terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Javi é Javi

Se os holofotes têm estado frequentemente dirigidos a Saviola, Di Maria, Aimar e Cardozo, há um jogador no Benfica que me preenche todas as medidas, não só pelo que joga mas pelo que diz. Chama-se Javi Garcia.
O espanhol, ex-Real Madrid, é muito mais que o equilíbrio da equipa; é muito mais que um barómetro; é muito mais que o pêndulo. Javi Garcia é, a meu ver, o único insubstituível. Sempre jogando nos limites, sempre suando a camisola como se fosse o último jogo da sua vida.
Javi é um jogador à Benfica, como poucos o foram nestes últimos anos. Para além disso, é de uma humildade tocante. Sabe que não é o artista, sabe que não é o génio, sabe que não é o tecnicista, sabe que não é o goleador.
E sabendo tudo isso, apaga-se em favor do colectivo, deixa os holofotes para os outros, sem uma mágoa, sem um reparo, sem amargura. Pelo contrário, ele sabe que muitos dos êxitos passam por ele, pelo seu desempenho, e entrega à luta sem igual.
Mais do que isso. É vê-lo, muitas vezes, no final dos jogos, despir a camisola para a entregar aos adeptos, molhada de suor, como se estivesse na Luz há muitos anos. Mas mais, quando fala, Javi fala como se vivesse uma paixão, um amor ardente, na Luz, pelo Benfica.
Em Berlim, foi infeliz ao obter um auto-golo. Ontem, a sorte que protege os audazes, fez com que obtivesse um dos golos com que o Benfica goleou o Hertha de Berlim (4-0), na segunda mão dos 16 avos da Liga Europa, corrigindo o 1-1 da primeira mão e passando aos oitavos de final, onde vai encontrar o Marselha.
No final da época é crível que, pós Mundial, chovam propostas chorudas para muitos jogadores do Benfica. Mas, por favor, não deixem sair Javi Garcia. Foto: Naco Doce (Reuters)

10 comentários:

  1. É de facto um non-stop, um jogador com uma capacidade física invejável, uma invulgar capacidade de preencher os espaços e dobrar os seus companheiros e aliado a tudo isso, ainda marca golos, porque ainda arranja tempo e espaço para se incorporar em manobras ofensivas. Para mim, foi a aquisição mais valiosa da equipa, pois é ele que equilibra a equipa, fantástico de facto.
    o Benfica goleou o Hertha, com arte e engenho, despachou com quatro bolas de Berlim, uma equipa alemã muito frágil e que na 2ª parte, pagou a factura do seu jogo de Domingo, fruto da intensidade e do desgaste provocado pela forte circulação de bola que a equipa fez e com isso desgastou o adversário. Depois, bem, depois, foi ver um recital de bom futebol, com bonitos golos fruto de jogadas simples e eficazes. É caso para dizer, abençoada crise e já agora que ela se mantenha até ao fim da temporada.

    ResponderEliminar
  2. E vai estar fora contra o Leixões e o Paços de Ferreira... mas enfim, pelo menos serve para descansar. Conto que Ruben Amorim, não da mesma forma, dê conta do recado. Precisamos de todos os jogadores em alta, motivados e fisicamente frescos.

    ResponderEliminar
  3. Nunca pude estar mais de acôrdo.
    O meu inteiro apoio!
    Rui Silva

    ResponderEliminar
  4. Subscrevo!
    Abraço,
    Zé Amaral

    ResponderEliminar
  5. Partilho da mesma opinião, é, efectivamente um jogador que me enche as medidas a todos os níveis. Dá gosto vê-lo a dominar por completo o meio-campo do Benfica!
    Não recua numa disputa, não desiste numa perda de bola, tem uma presença física enorme. Vai ser muito difícil aguentar esta pedra basilar por mais uma temporada, infelizmente.

    ResponderEliminar
  6. Subscrevo inteiramente.
    Javi e David Luiz (não esquecendo o Luisão, mas isso é outra conversa) são a alma deste Benfica.

    ResponderEliminar
  7. Para mim também tem sido o jogador mais importante do Benfica desta época, embora nos últimos jogos (desde Janeiro?) me tenha parecido algo abaixo do que fez até Dezembro. Neste momento, o Di Maria parece-me o jogador mais desiquilibrador...

    ResponderEliminar
  8. E sem duvida um grande grandissimo jogador q ainda vai dar muitas alegrias ao GLORIOSO ...

    Força SPORT LISBOA E BENFICA contra tudo e contra todos ..

    ResponderEliminar
  9. http://bleacherreport.com/articles/330214-fc-porto-leaked-phone-taps-proof-major-corruption-scandal#

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...