quarta-feira, 8 de setembro de 2010

EXCLUSIVO: OPINIÃO A-PV

No dia em que o Presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, dá uma entrevista à SIC, no Jornal da Noite, e a 3 dias de um jogo crucial, em Guimarães, para a Liga, publico, com a devida autorização e a devida vénia, um significativo e incontornável texto que António-Pedro Vasconcelos me enviou, ainda na ressaca do meu texto intitulado "11 pecados capitais".
Para reflexão de todos os benfiquistas.



Caro amigo Pedro Fonseca,

No essencial, o Luís Filipe Vieira, no ano passado, e até ver, fez as escolhas certas, no treinador e na política de "endividamento" para comprar jogadores e constituir um plantel de futuro. Mesmo o Fundo pareceu uma boa ideia.

Eu, que fui crítico durante muitos anos do desnorte, dos ataques soezes aos “críticos”, da forma como foram convocadas as eleições, dos disparates em matéria de política de futebol (falta de rumo, entra Veiga, sai Veiga, carrocel de treinadores, fuga para a frente com a nomeação do Rui Costa, disparate do Rui quando recusou o Jesus, etc), acho que neste momento o Luís Filipe Vieira deve ser apoiado, quase diria incondicionalmente. Como o Jesus e o próprio Rui Costa, por mais neutro que seja hoje o seu papel.

Começar a contestar o Jesus (ninguém é perfeito e ele esteve mal na maneira como dispensou o Quim, por exemplo, mas é o melhor treinador que se poderia encontrar para o Benfica, no país e arredores), só porque o Benfica perdeu a Supertaça e dois jogos no campeonato, com toda a roubalheira dos árbitros, a que estamos a assistir, nos jogos do Benfica e do rival, é dar tiros no pé.

Sobretudo enquanto não houver transparência, fair-play, isenção nos jogos da Liga e enquanto o "homem da fruta" continuar a dominar a arbitragem e a disciplina, como tudo indica voltou a acontecer. E se há um pecado do Vieira é ter apoiado o empregado do Oliveira.

Mas a vozearia que eu ouvi e li de benfiquistas que, de um dia para o outro, criticam tudo e todos, e sobretudo as críticas ao Jesus (ninguém é perfeito nem imune à crítica, mas que diabo!, não têm olhos para ver? Os mesmo que apoiaram treinadores que destruíram anos a fio a filosofia de jogo do Benfica - jogar sempre para ganhar - e minaram a acção do Fernando Santos, o primeiro em muitos anos, que, sem jogadores e sem o apoio do Presidente nem do público, pôs o Benfica a jogar como joga hoje!), são agora lestos a denegrir a personalidade e as capacidades do treinador?! E a política de contratações, por causa de um guarda-redes que foi considerado o melhor da 2ª volta da Liga espanhola?! O David Luiz foi uma má contratação? O Javi, o Aimar, o Saviola, o Di Maria, o Ramires, o Fábio Coentrão, o Carlos Martins, mesmo o Weldon, o Airton e Kardec, para não falar de alguns que vieram este ano, foram más contratações?!

Haja juízo, bom senso, serenidade e muito benfiquismo. Se não ganharmos este ano, volta tudo para trás e arriscamo-nos a penar mais 20 anos! Tem visto os jogos? Apesar de tudo, somos de longe quem joga melhor futebol. O Braga é uma lástima, joga como as equipas do meio da tabela, o “Sportem” do Bettencourt, Costinha e Paulo Sérgio (que mistura explosiva!) nunca mais se vai endireitar. E o Villas-Boas é uma fraude, vai ver.

Só tenho medo de três coisas: da violência/intimidação no estádio do Dragão e clubes satélites (como o ano passado em Braga e em Olhão, por exemplo), das vigarices na arbitragem e disciplina e... dos adeptos do Benfica, que se vão abaixo à mínima contrariedade e que começam a escrever barbaridades nos blogues que minam a confiança na (e da) equipa e dão armas ao inimigo.

Dito isto, aprecio a sua franqueza que sei que é ditada exclusivamente pelo seu benfiquismo!

Viva o S.L.B.!

A-PV

26 comentários:

  1. Ora aqui está uma surpresa muito agradável. Nunca pensei que o A P-V pudesse escrever um post tão lúcido e tão verdadeiro. Tirou-me as palavras da boca. Assino incondicionalmente.

    ResponderEliminar
  2. “Choramos ao nascer porque chegamos a este imenso cenário de dementes”. (William Shakespeare)

    e mais não digo....

    ResponderEliminar
  3. O António-Pedro Vasconcelos não engana nimguém ! só ele e os cinco cartões S.L.B. q não defendem o GLORIOSO com unhas e dentes CONTRA TUDO Rui Moreira (FC. Porto), Rui Oliveira e Costa (Sporting E CONTRA TODOS os mafiosos do futebol por isto deveria era cagar postas de pescada para dizer mal do GLORIOSO S.L.BENFICA no trio de ataque como faz habitualmente esse senhor que se diz BENFIQUISTA ...

    ResponderEliminar
  4. Este texto foi escrito antes ou depois do almoço?

    ResponderEliminar
  5. Pedro, regra geral partilho as suas opiniões, e é talvez um dos bloger que escreve sobre o Glorioso que mais gosto de ler.
    No entanto desta vez sou obrigado a concordar com o António-Pedro Vasconcelos.
    A atenção de todos, o penúltimo capitulo diz tudo,(Só tenho medo de três coisas: da violência/intimidação no estádio do Dragão e clubes satélites (como o ano passado em Braga e em Olhão, por exemplo), das vigarices na arbitragem e disciplina e... dos adeptos do Benfica, que se vão abaixo à mínima contrariedade e que começam a escrever barbaridades nos blogues que minam a confiança na (e da) equipa e dão armas ao inimigo.) mas nele reside também a resposta que nós sócio e adeptos temos de dar.
    Abraço e saudações gloriosas.

    ResponderEliminar
  6. Caro Pedro Fonseca,

    Revejo-me em praticamente tudo o que o Sr. António Pedro Vasconcelos escreveu. Contudo, não posso concordar, quando remete para as arbitragens, a culpa deste "menos bom" início de temporada. Esse foi um dos grandes erros do Sr. Luís Filipe Vieira - queixar-se dos árbitros, épocas a fio. Felizmente, na época passada não entrou nesse discurso. Porquê? Porque o SLB era/foi, indiscutivelmente, a melhor equipa do campeonato.

    Aliás, o Sr. Luís Filipe Vieira percebeu, na época passada, que o melhor que tinha a fazer, para beneficiar o clube e dar tranquilidade à equipa, era não se expor, não falar demasiado (como o fez nas épocas anteriores, falando de tudo e mais alguma coisa). É por isso, que não compreendo a necessidade da entrevista de hoje.

    Em conclusão, e independentemente das arbitragens, temos de ser melhores, porque sendo melhores, iremos ganhar...

    Saudações benfiquistas,

    ResponderEliminar
  7. O Sr. APV pouca moral tem para dar lições de Benfiquismo aos Verdadeiros Benfiquistas, porque ele tem estado há anos nas TV como comentador e POUCO ou NADA tem dignificado o Benfica e os Benfiquistas e inclusivé neste texto volta á carga, era bom que o Sr. APV se visse ao espelho TODOS os dias, mas com um CACHECOL do Benfica pelos ombras e não dizer disparates. Só agora, e porque o Benfica ganhou um campeonato é que está armado em DEfensor do Benfica, mas mesmo assim está sempre a dar pontapés na gramatica Benfiquista. Fraco defensor dos DIREITOS do Benfica e Paupérrimo na defesa dos Benfiquistas, o Sr. APV, até que enfim acordou, mas ainda anda muito ensonado. Era Excelente que DEFENDESSE o Benfica e os Benfiquistas nos SEUS Programas de TV, com a garra, o acinto e a subtileza que o está a fazer para deitar abaixo os Benfiquistas. Ou ele só é Benfiquista quando o Benfica ganha ???
    EU SOU SEMPRE !!!!!

    ResponderEliminar
  8. Águia de Prata - Sócio 11.55408 setembro, 2010 16:27

    Confesso que o APV me surpreeendeu. Subscrevo tudo aquilo que ele escreveu excepto algumas tiradas face ao (bom?) trabalho do Fernando Santos. Texto impecável.

    ResponderEliminar
  9. Fiquei agradavelmente surpreendido com o excelente texto de A-PV.

    ResponderEliminar
  10. Grande post do APV (sinceramente até estou estupefacto). Pelos vistos tenho de começar a ver o Trio de ataque LOL

    ResponderEliminar
  11. Uma lição.

    É urgente mostrar isto aos bloguistas referenciados por APV, ou seja: gloriosa fúria vermelha, bola 7, geraçaõ benfica, almabenfiquista (dum tal karadas), entre outros.

    Estes é que são os pseudo-benfiquistas que estão ao nível das vigarices na arbitragem e das artimanhas dos corruptos e seus satélites.

    ResponderEliminar
  12. 100% de acordo!

    Não devemos falar das arbitragens?!?! mesmo o ano passado, sendo muito melhores, só fomos campeões no fim, graças à vergonha que se passou em Braga, por exemplo... e não devemos falar das arbitragens? Com arbitragens isentas, a quantos pontos estaríamos dos corruptos e afiliados? E esta "crise", seria igual?!

    ResponderEliminar
  13. lamentavel algumas opinioes aqui.eu respeito o apv.tem sempre uma opiniao muito lucida no que toca ao benfica.nos perdemos a supertaca e perdemos bem.estavamos menos preparados.mas sim.eu culpa as arbitragens pelo benfica nao ter pelo menos mais 2 pontos do que tem.so quem for idiota burro cego e estupido e que nao consegue ver que o benfica saiu do jogo com a academica fortemente prejudicado em lances que determinaram o resultado final...e os adversarios teem mais pontos exatamente porque tiveram aquilo que o benfica nao teve.o benfica teve so no jogo com a academica 4 penaltys que ficaram por marcar o mais escandaloso de todos deu ate origem ao golo da vitoria da academica..os outros em lances duvidosos foi logo assinalado..e outros que eram contra que nao deixam duvidas a ninguem nao foram...quem nao consegue ver isso e so consegue ver roberto a frente nao vai a lado nenhum.

    ResponderEliminar
  14. até concordo com grande parte do texto, mas olhando ao seu comportamento ao longo dos anos,em que esse homem teve nas mãos tudo para defender o Benfica, no entanto pouco ou nada fez juntando-se muitas vezes aos inimigos do Benfica, por omissão ou mesmo concordando com grande parte das alarvices que vomitam semanalmentre!acordou? se assim for, vem vindo pois nunca seremos demais para a defesa do nosso Benfica.

    ResponderEliminar
  15. Simplesmente perfeito, mostra bem a comunhão que se deve ter no benfiquismo. Há alturas para criticar e há alturas para apoiar, acima de tudo o Benfica.

    ResponderEliminar
  16. Ao sr. patriarca

    Pode ser um bom Benfiquista (mais que eu nunca o será)e até compreendo esse azedume contra o APV, mas isso não lhe dá o direito de por em causa o benfiquismo do homem.

    Será que nunca falou ou pensou negativamente, em certos momentos, contra a Direcção, um jogador, um treinador, uma contratação, uma substituição,etc.? Não creio! Logo, há que condescender e não arrasar alguém que mude de opinião. Aliás, ser ler bem o texto,ele mesmo o confirma.

    Por exemplo,vi com muito maus olhos a contratação de Jorge Jesus mas hoje estou rendido à sua categoria, ao seu trabalho e aplaudo LFV e Rui Costa por o terem feito.

    Será que dá para entender?

    Saudações

    ResponderEliminar
  17. O APV é um dos últimos moicanos a defender publicamente o Benfica.
    Aplauso a sua paciência em aturar as mentiras concertadas do imbecil verde e do cínico azul.
    Bom texto do APV, não me surpreende. Para os que conseguem perceber os grandes objectivos do APV, é fácil entender que o momento é para os Benfiquistas estarem unidos e não para se suicidarem em patéticas histerias contra LFV, RC, JJ e alguns jogadores. O SLB está na fase mais importante da época, não está em silly-season pré-eleitoral.
    Parabéns pelo blog e pelo tópico.

    ResponderEliminar
  18. Inteiramente de acordo com o cineasta.
    Gabo-lhe a paciência em aturar aqueles 2 esbirros talibans mais o papagaio amestrado que modera o programa.

    Pedro Fonseca,
    manda os teus artigos para aquele grupo que tu sabes...

    ResponderEliminar
  19. Embora não aprecie totalmente a figura de APV (não apoiou LFV nas anteriores eleições), subscrevo por inteiro este seu brilhante artigo.

    Cumprimentos Pedro,
    http://bolano-pe.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. Que enormidades tão absurdas, um bando de gaivotas em pleno orgasmo lampiónico.....

    ResponderEliminar
  21. APLAUDO DE PÉ ESTA BRILHANTE CARTA.
    IMPRIMAM E ESPALHEM POR PORTUGAL,
    ESTE DEVE SER O NOSSO RUMO, INABALÁVEL, PARA OS PRÓXIMOS 3/4 ANOS.

    VIVA O BENFICA, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  22. "LFV Jr disse...

    Uma lição.

    É urgente mostrar isto aos bloguistas referenciados por APV, ou seja: gloriosa fúria vermelha, bola 7, geraçaõ benfica, almabenfiquista (dum tal karadas), entre outros.

    Estes é que são os pseudo-benfiquistas que estão ao nível das vigarices na arbitragem e das artimanhas dos corruptos e seus satélites. " Vai-te catar!

    Embora o texto seja muito bonito, a discrepância entre a personagem de TV com a autoria é maior que o Benfica! Só o colocar o futebol do ano passado ao nível da equipa de Fernando Santos diz muito do "comentador". E nas críticas, ninguém tem sido mais "frangueiro" na defesa do Benfica do que A-PV!

    Tudo o que faço, é pelo Benfica!

    ResponderEliminar
  23. Quero deixar um pedido ao APV, nos nao temos voz, somente podemos deixar comentarios em variadissimos blogs. Por isso lhe peço, já que vc a tem na tv, defenda exaustivamente o benficae assima de tudo denuncie os roubos, os escandalos e a impunidade que esta gente faz as coisas sem nada lhes acontecer. Saudaçoes Benfiquistas

    ResponderEliminar
  24. o apv é uma lástima.
    há dois anos, chegou a colocar em duvida se o LFvieira era benfiquista. foi preciso o tal rui moreira po-lo na ordem.
    depois, andou a convidar o moniz para concorrer.
    o vieira exigiu à rtp a cabeça dele com toda razão.
    eis que o carlos daniel entra em cena, e prometem ao vieira que o realizador subsidio dependente pode ser útil, desde que haja coaching antes dos programas.
    o apv pede desculpa ao vieira, pomete que não volta a dizer mal dele.
    começa a receber treinos do joao gabriel e do daniel.
    infelizmente, esse vendido continua a não prestar como comentador.
    o oliveira e costa goza-o, o rui moreira come-o de cebolada.
    um vendido é um vendido.
    por mim, é de longe o piot comentador do trio de ataque. não gosto de gente sem coluna vertebral.

    alem do mais, quando ele diz que a nossa equipa é a que melhor futebol joha, valha-me desus, esse lambe cus não engana ninguem.

    ResponderEliminar
  25. Gostei muito do post.

    Então do nome AP hífen V , delirei ?

    Qual vai ser a próxima estória ?

    A de que estamos falidos ?

    Bem haja AP hìfen V

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...