sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Desculpas & Prendas

Costuma dizer-se que as desculpas não se pedem, evitam-se. Mas, no caso de Quique Flores e de Rui Costa, o pedido de desculpas pela goleada (5-1) frente ao Olympiacos, para a Taça UEFA, foi mais que uma acto de contrição, uma forma de estar na vida e no futebol que deve merecer os elogios de todos.
Por mim, estão desculpados. Mas exijo uma grande alegria na segunda-feira. Contra o V. Setúbal o “fantasma” de Atenas tem de estar resolvido, longe do subconsciente dos jogadores. O que faltava era agora deitar tudo a perder só porque aconteceu uma noite má. E uma noite má todos tiveram e todos têm.
Prepare-se é já uma cartinha ao Pai Natal (Rui Costa). Eu sei que a crise aperta, que o consumo diminui a olhos vistos, que este Natal não vai ser farto nem generoso, mas é preciso colocar no sapatinho encarnado as verbas necessárias para ir ao mercado.
Ir ao mercado significa contratar jogadores. Dos bons. E o sector da equipa a necessitar de urgente remodelação é a defesa. É necessário um central da dimensão de Luisão, que dê voz de comando a uma defesa que quando não está o gigante brasileiro é ainda muito tenrinha. E, claro, atenção aos laterais: Maxi e Jorge Ribeiro (mais Léo), é pouco, muito pouco. É preciso urgentemente reforçar estes sectores, com critério, bom senso, mas com jogadores que não enganem nem venham à experiência.
Já agora, gostaria de pedir mais uma prenda. Um nº 10, que possa substituir Pablo Aimar, quando ele se encontrar, como muitas vezes acontece, inferiorizado fisicamente. Ok Pai Natal?

6 comentários:

  1. o 442 clássico pode servir contra a mediania da maioria das equipas nacionais, mas já não se usa na Europa, onde nenhuma grande equipa joga nesse sistema. O meio-campo esteve sempre descompensado e a equipa não soube jogar sem bola, porque com a bola até rematou e criou perigo.
    A defesa esteve lastimável, é para calar os pseudo entendidos da bola que tanto criticam Luisão, faltou o líder e foi o descalabro.
    Foi uma noite humilhante e vergonhosa,espero que os jogadores tenham suficiente caracter para oferecer o título aos benfiquistas que bem o merecem. Eu acredito nisso.

    ResponderEliminar
  2. E já agora um guarda-redes que, nos momentos dificeis faça a diferença (como nos tempos de Preud'home)...

    ResponderEliminar
  3. encontrar jogadores do tipo do luisão baratos não deve ser facil. e contratar jogadores a meio da epoca é muito dificil. mas o rui costa é de confiança e saberá escolhe los bem. ate la penso q se deve encontrar soluçoes dentro da eqipa. e a minha preocupaçao é com o guarda redes. o quim, não é guarda resde para defender aqelas bolas dificeis. exagerando um bocadinho, ele defende aqelas q vao ter c ele. mas temos o moreira no banco. jogador da casa e q n deve nada ao quim. e é capaz de fazer aqelas chamadas defesas impossiveis. e talvez seja mais faci falar mal do qim agora. mas é um facto, q o quim não é nenhum guarda redes extraordinario. e devia se mudar ja de guarda redes e apoiar o moreira, que é na minha opiniao o melhor gr do benfica e q pode ficar uns anos tb na baliza da selecção

    abraço

    ResponderEliminar
  4. Apenas queria dizer o seguinte:

    1.º Esta derrota, não põe em causa todo o trabalho que tem vindo a ser realizado, apesar de ter deixado indicios preocupantes;

    2.º Tenho total confiança, no Presidente, Rui Costa, Quique, e na grande maioria dos jogadores;

    3.º O treinador, não é perfeito, também erra, tal como os jogadores, e em ultimo caso, quem falha são os jogadores, porque são eles que jogam;

    4.º Penso que faria bem ao Quim, ir para o banco, uns jogos, porque tem de aprender a sair da baliza, porque quando deve sair, não sai...e quando não deve sair, sai...ou fica a meio...para uma equipa que joga em ataque continuado, e com defesa em linha, tem de ter um garda-redes que saiba jogar fora dos postes...( o 1.º golo do Galatasaray, nasce de um canto, após uma defesa do Quim, em que foi muito lento a sair, e ficou a meio...por acaso defendeu, mas no canto, golo...na pequena área!!!

    5.º O Maxi Pereira e o Jorge Ribeiro, são 2 defesas adaptados, e já se viu, que se o Benfica quer ser grande não só em Portugal mas também na Europa, tem de ter laterais rápidos, e com poder físico ( além dos 3 golos do lado do jorge Ribeiro, o Maxi ontem fez uma assistência para golo...vejam também o 2.º golo do Galatasaray na Luz ), no futebol actual os extremos são jogadores rápidos por excelência, portanto, os defesas laterais também têm do ser!!! Não à volta a dar!!! Penso que podem ser muito uteis como médios.

    6.º Penso que faria bem ao David Luis, fazer uns jogos pelo Benfica na liga intercalar, até se lembrar a 100% qual a função de um defesa central, o seu posicionamento, já para não dizer, que só em ultimo caso, é que um central faz um carrinho!! Quero que fique bem claro, que gosto muito deste jogador, É DOS MEUS PREFERIDOS, tem um futuro promissor...mas tem de aprender E ESTÁ FORA DE FORMA!! Se ele jogar a defesa esquerdo, é uma boa opção, porque o Benfica ganha consistencia defensiva, e liberta mais o Reys. Para os jogos fora, penso que é uma boa opção.

    7.º As principais lacunas do Benfica a meu ver, desde que começou a época, são as laterais, e a falta de um trinco, rápido, forte e com boa leitura de jogo. O Katsouranis, é o jogador que se aproxima mais, mas é lento, e está constantemente mal fisicamente; O Yebda também é lento; O Bynia até é rápido e forte, mas tem de melhorar no aspecto do passe, apesar de não ser assim tanto como as pessoas falam; Este jogador, é o que encarna mais o espírito competitivo do futebol inglês, poderia ser um jogador interessante, só que está queimado pela imprensa, árbitros, e pasmem-se, pelos próprios adeptos do Benfica, porque o Katsouranis e o Yebda, nunca fazem maus passes!!!!!

    8.º Com excepção destas 3 posições, penso que o Benfica, tem um excelente plantel. Claro que todos nós gostavamos, de ter mais grandes jogadores, mas o dinheiro, não chega para tudo, e como tal, o Rui Costa fez um excelente trabalho!! TEMOS DE SER CAMPEÕES COM OS JOGADORES QUE TEMOS!!! O mercado de Janeiro não é bom em soluções, e raramente, surge uma boa oportunidade de negócio!!!

    9.º Podemos não gostar do jogador A, B ou C...mas quando entram em campo, temos de apoiar, pelo global que têm feito até aqui. Agora os jogadores têm de compreender que têm de jogar mais e dignificar a camisola do Benfica, que foi algo que não se viu ontem. Os adeptos dão crédito, enquanto, virem atitude nos jogadores e vontade de ganhar...porque não pensem, que se tornarem a perder por 5, que lhes vou passar a mão na cabeça!!!!

    10.º Tem de haver responsabilização. Da mesma maneira, que no trabalho, ou na vida pessoal, o dever de um patrão, amigo ou familiar, é saber dar um abraço, quando é preciso...mas também um puchão de orelhas, quando é necessário, pois é assim, que se educa uma criança, para ela ter educação, e acima de tudo caracter...e aprender!!!

    11.º Tem de haver uma cultura de exigência ( eu acredito que existe ), não só dos adeptos para a equipa, mas também dentro da equipa...dentro de parâmetros razoaveis, pois não é uma derrota, que põe tudo em causa, pois eu acredito, que vámos perder mais vezes, pois faz parte do processo de evolução. Agora...é a maneira como se perde, e por quanto se perde!!! Não gosto de perder, mas se for com honra, com brio, aceito...agora se for humilhação, não!!

    12.º Vamos todos continuar a apoiar o Nosso Benfica, porque, só com muita união, é que conseguimos ser campeões. Nestes momentos é preciso ter cuidado com aqueles, que aproveitam uma derrota para desestabilizar!! Todos ao estádio, e na onde vermelha, porque, afinal de contas tamos a 1 ponto da liderança...caraças!!!!

    VIVA O BENFICA!!!

    FORÇA BENFICA!!!!

    1 ABRAÇO

    Ps: Vejam a entevista do nosso Presidente. Todos nós devemos muito ao Luis Filipe Vieira!!!

    ResponderEliminar
  5. Amigo O INFERNO DA LUZ, parece-me que esses desejos são demasiado gulosos para as capacidades do Pai Natal em causa.
    De facto, o SLB acaba de apresentar contas relativamente ao último trimestre francamente deficitárias, e a recente operação em que tivemos de alienar 10% do passe do Di María para termos margem suficiente para adquirir a percentagem do passe do Sidnei que ainda nos faltava é sintomática das nossas dificuldades, agravadas pelo precoce afastamento da Taça UEFA.
    Já agora, saliente-se que comprar jogadores que sejam valores firmados, mesmo laterais, no mercado de Inverno sem deixar os "olhos da cara" é tarefa ciclópica.
    Além disso, o índice de aproveitamento dos reforços de Inverno do nosso clube tem sido residual, o que aconselha a muita precaução e moderação nos investimentos...
    E se é certo que as lacunas nas laterais, nomeadamente na direita, são gritantes, não me parece muito avisado perder novamente a cabeça por um nº 10 (jogador sempre muito inflacionado), até porque na pré-época acabámos de gastar perto de 10 milhões para preencher essa posição (Aimar e Martins), de que Quique parece até prescindir.
    Pessoalmente julgo que, ainda que o rendimento da equipa não esteja a ser óptimo, as mexidas no plantel no decorrer do campeonato deviam ser comedidas e seguramente Rui Costa terá a ponderação para colmatar lacunas sem entrar em loucuras. Para que as férias de Natal sejam realmente revigorantes.
    Abraço,
    Zé Amaral

    ResponderEliminar
  6. Caro Pedro,

    Com toda a certeza não te importas que discorde dos pedidos...
    A meu ver, centrais não precisamos. Os mais novos sempre cumpriram bem, o único lapso terá sido apressar a inclusão do D. Luiz no centro, ainda para mais fazendo deslocar o Sidnei da posição a que está habituado.
    De número 10 também não. Não jogamos com 10, e temos o Nuno e o C. Martins para ocupar a vaga se necessário.
    Laterais, de acordo. Um para cada lado. E um médio centro em condições. O Bynia ainda não é, o Katsou e o Yebda só não chegam.

    Abraço,
    Benfica Sempre!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...