terça-feira, 16 de janeiro de 2007

EUSÉBIO, MAIOR ENTRE OS GRANDES

Eusébio da Silva Ferreira é um nome incontornável da História de Portugal. Moçambicano de nascimento, Eusébio foi o porta-estandarte de um equipa das quinas, apelidada de “Magriços”, que em 1966, em Inglaterra, fez mais pelo nome de Portugal que todas as embaixadas, todos os consulados, todos os acordos diplomáticos, políticos, culturais, económicos ou quaisquer outros.
A RTP resolveu importar um “formato” de concurso já desenvolvido noutras televisões mundiais. O objectivo deste concurso é escolher os “Grandes Portugueses”. A lista começou por ter 100 nomes. Feita a triagem, através de voto pela NET, SMS e telefone, ficaram os 10 mais. Todos políticos, todos já mortos.
No campo desportivo há uma nota a assinalar e a reter. Em 15º lugar, na fronteira da lista final dos 10 eleitos, encontramos o nome de Eusébio da Silva Ferreira, moçambicano, do bairro de Mafalala, em Maputo, mas o mais português de todos os africanos.
Eusébio é o nosso exemplo máximo de uma ideia de Império, o bom Império, aquele que desempenhamos não como colonizadores mas como homens e mulheres irmãos, com a mesma língua, de cor diferente, mas com a saudade na palavra e no olhar.
Eusébio e Coluna, Costa Pereira e Hilário, Dinis e Carlos Duarte, Matateu e Yaúca, foram bandeiras desta multiculturalidade, deste universo português de além-mar, deste sentir que somos grandes. Como os maiores. Obrigado Eusébio!

1 comentário:

  1. O Eusébio foi um produto fabricado pelo jornal "A Bola". No futebol de hoje Eusébio era um jogador igual a muitos outros.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...