segunda-feira, 24 de novembro de 2008

A lição de Coimbra

Académica - 0; Benfica - 2 (9ª Jornada da Liga) - A vitória do Benfica em Coimbra, um campo tradicionalmente difícil onde joga uma Académica que já não perdia em casa há mais de um ano, revelou mais uma vez a excelência do trabalho de Quique Flores.
O treinador espanhol surpreendeu outra vez na formação e na arrumação da equipa. Na prática, jogou com 3 defesas, todos eles centrais de raiz – Luisão, Sidnei, David Luiz. O que, à partida podia ser um risco demasiado face à rapidez dos atacantes da Briosa, revelou-se um esquema táctico brilhante e eficaz.
Domingos Paciência, o treinador da Académica, levou uma lição bem à maneira das realizadas na Universidade de Coimbra, ali bem perto. Na sua formação de treinador, Domingos teve do outro lado um treinador de cátedra. Esperemos que tenha aprendido bem a lição.
Com a utilização de apenas três defesas, Quique povoou e reforçou o meio-campo, com a integração de Maxi, no lugar para onde foi inicialmente contratado, o de médio direito, e com a colocação de um duplo pivot defensivo, Yebda e Bynia, deixando todo o equilíbrio deste sector a Ruben Amorim, e com Reyes, como um verdadeiro vagabundo – quase sempre no lado esquerdo mas vindo também ao meio buscar jogo.
Como consequência, o Benfica teve sempre mais bola em seu poder, com uma percentagem de posse de bola de atingiu os 60% nos primeiros 45 minutos. Tendo entrado em força e com um pressing total, o Benfica tomou conta do jogo e só não chegou ao golo mais cedo muito por culpa de alguma ineficácia de Cardozo na frente de ataque.
O golo chegou ainda antes da meia-hora, num trabalho notável de Nuno Gomes e numa desmarcação primorosa de Ruben Amorim, que iniciou a jogada e a concluiu. O ex-belenenses fez um jogo excelente e pode ter agarrado a titularidade quinta-feira, na Grécia, frente ao Olimpiacos.
Uma nota ainda para as excelentes exibições de Bynia, de Nuno Gomes e de David Luiz, regressado à competição da Liga e a lateral-esquerdo, um lugar que não é o seu mas que ocupou de maneira brilhante. E para a genialidade de Reyes, que à sua conta sofreu faltas em série. É bom que os árbitros portugueses percebam da necessidade de defender os fora-de-série. É certo que o futebol português não está habituado a ter jogadores da dimensão de Reyes, mas os árbitros têm de perceber que o público vai aos estádios para ver jogadores desta dimensão e não para os ver sistematicamente carregados em falta.
Cardozo, um dos que está prestes a ser substituído, foi mantido por Quique na segunda parte, como que adivinhando que seria o paraguaio a marcar o segundo golo de grande penalidade, ele que é um especialista na matéria. Saiu sob uma chuva de aplausos.
Uma última palavra para Domingos Paciência, um treinador que espera um dia vir a entrar outra vez no FC Porto. É preciso dizer a Domingos que um líder tem de se portar como tal. A sua reacção a um lance com Bynia é de uma estupidez confrangedora. Todos sabemos que Bynia tem sido perseguido injustamente, e o Benfica precisa de o defender, o que tem feito. Agora, Domingos tentar pressionar o árbitro contra Bynia quando os seus jogadores entravam a matar sobre Reyes, por exemplo, é algo inadmissível e que não pode passar sem censura. Domingos é um mau exemplo para os seus jogadores. Foto em www.slbenfica.pt
Ficha do jogo
9ª Jornada da Liga
Académica - 0; Benfica - 2
Estádio Cidade de Coimbra
Árbitro: Pedro Proença (AF Lisboa)
Benfica: Quim; Luisão, Sidnei e David Luiz; Maxi, Yebda, Bynia, Ruben Amorim e Reyes; Nuno Gomes e Cardozo.
Golos: Ruben Amorim e Cardozo

4 comentários:

  1. volto a chamar a atencao para isto.

    no penalty o guarda redes da academica chegou quase a linha de pequena area (!!!). aumenta exponencialmente a hipotese de defender. e se defendesse, o arbitro mandava repetir? acho que nao.

    ResponderEliminar
  2. Uma bela exibição do Benfica, vitória sem espinhas que peca por escassa.
    Fantástico verificar que Quique adequou os jogadores ao sistema de jogo e nãoo contrário, sem Katso, Aimar, Suazo, Marins, Jorge Ribeiro, o Benfica conseguiu a mesma rotina de jogo. Que belo plantel.
    Para os criticos do Nuno Gomes, a minha homenagem, últimos 2 jogos, 2 assistências.

    ResponderEliminar
  3. A perseguição que o Bynia é alo é deveras infame. Todos os jogos do campeonato há entradas perigosas, como ontem o Reyes foi alvo. Há jogadores que pontapeiam, insultam, distribuem porrada de início ao fim do jogo, e até cotoveladas. O pobre do Bynia a primeira falta que faz digna desse nome leva logo com um cartão amarelo. è preocupante pois nota-se que o jogador se sente inibido no seu jogo e quem sai prejudicado é o Benfica.
    Boa vitória, segura pragmática, sólida, é neste tipo de jogos que se ganham e perdem campeonatos e o benfica parece num bom caminho.
    De louvar igualmente a atitude de Rui Costa no final do jogo de pedir que os jogadores fossem saudar os adeptos, foi bonito de se ver.

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  4. boas pedro! acho que está na altura de se fazer um post (junto mando lhe este video)do que se passou em coimbra no que toca ao apoio do grupo incondicionável que se fez sentir.

    um bem haja.

    p.s. já dizia bella guttman.. para o benfica vai....

    http://www.youtube.com/watch?v=c4oDPvM1bHk

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...