terça-feira, 18 de maio de 2010

O discurso "nacional"


O Benfica Campeão fez reencontrar o clube com a sua matriz genética, com a sua história, com o seu destino de vencer. Mas, depois de deitados os foguetes, depois da festa, é preciso perceber que os tempos modernos exigem a lucidez de uma mensagem, o rigor de uma palavra, a estratégia de um discurso, o rumo de uma intervenção.
Luís Filipe Vieira, na conferência de Imprensa após o último jogo; na cerimónia na Câmara Municipal de Lisboa; e agora nesta visita histórica a Timor-Leste, teve essa lucidez, esse rigor, essa estratégia e esse rumo.
Hoje, os tempos modernos exigem líderes diferentes.
O carisma, a obra, os resultados, são importantes, sempre o foram.
Mas, agora, é também decisivo num líder, saber passar a mensagem.
A mensagem mobiliza, aglutina, contextualiza, explica e esclarece – define um rumo e traça uma estratégia.
O actual Presidente do Benfica percebeu isso, primeiro que ninguém.
Quando Vieira diz que “o Benfica não é do Norte, nem do Sul, é de Portugal”; “o Benfica não divide o País”; ou “o Benfica tem as suas raízes em Lisboa mas é um clube do Mundo, não se deixa fechar na sua cidade”, sabe o que diz e porque o diz.
O Benfica foi sempre um clube nacional, suportado pelas suas históricas vitórias em Portugal e na Europa. Mas, os seus presidentes (a maioria, pelo menos) tiveram sempre um comportamento e um discurso lisboeta.
As vitórias em catadupa evitavam, porém, que o clube se fechasse na sua cidade.
Antes de Vieira, o Benfica teve dos presidentes mais lisboetas da sua história, com o famigerado Vale e Azevedo à cabeça.
Sem títulos e com uma negra herança económico-financeira para solucionar, Vieira percebeu que o recentrar da mensagem, falando para os benfiquistas de todo o mundo e homenageando-os na hora da vitória (a tarefa eventualmente mais fácil, mas nem por isso menos importante) era um dos pilares do sucesso futuro.
É uma das facetas menos enaltecidas do seu consulado, mas com o seu discurso “nacional” e aglutinador – a que juntou a recuperação financeira e, depois, os títulos – Vieira salvou o Benfica.
Com o seu interminável “tour” junto das Casas do Benfica, Luís Filipe Vieira tornou-se no mais “nacional” presidente da história do Sport Lisboa e Benfica, ele que até é lisboeta de gema.

4 comentários:

  1. Grande post, grande verdade. Força Benfica

    ResponderEliminar
  2. Somos sem duvida um clube do mundo, com admiradores não só portugueses espalhados pelo mundo.
    A verdade é que desde que me lembro de haver Benfica, sempre os Presidentes do Benfica assumiram e sublinharam o Benfica como um clube universal e não como representante de uma cidade.

    ResponderEliminar
  3. Discurso Actual,de;Jorge Ribeiro e Mantorras:tenho contrato com o slb até final de 2012 e quero receber tudo a que tenho direito até ao fim do contrato.
    Será que vai aver tanto dinheiro para pagar aqueles que á bem pouco tempo eram craques???

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...