segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

O regresso ao futebol

Benfica – 1; Belenenses – 0 (Taça da Liga, fase de grupos). O Benfica está nas meias-finais da Taça da Liga, depois de derrotar o Belenenses por 1-0, com golo de Katsouranis. A partida foi marcada pela hora a que foi realizada, no sábado às 16 horas. Pouca gente já se lembrava de um jogo na Luz à luz do sol.
As bancadas, que tratando-se de um jogo em que praticamente nada havia para resolver (ao Benfica bastava um empate para seguir em frente) estariam com reduzida afluência, a exemplo do que aconteceu em Alvalade (6 mil pessoas) ou no Dragão (15 mil), foram preenchidas por mais de 35 mil benfiquistas – um recorde nesta Taça da Liga, cuja média pouco ultrapassa as 2 mil pessoas.
Este facto vem, assim, dar razão ao Presidente do Benfica. Luís Filipe Vieira defendeu recentemente que gostaria (e tudo iria fazer para isso) de passar a ver os jogos na Luz disputarem-se ao sábado ou domingo à tarde – uma promessa feita a seu pai.
Está certo o Presidente do Benfica. Numa indústria e num negócio cada vez mais ao sabor de interesses particulares, Vieira é o único que tem uma visão lúcida e esclarecida para não deixar morrer o futebol.
Tivesse o jogo da Luz contra o Belenenses sido melhor promovido (ou tivesse sido para o campeonato) e estamos certos de que mais de 50 mil pessoas estariam nas bancadas. A Luz esgotada seria assim uma realidade quase permanente, a bem do futebol e a bem do espectáculo.
As imagens das bancadas são elucidativas. Famílias inteiras, pais e filhos, jovens, crianças, casais de namorados, avós e netos, regressaram ao futebol. Será que ninguém, na Liga e/ou na Federação vê isto?
Luís Filipe Vieira foi, mais uma vez, visionário. Os jogos à tarde, como se faz em Inglaterra, são talvez a única forma de fazer regressar tanta e tanta gente ao futebol. O Presidente do Benfica tem aqui uma das suas bandeiras para o futuro. Os benfiquistas mostraram, no sábado à tarde, que querem o futebol na Luz para as famílias.
Mais do que o jogo, mais do que o resultado, mais do que as exibições de Aimar (a subir, e de que maneira, de forma), o sol radioso que encharcou a Luz, vibrante e feliz de gente, foi o facto mais relevante.
É pena que enquanto o Presidente do Benfica pensa na defesa do futebol, outros, com responsabilidades alargadas, percam o tempo a pensar em fantasias e em projectos de novo-riquismo.
Mais tarde ou mais cedo, na Luz e noutros estádios do país, o futebol à luz do sol vai ser uma realidade. E talvez se comece a perceber melhor porque é que Luís Filipe Vieira tanto se empenhou na criação da Benfica TV. É que para o Presidente do Benfica, as casas não se começam a construir pelo telhado. (Foto: Estela Silva/Lusa)

9 comentários:

  1. muito bom blog que tem aqui,podem visitar um forum em que os adeptos dos 3 grandes podem discutir de futebol. Visitem: http://forumdesporto.forum-livre.com/

    ResponderEliminar
  2. http://www.youtube.com/watch?v=G4FjMC58scY

    A verdade está aqui

    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  3. Concordo contigo n que dizes em relação a LFV, pena tenho que outros, completamente embrenhados nas inluências e enrolados na teias do poder, não possam ter a mesma liberdade de pensamento.

    ResponderEliminar
  4. Inferno da Luz,

    Pensas que existe mística no Benfica actual?

    Aproveito para disponibilizar aqui o meu mais recente artigo sobre o universo encarnado: A mística perdida do Sport Lisboa e Benfica.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  5. http://www.youtube.com/watch?v=r3WcP56SqLk

    palavras para quê?

    ResponderEliminar
  6. Os "mandoes" do futebol tuga, vêem bem o que aqui escreveu de forma magistral. Só que os jogos à noite, fora de horas, especialmente os do Benfica, enchem o Mamao Chupista, o Olibeiredo.

    ResponderEliminar
  7. Caros amigos benfiquistas, decidi criar um projecto que acho interessante. Decidi criar o Universo Benfiquista no messenger.

    Mais pormenores em:

    http://universobenfiquista.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. A Gloriosa blogosfera continua a crescer:

    - Mais de 200 blogues Benfiquistas
    - TV com vídeos do Benfica 24/7
    - Escolha de vídeos "on-demand"
    - Contacto entre Benfiquistas no "Chat"
    - Possibilidade de colocar a TV no blog através de "Embed"
    - Notícias oficiais do Benfica actualizadas
    - Acesso a artigos do jornal O Benfica
    - Acesso a artigos da revista Mística
    - Notícias sobre o Benfica actualizadas
    - Notícias sobre o desporto actualizadas
    - Logos para blogs

    Gloriosasfera
    http://gloriosasfera.blogspot.com

    De Benfiquistas para Benfiquistas

    ResponderEliminar
  9. Vamos estar atentos para que aquilo que foi um "pretérito erro"(???) e um pretérito golo anulado ao Belenenses, num jogo a feijões para nós na Taça da Liga, e que diariamente é lembrado em detrimento do "extreminador" - B. Alves - que domingo a domingo distribui fruta pelos campos fora e daquilo que se passou no túnel do dragão com o marítimo (já todos se esqueceram?), não nos venha a ser cobrado uma vez mais, neste jogo próximo em Belém, que conta para a Liga Sagres e pode ser fundamental na decisão do Campeão!

    Lembram-se do que nos fizeram com o Setubal e o Marítimo?...

    Que podíamos ficar a 4 pontos, nesses jogos?

    Benfiquistas, olhos bem abertos e não se deixem enganar e iludir por presentes envenenados!!!

    ALERTA!...

    Cmprimentos,

    C.B.M.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...