quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Ter medo não é vergonha


Jorge Jesus disse na véspera que “respeito sim, medo não”. Ora, o que eu vi ontem à noite na Luz foi um treinador do Benfica cheio de medo. Medo de um resultado que o fizesse perder uma equipa, ainda a tentar reorganizar-se depois de perder Javi, Witsel e Luisão. Medo de que um resultado muito desnivelado tivesse consequências psicológicas na Liga.
Quem pode criticar Jesus? Quem pode criticar um treinador que assumiu este ano que é para apostar todas as fichas na Liga nacional? Ao deixar Rodrigo no banco, atirando Lima, sozinho, para o meio das feras, JJ disse ao que vinha.
É engraçado, mas tudo isto não abala a minha convicção de que o Benfica tem de olhar para Jorge Jesus como o seu “Alex Ferguson”. Jesus não é o melhor treinador do Mundo, se é que uma classificação dessas pode ser feita sem grande subjectividade, mas é o homem certo no lugar certo.
O tempo não está para revoluções nem para grandes mudanças. A estabilidade, nos tempos difíceis é um valor inestimáveis. As aventuras sabemos como começam mas nunca sabemos como acabam.
O Benfica perdeu com o Barcelona mas não perdeu a alma, o orgulho e a identidade. Jesus teve medo, mas foi um medo consciente e responsável. Perdeu o jogo mas não perdeu a equipa, nem perdeu os objectivos. O apuramento está perfeitamente ao alcance. E até ganhou um jogador: Matic.

9 comentários:

  1. O Benfica não se precaveu convenientemente para a saída do Javi Garcia. Não gosto do Matic - não consigo compreender como é que um jogador com aquela altura ganha tão poucas bolas de cabeça. É um jogador sem nível para o Benfica, na minha opinião. Foi um jogo claramente de desgaste físico, e decidido no meio-campo onde o Benfica não tem tantos argumentos como o Barcelona. Na 2ª partes as pernas faltaram, a pressão também, e a derrota acabou por acontecer com naturalidade.

    ResponderEliminar
  2. a estabilidade à 333000 euros por mês, quem recusaria??

    ResponderEliminar
  3. Concordo com tudo excepto a questão do medo. JJ não teve medo e explicou bem na conferência de imprensa que não era medo mas a tentativa de travar os barças e tentar marcar golos primeiro. A explicação que ele deu prova que é um grandíssimo treinador e concordo que devíamos apostar na sua continuidade e na estabilidade.

    Não conseguimos marcar primeiro, paciência! Rematámos 12 vezes e eles 10. Tivemos 8 cantos e eles 4! Mas corremos mais 8Km, quase 1 Km por jogador, 10% mais. Isso prova muita coisa!

    Perder com o Barça é sermos iguais a todos os outros! O Real perdeu em casa 5-0 e não acabou!
    Apostemos no campeonato que é mais importante!

    ResponderEliminar
  4. Bom post. Agora para explicar isto à malta com palas...

    ResponderEliminar
  5. Gostei do Benfica ate ao 2-0, a partir dai, cruzes canhoto. Mas ate la tiveram muito bom futebol. Concordo que ganhamos o Matic que outra vez em nada ficou a dever ao Javi, exibicao estupenda. E concordo tb que sobretudo era importante nao perder a equipa. Era bom que fosse como no FM e pudessemos repetir a partida. Agora sem medo.
    Quanto a questao da establidade... com magoa digo que ainda havemos de ter muitas saudades do Rod Steward. Mas dizer que antes e que era bom faz parte do nosso fado como Portugueses, nao e? Vide Mostovoi, Mourinho...

    ResponderEliminar
  6. Entretanto, o Xistra foi nomeado para um jogo da UEFA.
    só prova como a máfia Olivedesportos/FCP tem muita força na UEFA...pela mão de António Garrido.
    O SLB deve APROVEITAR IMEDIATAMENTE as declarações de Zubizarreta que falam em proteção habitual do FCP para demonstrar na UEFA a vergonha...a falta de prestígio que o futebol português vive...
    com a conivência da UEFA via Garrido

    ResponderEliminar
  7. Fui só eu que ficou com a impressão ontem no relato do jogo na TVI que o Fernando Correia estava mortinho que o Barcelona marcasse mais?!
    Não queria ser o único a levar 5 do Barça.

    Manuel Neves

    ResponderEliminar
  8. Concordância absoluta em relação ao texto, sobre o nosso 'Ferguson', com - o mais provável e espero que o 'novo ciclo' desportivo, tenha finalmente o seu início! - ou sem Vieira ...

    e sou daqueles que acha que um condutor de homens, seja lá em que profissão for, deve ganhar mais que o mais valoriozado dos subordinados.

    ResponderEliminar
  9. FALO PRA TODO MUNDO QUE MEDO É UMA ILUSÃO ,AS PESSOAS QUE EU FALO ACREDITAM NISSO E VENCEM E EU MESMO, NÃO CONSIGO ACREDITAR QUE MEDO É UMA ILUSÃO MAS REALMENTE É.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...