sexta-feira, 6 de maio de 2011

Uma crise, uma oportunidade

Uma enorme ressaca. Um enorme pesadelo. Um brutal murro no estômago. A dor de uma derrota, por mais violenta que seja, não nos pode impedir de olhar em frente, de continuar a caminhar em busca de um destino de sucesso, que nos legou Cosme Damião.

Já vivemos outras noites assim. Vimos, incrédulos, Eusébio isolado atirar para as mãos do guarda-redes um remate com selo de golo, falhando assim a 3ª vitória na Taça dos Campeões Europeus, contra o Manchester United, para depois sucumbir no prolongamento aos pés de George Best.

Vimos Costa Pereira sofrer um “frango” contra o Inter de Milão, noutra final histórica, depois de termos massacrado a equipa italiana que jogava no seu estádio, com apenas 10 jogadores por lesão do próprio Costa Pereira, numa altura em que não havia substituições.

Mais recentemente, sofremos a bom sofrer ao ver Veloso falhar o penalty que deu a vitória ao PSV noutra final da Taça dos Campeões Europeus. E podia ir por aqui fora, com mais alguns episódios que nos feriram a alma. Mas sempre soubemos ultrapassar as crises, fossem elas de que grau fossem.

Estamos a viver uma crise de contornos estranhos. Estranhos porque se segue a um ano de muita euforia com a conquista do título. Já aqui escrevi sobre o que correu mal na gestão da época. Dispenso-me de repetir, os textos aqui estão para consulta.

Agora é tempo de olhar em frente. O Presidente do Benfica disse que falava na 2ª feira aos benfiquistas. Será uma autêntica comunicação ao país. Até lá, Vieira saberá, da maneira mais difícil, que o poder é solitário e as decisões mais decisivas dos líderes têm de ser reflectidas, pensadas e concretizadas a sós.

Luís Filipe Vieira não precisa dos conselhos de ninguém. Cada um dos benfiquistas poderia elencar uma lista de coisas a mudar no interior do Benfica. E cada um dos benfiquistas acertaria numa que fosse.

Vieira sabe onde está o mal e este é o momento para o cortar pela raiz. Numa comparação talvez algo desfasada, o Benfica deve fazer já o seu trabalho de casa e não esperar pela entrada de nenhuma troika para arrumar a casa.

Como Portugal, o Benfica precisa de se reestruturar de alto a baixo. Vieira não precisa da troika para fazer isso, porque todos sabemos o que ele fez para ultrapassar os desmandos de Vale e Azevedo.

Agora, é preciso, porém, ir mais fundo e mais longe. É preciso ir à chamada “estrutura” e rever procedimentos, estratégias, funções. É preciso dotar o Benfica de uma “estrutura” que se preocupe mais com o Benfica do que com os adversários; que encontre soluções para os problemas e não que crie e alimente mais os problemas; que seja solidária e eficaz; que cada um saiba as suas funções e não as extrapole para além dos limites.

Uma “estrutura” vertical e não horizontal. No cume e no vértice, Luís Filipe Vieira. Depois mais 3/4 homens de total e absoluta confiança em lugares chave – um está identificado, Domingos Soares Oliveira. Os restantes, Vieira saberá quem são.

Acima de tudo, uma preocupação: o futebol. Esta época teve um erro histórico – desgaste com guerras menores. Hoje, percebe-se melhor que gerir a comunicação em tempo de sucesso é uma coisa, em alturas de crise é outra.

Nesta área, o Benfica perdeu-se. Agora há que planear e organizar. Olhar para dentro e cerrar fileiras. Reconhecer os erros e caminhar em frente. Importante: não repetir os erros. O Benfica é um gigante e, por isso, mais difícil de gerir.

Mas tem uma massa adepta imensa e que não deixará de estar presente mesmo nos momentos mais difíceis. Depois do terramoto de Lisboa em 1755, o Marquês de Pombal disse uma frase célebre: “É tempo de enterrar os mortos e cuidar dos vivos”.

Esta época vai deixar muita gente para trás. Paciência. Há que, como em 1755, reconstruir a “cidade”. E Lisboa, depois da reconstrução, ficou uma cidade muito mais bem ordenada e muito mais bonita.

Post-Scriptum: Nesta “reconstrução” há um nome fundamental a defender, preservar e manter – Fábio Coentrão. Ele pode e deve ser o farol do Benfica do futuro.



14 comentários:

  1. Dublin pelo Canudo06 maio, 2011 15:51

    Vá lá ganharam a taça preta!
    Tiveram foi muita sorte, senão seriam humilhados novamente e agora em Dublin!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. "Luís Filipe Vieira não precisa dos conselhos de ninguém" claro que não ele sabe sempre tudo, tal como Salazar ele é o unico ser inteligente no mundo benfiquista, precisamos te-lo durante mais tempo com ele no comando vamos assistir ao 7º campeonato do FCP e ao se 3 titulo Europeu... vamos manter o garnde chefe lá por muito e mais tempo. Viva o grande lfv

    ResponderEliminar
  3. Miguel Ângelo06 maio, 2011 16:31

    Pedro, tudo muito certo. Mas Jorge Jesus gastou as fichas todas e há uma boa parte do plantel (filipe menezes, kardec, césar peixoto, etc) que tem que ir embora. Sabes qual é o risco de o manter? À primeira derrota na próxima época a pressão vai ser insustentável e acabará despedido. E lá se vai mais uma época. O Van Gaal está de saída do Bayern...... Abraço benfiquista!

    ResponderEliminar
  4. Utópico e muito optimista. LFV já lá está há tempo suficiente para saberes que não vai ser assim, ele não sabe de nada do que referes para solucionar os actuais problemas do futebol. Mas és um pró-Vieira assumido e deves levar as tuas convicções até ao fim. As minhas vão no sentido oposto.

    Cumps

    ResponderEliminar
  5. Pedro

    Em relação ao seu P.S. só um comentário :

    Deve ser por isso que estão a indicar-lhe (tal como ao David Luiz) um outro sítio para ir 'alumiar'

    ResponderEliminar
  6. Não defendo a demissão de Vieira nem do treinador, nesta altura seria catastrófico, talvez mortal para o Benfica, viu-se quem apareceu nas últimas eleições. Vieira anda há muitos anos, há demasiados anos a enterrar os mortos que vai deixando para trás. Este é um ciclo que vemos repetir-se, Vieira constrói com calma uma equipa que se torna campeã e num estalar de dedos destrói-a completamente. Não há treinador que aguente. Você diz que o Vieira não precisa dos concelhos de ninguém, possivelmente ele anda a aconcelhar-se muito mal. Vieira esbanjou um ano para sedimentar o futebol do Benfica nas grandes conquistas através de erros absolutamente amadores, tem que deixar de agir como um adepto sendo o presidente do Benfica, como as respostas idiotas às provocações do porto, os boicotes aos jogos, o apagão e a rega, etc, etc, etc. Vieira só já tem um ano para mostrar o que vale enquanto dirigente desportivo, caso contrário arrisca-se a sair por uma porta muito pequenina.

    paulo

    ResponderEliminar
  7. Excelente post.
    Apaga por favor o comentário do fdp "Dublin por um canudo". Vão gozar com a mãezinha!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Águia Preocupada06 maio, 2011 19:16

    Um post desgraçado e surreal! Depois de toda a miséria de dez anos de incompetências e derrotas, vir preconizar a continuidade, é surreal!
    Então se LFV sabe muito bem onde está o mal porque não o cortou pela raíz há muito tempo?
    Então se sabendo não o fez, é um criminoso de lesa família e partimónio benfiquistas!
    Pense no que escreveu e analise o seu pensamento que está mais distorcido que a vocação do meu clube, que deveria ser GANHAR SEMPRE!

    ResponderEliminar
  9. anónimo, és deficiente mental ou apenas ignorante? salazar não era do benfica nem nunca ajudou o benfica. enquanto ele mandou, até 1963, o benfica foi perseguido, sendo privado do seu campo de jogos, por exemplo, ou melhor ainda, na primeira taça dos campeoes o benfica era campeao nacional e quem foi la foi o sporting. se quiseres mais liçoes de isotira de portugal eu dou gratuitamente, burro.

    ResponderEliminar
  10. Cambada de idiotas anti-democráticos, anti-desportivos e sem humildade. é o que estes "movimentos" são.

    as eleições são daqui a um ano e Vieira tem TOTAL LEGITIMIDADE DEMOCRÁTICA PARA CUMPRIR O MANDATO ATÉ AO FIM mesmo contra pirralhos que acham que temos que ganhar quinje a jero. porque sim.

    o Benfica não tem nada nos estatutos a dizer que se perdermos há eleições. Felizmente. Mas depois aparecem estes totós e papagaios que não sabem nadinha do que falam nem do que é gerir um clube - e fazem movimentos sem propôr nada, sem ter ideias alternativas nenhumas.

    Golpes de estado, isso é no clube verde do Lumiar. E estou mesmo a ver esta gente a assobiar o Benfica ao primeiro deslize na nova época, para vocês é mais importante ter cabeças a rolar para vos apaziguar a frustração que trabalhar para o bem do Benfica. E ainda por cima sofrem de amnésia.

    Se vos falta a estaleca, mudem para o porto, que eles têm métodos muito eficazes para ganhar mais vezes.

    ResponderEliminar
  11. UFA ...!

    Fiquei muito mais descansado em saber que vai haver mais uma sessão de propaganda - ainda bem que não tenho a BTV - na próxima 2ª feira, em que curiosamente se comemora o regresso às vitórias no campeonato!

    Ahh, sim...como poderia olvidar!

    A criação duma secção, NÃO desportiva, de História, Arquivo e Restauro - não sei se lhe deram este nome, mas para o caso não interessa -que vale 1 ou 2 campeonatos (de bilhar de bolso, por supuesto no?!)

    Só espero que tenha a hombridade de não se 'esconder' atrás do Jesus ou do Rui Costa e se vier com ideia de 'dispensar' alguém ...

    que marque eleições para finais de Julho!

    ResponderEliminar
  12. e que tal apostar mais no rui costa como aconteceu no ano passado e deixar-mo-nos de sobrancerias. aliás, no ano em que o lfv mais calado andou foi quando mais ganhámos. não será um sinal? sempre que o homem embandeira em arco é um descalabro. no próximo ano, planeie-se bem a época, arranjem-se alternativas para os jogadores titulares. que vergonha não haverem alas neste clube, faltou o salvio e fomos pelo cano abaixo. o presidente deixe-se de tretas e ponha o futebol novamente nas mãos do rui costa. ah, e já agora, mudar de treinador NÃO é solução!

    ResponderEliminar
  13. Quando o Vale e Azevedo saiu do clube, saiu com cerca de 50% dos benfiquistas a achar que era com ele que o Benfica devia seguir em frente.

    Neste momento, pasme-se!, continua a haver muitos benfiquistas que acham que apenas com o Vieira é que seguimos em frente...

    Precisamos à frente do clube uma pessoa que coloque o nosso Clube acima de tudo, e não uma pessoa que veja no Clube uma oportunidade para conseguir mais uns negócios de construção aqui e ali...

    VIEIRA É PARTE DO PROBLEMA!
    VIEIRA NÃO É SOLUÇÃO!

    FORÇA BENFICA!

    xp,
    sócio há 17 anos

    ResponderEliminar
  14. aha a tua doentia pelo CAMPEAO FC PORTO mostra se post sim post não ... para a HISTORIA fica a 1ªEdiçao da nova taça referente ao titulo de Campeao Nacional!

    Agora podes continuar a carpir as lagrimas, se a Historia se repetir daqui a 4anos tornarás a saira das TREVAS e a ver luz LOL

    galinha cabrao SAUDA O CAMPEAO!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...