sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Os "papagaios"

No início da década, Luís Filipe Vieira proferiu uma frase que ficou histórica: “Vou acabar com os papagaios”. Um verdadeiro “soundbyte”, como agora se diz. O Benfica vivia, então, com a pesada herança deixada por Vale e Azevedo, a tentar libertar-se desse fardo duro e pesado. À época, ninguém deu o passo em frente, o clube estava mergulhado em dívidas e o desempenho desportivo era medíocre.
Manuel Vilarinho e Luís Filipe Vieira foram os principais rostos do “governo de salvação nacional”. O primeiro, mais “low-profile”, deixou o trabalho mais complexo e de sapa para o segundo.
Vieira sabia bem ao que ia, tinha um programa, uma estratégia e os instrumentos para a realizar. Porém, com o seu apurado instinto e intuição e a sua visão a médio/longo prazo, percebeu que, no imediato, tinha que acabar com ruído à volta de tudo o que mexia na Luz.
Um ruído interno, de algumas figuras que se julgam (ou julgavam) serem “donas” do clube e eram omnipresentes na comunicação social. Sempre as mesmas caras e vozes que apareciam quando as coisas corriam mal.
Vieira sabia bem que este ruído era prejudicial, insidioso, mesquinho e distraía muitos dos que o rodeavam para o acessório em vez de se preocuparem com o essencial: salvar o Benfica. Em suma, o ruído se não obstaculizava a estratégia, atrasava o processo. E Vieira tinha pressa em salvar o Benfica. Por isso, lançou aquele “vou acabar com os papagaios”.
Não vou aqui referir os nomes de quem eram os “papagaios”, a maioria dos quais, justiça lhes seja feita, está hoje afastada dos holofotes. Estou convencido que Luís Filipe Vieira começou aí a construir e a solidificar a sua liderança à frente do Sport Lisboa e Benfica.
Quando, 10 anos depois, abro os jornais, ligo a rádio e a televisão, e leio, ouço e vejo tantos a lançarem teorias e avançarem soluções que apenas desestabilizam e confundem, vem-me sempre à memória aquela frase de Vieira: “Vou acabar com os papagaios”.
A dois dias daquele que muitos, de forma irresponsável e leviana, rotulam como o jogo que irá definir o futuro de Jorge Jesus – o Benfica – Braga, de domingo, para a Taça -, acredito que Luís Filipe Vieira saberá, na solidão do poder, tomar as medidas mais acertadas para o Benfica. Por muito ruído que se faça à sua volta.

9 comentários:

  1. mas que deturpação da história do Benfica

    ResponderEliminar
  2. "acredito que Luís Filipe Vieira saberá, na solidão do poder, tomar as medidas mais acertadas para o Benfica" hahahahaha excelente esta é para rir hahaha

    ResponderEliminar
  3. Águia Preocupada10 dezembro, 2010 21:37

    Sabedoria para resolover os problemas do Benfica é o que o Vieira tem demonstrado mais!!! Valha-o Deus Inferno da Luz!
    Vieira fará o que lhe for mais conveniente e está-se marimbando para o clube...

    ResponderEliminar
  4. O glorioso passado de 106 anos do SLB, encerra inúmeros e inesquecíveis triunfos e conquistas!
    Mas, também, amargos insucessos...
    Nesta sua longa história, jamais se tinha verificado uma tão negativa percentagem de derrotas, como se regista na presente época
    (9, em 20 jogos; ou seja, 45%!!!)
    Isto não é de Benfica!
    Há que apurar responsabilidades e alterar o rumo!
    Quem estiver a mais, deve saír; seja lá quem fôr!!!
    A honra e prestígio benfiquistas assim o exigem!

    Rui Silva

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente os papagaios são mas que muitos...

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente há quem tenha a memoria curta e se calhar, esteja com saudades dos tempos de Manuel Damásio e Vale e Azevedo, eu não tenho saudades nenhumas desse tempo e o principal mérito que dou a este corpo directivo, consiste no facto, de mesmo depois de duas gestões tão ruinosas, terem conseguido levantar o Benfica, outros clubes, outras direcções, se herdassem algo do género, tenho a certeza que sucumbiam elas e o clube.
    Chego a ter vergonha, de termos alguns blogues, de gente que se diz benfiquista, que bate tanto nos dirigentes, director desportivo e em todo o funcionamento do clube, que já nem preciso de ir a blogues portistas ou sportinguistas para ver o que dizem de nos, pois são muito mais brandos a falarem mal do Benfica, que alguns pseudo-benfiquistas e isso devia ao menos, faze-los ter vergonha na cara.

    ResponderEliminar
  7. Caro Pedro,

    depois de estar 100% de acordo no ultimo texto, não posso agora estar em mais desacordo, Vieira é o problema do Benfica e será tarde demais quando os Benfiquistas acordarem ... o problema do Benfica é Falta de Liderança e o Benfica servir LFV e não o contrário, tal como escrevi no meu blogue

    http://atsiuqifnebres.blogspot.com

    Saudações Benfiquistas

    Gaspar Costa

    ResponderEliminar
  8. A melhor equipa dos ultimos 10 anos
    A mais cara equipe de sempre
    Vamos ser campiões da Europa
    Vamos ser outra vês campiões Nacionais
    O slb e o Barça são os melhores na Europa
    Queres mais Papagaios do que a dupla Orelhas / JJ ????
    Cumpre lá a teoria do Rei de Espanha;?porque não te calas?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...