segunda-feira, 23 de maio de 2011

O "ano zero" de Luís Filipe Vieira

Terminada a época desportiva é tempo de projectar a próxima época do Benfica. Para Luís Filipe Vieira, este é o seu "ano zero", aquele onde vai ter de se confrontar com uma verdadeira prova de fogo, depois de 10 anos de Benfica, 8 dos quais como Presidente.
Para Vieira chegou o momento da verdade. Não que não tenham existido épocas desportivas mais negras no passado, mas os benfiquistas pressentiam que Vieira tinha lançado mãos a uma obra hérculea, a de levantar o Benfica do chão depois dos tratos de polé de Vale e Azevedo.
A obra, cujo principal responsável é Vieira, aí está e deixou de poder ser utilizada como álibi para justificar os resultados desportivos. Acresce que, esta época foi má de mais. Os confrontos com o fc porto redundaram em derrotas humilhantes; a eliminação aos pés do Braga, na meia-final da Liga Europa é algo ainda inimaginável.
Vieira tem de recomeçar tudo de novo, com as eleições de Outubro de 2012 no horizonte. Começou bem, ao garantir Jesus para a próxima época e ao adoptar um discurso de auto-crítica e pacificador. Mas a divulgação dos nomes de Couceiro e, principalmente, Octávio Machado para um cargo que parece ser o de director-geral, não auguram nada de bom.
Vieira tem de desmarcar rapidamente destes nomes, principalmente do de Octávio, cuja entrada na Luz já foi rejeitada em assembleia geral, no tempo de Artur Jorge. Octávio está ligada à pré-história do futebol português e os seus métodos não têm nada a ver com a cultura do Benfica.
A argúcia de Luís Filipe Vieira vai ser agora posta à prova. A forma como lidar com o "caso" Rui Costa; o nome que escolher para director-geral do futebol; ou a continuação de Coentrão (um jogador à volta do qual se tem de construir uma grande equipa) - vão marcar a época e a liderança de Luís Filipe Vieira.
O Presidente do Benfica já percebeu o erro histórico e estratégico cometido esta época com a insistência numa guerra de palavras com o fc porto. Ainda tem tempo e toda a margem de manobra para dar a volta por cima, mas não pode errar.
De uma forma mais ou menos detectável, as movimentações nos bastidores já vão agitando o universo benfiquista e Outubro de 2012 não vem longe.

Post-Scriptum: Com a simpatia que o caracteriza, o Ricardo Maia, assessor de imprensa do Benfica, chamou-me a atenção para o facto das eleições no Benfica ocorrerem em Outubro de 2012 e não Maio 2012 como inicialmente tinha escrito. Enviou-me os novos estatutos e confirmei que tal está estatuído no artª 88º.
Peço desculpa aos meus leitores pelo lapso. Julgo que tal se deveu ao facto de ainda ter presente que a alteração de Outubro para Maio foi uma das questões em cima da mesa durante os trabalhos de revisão dos estatutos.
Julgo, aliás, que fazia todo o sentido regressar ao tema. A antecipação das eleições para o final da época (Maio) seria benéfica para o clube, dado que não iria "agitar" o início da época 2012/2013. Se calhar esta questão ainda vai merecer debate...

8 comentários:

  1. Depois de 10 anos a dirigir o futebol do Benfica é que chega ao "ano zero"?!

    Pelo amor de Deus...

    ResponderEliminar
  2. Águia Preocupada23 maio, 2011 19:12

    Meu caro Inferno!
    Há aí muito boa vontade, muito perdão ou uma forma muito enviezada de ver a questão!
    Vieira já não tem créditos ABSOLUTAMENTE NENHUNS, a sua margem é ZERO! Está PROÍBIDO DE ERRAR! Errar é uma palavra que não assenta em Vieira, pois ele não erra, ele é INCOMPETENTE!
    E ele sabe-o bem. Resta saber a forma como vai descalçar a bota que calçou. Cá pra mim, vai tentar adormecer os sócios como o tem feito nestes anos e aí está a BenficaTV a fazer o seu trabalhinho, ou então não aguenta a pressão e usa os seus poderes para antecipar eleições, mas desta vez sem golpes baixos ou estratégias pessoais!
    É optima fase para aquilatarmos da força que pensa que ainda tem e medirmos até que ponto os seus amigos, lacaios, lambe botas e outros mimos, vão ou não continuar a apoiá-lo!
    Vieira fez a cama, agora deite-se nela!

    ResponderEliminar
  3. LOL mais um "ano"zero para o ilustre prosador deste texto

    ResponderEliminar
  4. Qual 'ano zero' qual carapuça!

    Para nosso desgosto os vários 'ano zero' já passaram e há muito tempo.

    E foram tempo perdido!

    Não houve a coragem de dar a estocada final -
    e para isso acontecer precisávamos de ter sido TRI-campeões (o sempre falado 'Novo Ciclo'!!!) -no corrupto 'sistema' que mina e domina o nosso futebol, enquanto ele estava em dificuldade.

    Foram as épocas de 2005-2006 onde até nos
    'deixaram' vencer no Porto e reduzir, em meados de Outubro,(!) o atraso para 1 ponto ...!

    Foram a época de 2006-2007 e seguintes em que o PIOR treinador que alguma vez passou pelo Benfica ...

    conseguiu ser 'tri' pelo clube do 'padrinho' e da ORGANIZAÇÃO.

    Aqueles anos 'zero' tal como o actual tiveram em comum uma bazófia bacoca e a arrogância desmedida de vendedor de ilusões do 'rapazinho' do Bº das Furnas.

    Uma liderança forte e carismática, não pode, não deve, dar lugar a um contínuo e mais do que gasto populismo demagógico - eu-quero-lá-saber-que-o-meu-Benfica-esteja-no-Guiness-só-para-vender-mais-uns-quantos-cachecóis-a-dizer-que-somos-o-maior-clube-do-Mundo - se cada título obtido é sempre em esforço, como se de um dos 12 trabalhos de Hércules se tratasse.

    - P.S. -

    O 'caso' Rui Costa está resolvido desde que este lhe serviu de 'escudo' nas eleições.

    O Coentrão esqueça ... que o $$$$ da sua venda é tão necessário como o pãozinho p´rá boca!

    ResponderEliminar
  5. Você como idólatra do 'bivalve'(ainda não consegui perceber onde acaba o sócio do fcp e começa o do Glorioso) e dono' de informação privilegiada, estará a 'preparar-nos' para a saída de um dos poucos Benfiquistas dentro do Clube e da SAD ?!

    Nem quero acreditar, dasssss!

    O único culpado e INCOMPETENTE em termos desportivos é só um - LFV.

    O 'rapaz' nascido e criado no Bº das Furnas, onde nem na rua deve ter jogado à bola, sabe tanto de futebol como eu de assentar tijolo.

    NADA !!!!

    Por tudo aquilo e foi MUITO que fez de bem e de bom no Sport Lisboa e Benfica, alimentem-lhe o ego.

    Façam depressa a estátua ao homem ...!

    Antes de vermos os morcões passar por 'nós' a correr, como fizeram com o 'sepórtém'.

    ResponderEliminar
  6. A Águia Preocupada foi pedofilizada em pequenina por um homem de bigode e por isso ficou a sofrer de esquizofrenia bigodal, eis porque não deixa de atingir Vieira ou qualquer bigode que se lhe oponha aos esquizofrénicos desejos.

    ResponderEliminar
  7. tanta palermice e amnésia na caixa de comentários. então e quando montou a equipa do ano passado vieira era o quê? competente? e agora deixou de ser? e jesus a mesma coisa? pensem ao menos antes de escrever. a mania do quinje a jero e de que temos que ganhar sempre é o princípio das quedas, foi assim o sportém dos anos 80.

    quanto as eleicoes em maio nao afectarem a epoca seguinte, nao e bem assim: algumas contratacoes sao feitas antes disso, quase todos os anos, alem de eleicoes em maio afectarem o ultimo terço da temporada inevitavelmente, esteja ela a correr bem ou mal.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...