quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Uma "ideia" de Benfica

No passado dia 17 de Novembro, no meu habitual texto semanal no blogue “Novo Benfica”, prometi escrever aqui um post sobre uma polémica “ad hominem” que tem dominado o citado blogue. Porquê aqui, n´“O INFERNO DA LUZ”? Porque este é o meu espaço exclusivo, pelo que aqui estou livre dos condicionalismos a que me impus no “Novo Benfica”.
A polémica tem um nome: Bruno Carvalho, o ideólogo do “Novo Benfica”, a quem devo o convite honroso de colaborar naquele que é o mais lido e comentado blogue da blogosfera benfiquista, e director do Porto Canal, a quem também devo a suprema honra de comentar, todas as segundas-feiras, as incidências da jornada, no programa “A Bola É Redonda”.
Ponto prévio: este duplo convite não me impede, nunca me impediu, de formular as opiniões que já tornei públicas sobre o Bruno Carvalho, nem aquilo que vou escrever agora. Ou seja, não estou condicionado, nem sou condicionável.
O que subjaz a esta polémica tem como pano de fundo, na minha opinião, uma “ideia” de Benfica. É tema que não vou aqui aprofundar. Guardá-lo-ei para posterior momento. Para o Bruno, essa “ideia” resume-se a um facto: o Benfica é um clube de futebol, pelo que são as vitórias do futebol a sua única e exclusiva razão de ser. Eu sei que esta minha abordagem é demasiado simplista, mas, para o actual efeito, basta dizer isto.
Discordando eu desta “ideia”, reconheço contudo no seu autor uma coragem invulgar. Pelo simples facto de que o Benfica não tem ganho muita coisa nos últimos 15/20 anos, mas não só. Pelo facto principal de reduzindo o Benfica a um clube de futebol, e a um clube de futebol onde se exigem vitórias, involuntariamente, digo eu, deitar borda fora a “ideia” de um Benfica para além do futebol. Sendo assim, pergunto: onde está o Benfica?
A discussão à volta desta “ideia”, que extravasou o “Novo Benfica” e é já assunto dominante em muitos fóruns e blogues benfiquistas. Quero deixar bem claro que considero o Bruno Carvalho tão benfiquista como eu. Mas discordo da sua tese.
Embora seja uma tese que importa discutir e debater. Uma tese que é uma “ideia” de Benfica. Contudo, errada. Este não é, porém, nenhum lado da barricada. Entre os benfiquistas não há barricadas, apenas opiniões divergentes. E uma coisa é certa, na nossa barricada são bem-vindos benfiquistas como o Bruno Carvalho, corajosos e empreendedores. Sempre ficamos mais fortes.

5 comentários:

  1. "naquele que é o mais lido e comentado blogue da blogosfera benfiquista".

    Olhe que não. Olhe que não. E isto não é uma ideia é uma mentira.Apresento-lhe pelo menos 2 mais visitados e 2 mais comentados.

    este é mais comentado:

    http://magicoslb.blogspot.com/

    este é mais visitado:

    http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt/

    este é mais visitado e mais comentado:

    http://oantitripa.blogspot.com/


    é simples: veja o número de comentários e compare os dados estatísticos do sitemeter.

    special one

    ResponderEliminar
  2. Desculpe Pedro, se considera o Bruno Carvalho benfiquista, (e um benfiquista defende o todo Benfica)como classifica esse "senhor" tentando denegrir o nosso PRESIDENTE com a falsificacao/fraude/foto-montagem que publicou no seu ultimo post tendo-a retirado/alterado depois de ser desmascarado por um BLOG VERMELHO?
    Desculpe Pedro eu nao o considero igual em nada ao Bruno Carvalho a comecar pelo caracter.Nao e a primeira vez que o classifica como grande benfiquista e isso da muito em que pensar,principalmente, quando a maioria dos BENFIQUISTAS que andam na blogoesfera contestam e identificam a criaturinha como anti-benfiquista. Sera que a maioria e burra e nao entende nada do que ele escreve e insinua? Por favor Pedro! Quer aceite ou nao, ha algo de errado na avaliacao da sua amizade.Manterei a afirmacao ate que (nao tem que o fazer) prove o contrario.
    Saudacoes.

    ResponderEliminar
  3. Esqueceu-se de referir às relações promiscuas que esse fulano mantém com certas pessoas do Porto.

    E parem com essa arrogância, ao estar sempre a repetir uma MENTIRA, de que são o blog benfiquista mais lido.

    Basta confirmar a lista do Blogómetro:
    http://weblog.com.pt/portal/blogometro/index2.php?pag=100e


    Uma ultimo conselho de Amigo:

    Resguardem-se, você e outros bloggers do novo benfica.

    Parece que vai começar a cair "chumbo" para certo lado, e vocês não precisam de estar a apanhar com "balas" por causa das parvoíces de outra pessoa.

    ResponderEliminar
  4. Caro Pedro: Admiro imenso o que escreve.
    Há amigos e amigos e mal vale só (o que a si nunca acontecerá) do que mal acompanhado.
    Será verdade que o tal Bruno fez uma fotomontagem com o nosso Presidenter para o prejudicar?
    A ser verdade... está tudo dito.
    jraugusto

    ResponderEliminar
  5. Caro Pedro.
    O que o seu amigo Bruno está a fazer é anti-natura.
    Eu sei que quem dorme com o inimigo tem que fazer determinadas concessões é o caso do snr BC. Mas ele fazia um grande favor ao BENFICA, deixando de fazer esses comentários absurdos.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...