Ok. Eu sei que já passaram 2 dias, mas não me apeteceu escrever sobre um jogo que estava à partida sabotado. Sabotado?, perguntam vocês... Então não sabem em que país vivem? Julgam que há coincidências?
Peço para reflectirem. O sporting é um clube em morte lenta, como vaticinam ilustres sportinguistas, mas os anos em que julgou ser "grande" fez com que colocasse algumas peças em sectores-chave.
Na arbitragem, claro. De que clube é Vítor Pereira? Mas também nos mais diversos governos do país: quantos sportinguistas não detém e detiveram cargos ministeriais? E nas empresas públicas, como António Mexia, na EDP? E nas grandes empresas construtoras que dependem dos contratos do Estado? Digam-me de que clube é Jorge Coelho? E no mundo da comunicação social? De que clube é Joaquim Oliveira? E nos organismos do futebol? De que clube é Hermínio Loureiro
Isso pesa e pesa muito. Ora, num país como o nosso, onde o centralismo dita leis (e não há clube mais centralista, mais lisboeta, que o sporting), é impensável deixar cair um dos baluartes desse centralismo.
Logo, ao jeito salomónico, nomeia-se Pedro Proença, sabendo que ele é um experiente árbitro e tudo fará para que as coisas sigam o seu caminho natural. O caminho natural é não permitir que o sporting se afunde mais - o que uma derrota naturalmente acarretaria -, e dar a ideia que o clube está a recuperar.
Proença fez o seu trabalho, muito bem feito, e será beneficiado por isso. E tudo está bem quando acaba bem? Talvez, até um dia...
Quem não se lembra do último campeonato ganho pelo Sporting com a pressão exercida por vários ministros que assistiam aos jogos de camarota e que a TV mostrava para evidenciar ainda mnais a pressão. Houve jogos com arbitragems escandalosas sem as habituais habilidades dos árbitros tal era a pressão e o querer mostrar serviço aos senhores ministros - Coelhone, Ferro, PR Sampaio, etc.
ResponderEliminarE isto sem recuar aos tempos do "dono" da legião portuguesa que entrou de pistola em punho no balneário do árbitro...
isso e um bocado repuscado pa.. e acreditar em algo muito grave que nao me parece que exista... Relaxa, empatamos pq nao mostramos vontade de ganhar apesar de sermos prejudicados aqui e ali, mas nao foi a actuaçao do arbitro que nos fez empatar..
ResponderEliminarDói acordar para a realidade, não dói? Com este post à Octávio Machado consegues evitar falar da queda contínua de qualidade do jogo do Benfica no último mês - eu diria do regresso à normalidade dos muitos últimos anos. Ou da incapacidade (ou extrema dificuldade) em ganhar a equipas organizadas e com alguma qualidade - Guimarães, Marítimo, Brga, Leiria, Naval ou Sporting. Falar do Proença? Até o teu consócio Seara reconheceu que o David Luiz fez penalty sobre o Liedson, que o teu outro consócio Proenca não quis marcar - roubando deste modo o SPorting. O Polga devia ter visto o segundo amarelo? Devia. Mas não te esqueças que o 1.º resulta de mais um mergulho vergonhoso do Aimar - ainda estou á espera do sumaríssimo relativo ao penalty que este artista simulou com o Nacional... Demoraste 2 dois a engolir o que viste no derby. Estavas à espera de uma goleada e afinal o que viste foi todos os teus jogadores satisfeitos com o empate e o Quim a ser o melhor em campo da tua equipa. Quanto à morte lenta do Sporting, não te esqueças que o teu clube vai a caminho dos 500 milhões de euros de passivo - no final desta época veremos para onde vai o Benfica. Quanto ao resto deste teu post indigente, só te esqueceste de dizer que o Sócrates e o António Costa, por exemplo, são do Benfica. Ou o Armando Vara da CGD/BCP que vos pagou o Centro de Estágios.
ResponderEliminarAo Anónimo das 10:08. Não, o passivo do Benfica não 500 MIlhões mas sim 800. O centro de Estágio foi pago pelo Vara, assim como também o novo estádio.
ResponderEliminarAliás todo o complexo desportivo do Benfica foi pago pela Câmara de Lisboa através do Vara, que adiantou o dinheiro. Sejamos rigorosos.
E quanto ao sporting, não está nada a caminho da falência. Isso são apenas boatos e imaginação dos benfas. Pois possui uma grande quantidade de jogadores que, vendidos, darão mais valias que irão limpar a totalidade do passivo. Aliás à semelhança dos amigos do norte, que nem precisam se vender jogadores para terem resultado positivos.
Falando do jogo, a melhor ocasião do sporting foi um remate a 40 metros, enquanto as melhores do Benfica foram duas, de baliza aberta e a poucos metros da linha de golo, do Javi e do Ramires. Na minha opinião, os melhores do Benfica foram o Ramirez e o Saviola, e não o Quim (que fez apenas uma grande defesa).
Ninguém do Benfica estava à espera de uma goleada, quem estava com receio de uma goleada eram os sportinguistas.
É muito feio virar a frustração que se sente, e os sportinguistas têm muitíssimas razões para sentirem-se frustrados, contra o Benfica que não tem culpa nenhuma. Os complexos de inferioridade são muito traumáticos, como qualquer psicólogo lhe pode explicar, levam muito tempo a passar e, quando o fazem, são processos muito dolorosos.
A frustração e o ressentimento que sentem, que dá origem ao ódio que se nota e se cheira, a quilómetros, têm de ser direccionados para quem tem de facto a culpa: os dirigentes, que ao longo dos anos colocaram o sporting neste situação e, em último caso, contra o próprio porque, ao escolher de livre (penso) vontade ser adepto do sporting, se colocou na situação em que se encontra. É triste para os sportinguistas mas, como dizia o outro, é assim a vida. No entanto, ainda há uma solução: mudem de clube.
E preparem-se para mais notícias desagradáveis. Quanto ao Benfica, deixem-no em paz, e com os benfiquistas. Apesar de vos dar especial alegria sempre que algo corre mal ao Benfica. Dá-vos gozo ver a desgraça dos outros, não é? Mas, para vosso azar, isso tem vindo a acontecer, e irá acontecer, cada vez menos.
Ou não será assim?
Saudações Benfiquistas
Ibenfiquista não leias apenas Abola - a realidade é mais dura. Mais umas semanas e vais descobri-la. Só uma nota para ti: desde que o teu brilhante Presidente manda directa ou indirectamente no futebol do Benfica, ou seja, desde o ano 2000 o registo de títulos oficiais vai em 17 para o Porto, 8 para o Sporting e 4 para o Benfica (incluindo aqui a Taça Lucílio). A realidade da gestão desportiva é esta - o resto é folclore e recordes tipo maior feijoada do mundo... Quanto à gestão financeira tem sido desastrosa nos 3 grandes, sendo que o Porto tem disfarçado a situação com vendas astronómicas de jogadores (70 milhões no ano em que ganharam a champions e outro tanto o ano passado) e com as receitas da champions. O Sporting com um passivo total na ordem dos 270 milhões (números oficiais nos quais não acredito) e o Benfica com um passivo oficial a rondar os 450 milhões estão numa situação muito complicada. O teu Presidente assumiu no início desta época que ia apostar tudo na parte desportiva. Se, por hipótese, não foi à Champions, o que acontecerá ao Benfica? Quanto ao clássico, a tu análise foi feita a partir do que viste/ouviste na benficatv? Não viste o Liedson na cara do Quim? Não viste o Polga na cara do Quim? Eu pessoalmente nunca pensei numa goleada do Benfica - esta época o propalado rolo compressor ainda não comprimiu nenhuma equipa raoável da nossa Liga.
ResponderEliminarP.S. deves ser a unica pessoa que não sabe que a CGD do amigo Vara pagou o Centro de Estágios do Seixal. Quanto ao estádio o Vara não o pagou - continua quase todo por pagar. A frustração de ver o meu Sporting a jogar mal este ano deve ser similar à frustação que tens sentido nos últimos anos com a miséria de futebolo do teu Benfica.