terça-feira, 3 de novembro de 2009

A propósito das contas do Benfica

SAD: Administração equaciona aumento de capital

Falência ameaça Porto

A Sociedade Anónima Desportiva do Futebol Clube do Porto está à beira da falência técnica. Esta situação encontra-se espelhada no relatório e Contas consolidado referente ao primeiro semestre de 2008, divulgado no site da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A própria administração, presidida por Pinto da Costa, dá conta da situação e estuda duas soluções; ou a redução do capital social (75 milhões de euros) para um montante não inferior ao capital próprio (16,3 milhões), ou a realização pelos sócios de entradas para reforço da cobertura de capital.

Segundo o artigo 35 do Código das Sociedades Comerciais, quando os administradores verificarem que metade do capital social se encontra perdido, deverão convocar de imediato uma assembleia geral para informar os sócios da situação. Considera-se estar perdido metade do capital social quando o capital próprio for igual ou inferior a metade do capital social.

No caso da SAD portista, os capitais próprios totalizam 16,3 milhões de euros para um capital social de 75 milhões e um passivo total superior a 152 milhões.

Os próprios auditores das contas da SAD – a Deloitte & Associados – se mostram preocupados. Num comentário às contas do primeiro semestre, os auditores referem a perda do capital social e salientam ainda o facto de existir "um fundo de maneio negativo", bem como dívidas "a instituições de crédito com vencimento em 2009 no montante de 61,2 milhões de euros, presentemente em fase de renegociação".

A Deloitte diz que o futuro da SAD dos dragões está dependente "da manutenção do apoio financeiro de terceiros, em particular das instituições financeiras, bem como do sucesso futuro das operações, incluindo o resultado da alienação de direitos de inscrição desportiva de jogadores".

O resultado líquido da SAD portista no primeiro semestre de 2008 foi de 1,4 milhões de euros negativos.

ESTRUTURA ACCIONISTA DO FCP SAD

Futebol Clube do Porto: 40%

Chamartin Imobiliária (Jaime Lopes, CEO): 18,12%

António Oliveira: 11,01%

Joaquim Oliveira; 10,01%

Jorge Nuno Pinto da Costa: 1%

20% divididos por diversos accionistas com posições minoritárias

PLANTEL DO PORTO ESTÁ AVALIADO EM 64 MILHÕES

O relatório e contas da SAD do FC Porto avalia o plantel dos dragões, no final de 2008, em 64,2 milhões de euros. No mesmo documento refere-se que, nos últimos seis meses de 2008, a venda de jogadores rendeu 18,4 milhões (líquidas de custos de intermediação). Só a venda de Quaresma ao Inter valeu 24,6 milhões, deduzidos das comissões pagas aos empresários envolvidos no negócio. Desta transacção o Chelsea recebeu cinco milhões e o Sporting dois milhões.
in "Correio da Manhã" (Março de 2009)

1 comentário:

  1. Isso foi em Março. Agora já dizem que vão ter um orçamento de 81 milhões. Mais um bocado e compravam o Ronaldo.
    Abraço,
    Zé Amaral

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...