResponderEliminar
  2. Nem uma palavra sobre a miserável arbitragem.O cúmulo da desonestdade intelectual.

    ResponderEliminar
  3. De facto, haverá que falar na arbitragem.
    Teremos, na verdade, sido beneficiados com ela? David Luiz estava mesmo fora de jogo, quando efectuou a cabeçada?
    Os alegados "penalties" contra o Benfica eram mesmo de assinalar?
    Não houve cartões disciplinares a menos para uma das equipas?

    Está aberto o debate...?

    ResponderEliminar
  4. Então e é mentira??!!
    Há muito que não assistia a um ROUBO deste calibre!Aquele lance já no final do maxi sobre o Renteria nas barbas do Bandeira é de gritos!E o carrinho para partir uma perna do Cabeça de Melão!!!AAIAIIII! Força Batista o Vieira tem o cheque na casa do Algarve à tua espera !E o resto é conversa!!O maor cancro da sociedade portuguesa chama-se Malfica ! esta em toda a parte , jornais, TVS, árbitragem, política ! seremos sempre um país de merda enquanto ente clube não deixar que o que de bom existe na sociedade portuguesa não possa mostrar-se porque o clube NAZIFASCISTA de Portugal tem que açambarcar tudo ! NOJO e PRISÃO para o Batista Paulo porque o Lucílio do penalty inventado depois da hora pelo simulão que mandou o Beira Mar para a 2ª divisão já la devia estar!

    ResponderEliminar
  5. Ter investido no ataque cerrado a Pedro Henriques, por este árbitro ter anulado um golo num lance duvidoso (e não três golos limpos, como aqueles que já foram anulados esta temporada ao Sporting, em Leiria, para a Taça de Portugal, e em Vila do Conde, para a Liga, e em Alvalade frente ao Guimarães, tb para a Liga), já está a render juros altos ao Benfica...

    ResponderEliminar
  6. Nem vou escrever nada sobre a arbitragem, toda a gente viu. Uma vergonha.. Mas para informar que o único jogador que o Braga tem emprestado pelo Porto é o Renteria, Luís Aguiar e Alan são jogadores integralmente do Braga

    ResponderEliminar
  7. Caro Pedro
    Volto-lhe a pedir de não aceite os comentários dos "outros" tristes. Estes blogs são só "nossos", dos Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  8. Então, Pedro?! Desta vez tudo bem com os homens do apito?! Claro... :)

    ResponderEliminar
  9. Um crónica sem dúvida IMPARCIAL!!!!!

    Parabéns ao mentor deste blog!!!!

    ResponderEliminar
  10. o Luis Aguiar e o Alan são jogadores do Braga.
    Não estão emprestados

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...