domingo, 11 de janeiro de 2009

Os papagaios

Com a derrota na Trofa, apareceram os papagaios. Nem a desastrosa época do ano anterior, com um 4º lugar, lhes aguçou tanto o apetite. Então, porquê agora? A derrota e a exibição da equipa fora miserável com o Trofense, convenhamos. Mas uma tão concertada orquestra de críticas por parte de alguns ditos notáveis era coisa que já não se via há alguns anos.
Por detrás desta vozearia está uma, e só uma, justificação: 2009 é ano de eleições. Lá para finais de Outubro o Benfica escolhe o seu Presidente. E nos clubes de futebol, os resultados desportivos são um argumento não negligenciável.
Jaime Antunes, Gaspar Ramos, Fernando Seara, Bagão Félix. A ordem é arbitrária, ou talvez não. O economista, candidato esmagadoramente derrotado por Luís Filipe Vieira, nas eleições de 2003, não desaproveitou a hora má da equipa para aparecer à boca de cena.
Antunes, que não se congratulou com as vitórias sobre o Nápoles ou sobre o Sporting, “leu”na derrota da Trofa o descalabro do clube, sem liderança, sem rumo, sem futuro. Não lhe ocorreu pensar que um clube dividido é um clube mais fraco?; que quando fala mal do Benfica está a prestar um bom serviço aos nossos adversários?; que os benfiquistas já lhe mostraram quanto vale?
Gaspar Ramos é o crítico de plantão da comunicação social quando é preciso dizer mal do Benfica. O antigo chefe de departamento de futebol tem vindo, nos últimos anos, a desrespeitar o seu passado e a dar de si uma triste imagem. É pena.
Gostava de continuar a recordar-me do Gaspar Ramos, figura controversa do futebol português nos anos 80, a primeira a confrontar Pinto da Costa e o FC Porto. Numa altura em que Pinto da Costa e o FC Porto começavam a montar o seu célebre “sistema”, responsável por muitos e decisivos êxitos desportivos, Gaspar Ramos foi o único que se lhes opôs. Admirei-lhe sempre a coragem. Sozinho, muitas vezes mesmo no seio do seu clube de sempre, o antigo chefe do departamento de futebol percebeu a armadilha e, em defesa dos superiores interesses do Benfica, tentou desmontá-la. Ficou isolado e imolado.
Talvez porque nunca lhe tenham feito justiça, agora demonstre o seu ressabiamento. Talvez porque lide mal com o afastamento de cena, agora nunca perca uma oportunidade para aproveitar os holofotes. O certo é que Gaspar Ramos não é uma consciência crítica do Benfica, nem uma reserva moral, nem uma eminência parda. Não se deu ao respeito e perdeu o respeito dos benfiquistas. E é pena.




Fernando Seara não é propriamente um crítico. Nem podia sê-lo. Mandatário de Luís Filipe Vieira nas eleições de 2006, Seara tem uma imagem desgastada junto dos benfiquistas. O seu estilo no programa “O Dia Seguinte”, na SIC Notícias, é pouco consensual. Mas não passa de um estilo, embora ineficaz, é certo.
Não comungo da sua opinião sobre o jogo da Trofa, nem me pareceu apropriado o ataque a Quique Flores, mas foi apenas uma opinião e Seara tem direito a tê-la. Grave foi quando defendeu o sumaríssimo a Luisão, após o jogo com o FC Porto.
O presidente da Câmara de Sintra já deve ter perdido todas as ambições de ser Presidente do Benfica. O clube permite-lhe a ocupação de um espaço público, que Seara não aproveita da melhor forma. A página n´”A Bola”, que, segundo ouvi da boca de um dos seus mais próximos, não é escrita por ele, é um longo e inócuo bocejo. Neste contexto, Seara é irrelevante.


Bagão Félix. Confesso que o ex-ministro das Finanças me surpreendeu pela negativa. Não estava a vê-lo envolvido nesta mera intriga palaciana. Félix é um ilustre e respeitado benfiquista, cujos recentes elogios à gestão financeira de Luís Filipe Vieira, o tornavam numa forte hipótese para candidato à Presidência da Assembleia Geral nas listas do actual Presidente do Benfica.
Momentos maus todos têm, até a equipa de futebol. O que é incompreensível é que num homem da honorabilidade de Bagão Félix, respeitável e respeitado, ilustre e notável, se lhe tolde a clarividência e desate a criticar os jogadores, um por um.
Bagão Félix, Jaime Antunes, Gaspar Ramos, Fernando Seara, prestaram um mau serviço ao Benfica. De Jaime Antunes e de Gaspar Ramos já nada mais se espera do que o destilar de veneno quando as coisas correrem mal. Nada de positivo dali se pode esperar.
De Fernando Seara espera-se que arranje algum suplemento de alma para defender mais eficazmente o seu clube do coração. Porque será que para criticar Seara é bem mais acutilante do que para aplaudir?
Estamos convencidos que Bagão Félix já se deve encontrar arrependido das declarações que fez. Acreditamos que se vai redimir e que tudo não tenha passado de um equívoco. A equipa vai dar-lhe ainda grandes alegrias.

Post-Scriptum: Carlos Quaresma, que se auto-intitula empresário português radicado na Suécia, é um homem sempre muito procurado por alguma comunicação social para falar sobre o Benfica. Em 2003, tentou ser candidato à Presidência, mas os processos irregulares perseguem-no. As últimas entrevistas que deu só podem ter um resultado: ser expulso de sócio (se o for…).

4 comentários:

  1. Tenho pavor a que um destes senhores se torne Presidente do Glorioso. Nas eleições meu voto vai para Vieira. Estes senhores inspiram-me muita desconfiança e medo de que se volte ao tempo dos damásios e doas Azevedos.
    Bagão Félix estava ontem a festejar os cestos da equipa adversária do glorioso, em basket, lamentável.
    O Seara é um triste. Deixei de assistir ao programa Da Seguinte por causa dele e da sua pouca clarividência na forma como defende o Benfica. Este programa é feito mesmo só para maltratar e desrespeitar o Glorioso.


    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  2. Pedro, não poderia estar mais de acordo contigo sobre todas as personalidades que referiste.
    E, tal como tu, também coloco o Bagão num patamar diferente dos outros. Atendendo à atitude que o Bagão teve no ano passado não esperava agora as suas palavras, por isso estou convencido de que esse desabafo não passou disso mesmo.

    Quanto a alguns dos outros (não colocando em causa o seu benfiquismo), não consigo deixar de acreditar que a agenda pessoal deles lhes norteia as críticas e o Benfica acaba por servir como capa para esconder o que verdadeiramente os motiva.

    Aquele abraço benfiquista. Viva o nosso Clube! Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  3. Desculpe, Gaspar Ramos perdeu o respeito dos benfiquistas? Porquê?
    tenha tino e seja menos subserviente da actual direcção. Tomara você ter a folha de serviço que Gaspar Ramos tem no Benfica.
    Estude a história do clube, estude a sua cultura e veja que ninguem pode ser considerado menos digno de respeito por discordar de outro benfiquista.
    A sua participação num programa televisivo e num blogue parecem tê-lo feito perder alguma humildade,este post está eivado de arrogância arrivista sem senso de proporção no que critica e a quem critica.
    Tenha tino menino.

    ResponderEliminar
  4. Aconteça o que acontecer,há situações na vida,que eu não posso perdoar ou esquecer e não é porque o Benfica possa vir a ganhar dez campeonatos seguidos,a liga dos campeões 5 vezes seguidas,que eu va aceitar que um dia o actual presidente do Benfica,chegou a estar no camarote das antas em festa,quando o Benfica lá ia e perdia.Eu sou benfiquista,sócio e não apoio o Vieira,além de achar que não é uma pessoa honesta,acho que não é benfiquista.Estou de acordo contigo,quanto ao Jaime Antunes,mas não quanto ao Gaspar Ramos e ao Bagão Felix,que são grandes benfiquistas.
    Mais uma vez,lá vens fazer a defesa do Vieira,esquecendo que apesar da vitória de ontem,mais uma vez ficou provado,que não temos equipa,treinador e o presidente fugiu para Cabo Verde,não fosse o Benfica perder com o Braga.
    O Benfica precisa urgentemente de encontrar uma alternativa para a presidência do clube,antes que seja tarde demais,se quiseres um exemplo,ao serem verdade as afirmações do presidente do Braga,já o Benfica devia,não só cortar relações com o Braga,como atacar a vergonhosa subserviência,que este clube tem em relação ao clube dos corruptos e porque é que isso não acontece?
    Falta-nos um verdadeiro benfiquista como presidente.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...