No início da década, Luís Filipe Vieira proferiu uma frase que ficou histórica: “Vou acabar com os papagaios”. Um verdadeiro “soundbyte”, como agora se diz. O Benfica vivia, então, com a pesada herança deixada por Vale e Azevedo, a tentar libertar-se desse fardo duro e pesado. À época, ninguém deu o passo em frente, o clube estava mergulhado em dívidas e o desempenho desportivo era medíocre.
Manuel Vilarinho e Luís Filipe Vieira foram os principais rostos do “governo de salvação nacional”. O primeiro, mais “low-profile”, deixou o trabalho mais complexo e de sapa para o segundo.
Vieira sabia bem ao que ia, tinha um programa, uma estratégia e os instrumentos para a realizar. Porém, com o seu apurado instinto e intuição e a sua visão a médio/longo prazo, percebeu que, no imediato, tinha que acabar com ruído à volta de tudo o que mexia na Luz.
Um ruído interno, de algumas figuras que se julgam (ou julgavam) serem “donas” do clube e eram omnipresentes na comunicação social. Sempre as mesmas caras e vozes que apareciam quando as coisas corriam mal.
Vieira sabia bem que este ruído era prejudicial, insidioso, mesquinho e distraía muitos dos que o rodeavam para o acessório em vez de se preocuparem com o essencial: salvar o Benfica. Em suma, o ruído se não obstaculizava a estratégia, atrasava o processo. E Vieira tinha pressa em salvar o Benfica. Por isso, lançou aquele “vou acabar com os papagaios”.
Não vou aqui referir os nomes de quem eram os “papagaios”, a maioria dos quais, justiça lhes seja feita, está hoje afastada dos holofotes. Estou convencido que Luís Filipe Vieira começou aí a construir e a solidificar a sua liderança à frente do Sport Lisboa e Benfica.
Quando, 10 anos depois, abro os jornais, ligo a rádio e a televisão, e leio, ouço e vejo tantos a lançarem teorias e avançarem soluções que apenas desestabilizam e confundem, vem-me sempre à memória aquela frase de Vieira: “Vou acabar com os papagaios”.
A dois dias daquele que muitos, de forma irresponsável e leviana, rotulam como o jogo que irá definir o futuro de Jorge Jesus – o Benfica – Braga, de domingo, para a Taça -, acredito que Luís Filipe Vieira saberá, na solidão do poder, tomar as medidas mais acertadas para o Benfica. Por muito ruído que se faça à sua volta.
mas que deturpação da história do Benfica
ResponderEliminar"acredito que Luís Filipe Vieira saberá, na solidão do poder, tomar as medidas mais acertadas para o Benfica" hahahahaha excelente esta é para rir hahaha
ResponderEliminarSabedoria para resolover os problemas do Benfica é o que o Vieira tem demonstrado mais!!! Valha-o Deus Inferno da Luz!
ResponderEliminarVieira fará o que lhe for mais conveniente e está-se marimbando para o clube...
O glorioso passado de 106 anos do SLB, encerra inúmeros e inesquecíveis triunfos e conquistas!
ResponderEliminarMas, também, amargos insucessos...
Nesta sua longa história, jamais se tinha verificado uma tão negativa percentagem de derrotas, como se regista na presente época
(9, em 20 jogos; ou seja, 45%!!!)
Isto não é de Benfica!
Há que apurar responsabilidades e alterar o rumo!
Quem estiver a mais, deve saír; seja lá quem fôr!!!
A honra e prestígio benfiquistas assim o exigem!
Rui Silva
Infelizmente os papagaios são mas que muitos...
ResponderEliminarInfelizmente há quem tenha a memoria curta e se calhar, esteja com saudades dos tempos de Manuel Damásio e Vale e Azevedo, eu não tenho saudades nenhumas desse tempo e o principal mérito que dou a este corpo directivo, consiste no facto, de mesmo depois de duas gestões tão ruinosas, terem conseguido levantar o Benfica, outros clubes, outras direcções, se herdassem algo do género, tenho a certeza que sucumbiam elas e o clube.
ResponderEliminarChego a ter vergonha, de termos alguns blogues, de gente que se diz benfiquista, que bate tanto nos dirigentes, director desportivo e em todo o funcionamento do clube, que já nem preciso de ir a blogues portistas ou sportinguistas para ver o que dizem de nos, pois são muito mais brandos a falarem mal do Benfica, que alguns pseudo-benfiquistas e isso devia ao menos, faze-los ter vergonha na cara.
Caro Pedro,
ResponderEliminardepois de estar 100% de acordo no ultimo texto, não posso agora estar em mais desacordo, Vieira é o problema do Benfica e será tarde demais quando os Benfiquistas acordarem ... o problema do Benfica é Falta de Liderança e o Benfica servir LFV e não o contrário, tal como escrevi no meu blogue
http://atsiuqifnebres.blogspot.com
Saudações Benfiquistas
Gaspar Costa
Grande post.
ResponderEliminarA melhor equipa dos ultimos 10 anos
ResponderEliminarA mais cara equipe de sempre
Vamos ser campiões da Europa
Vamos ser outra vês campiões Nacionais
O slb e o Barça são os melhores na Europa
Queres mais Papagaios do que a dupla Orelhas / JJ ????
Cumpre lá a teoria do Rei de Espanha;?porque não te calas?