quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Os efeitos especiais e a animação

A goleada imposta pelo Bayern ao Sporting (0-5) tem várias razões. Centremo-nos nas duas principais: a falta de dimensão europeia do clube leonino, e o desgaste provocado por uma segunda parte contra o Benfica, no passado sábado, anormalmente dinâmica.
Esta não é a primeira vez na época que o Sporting sofre 5 golos em casa. Já tinha acontecido contra o Barcelona (2-5). O que nos diz muito sobre a história do apuramento do Sporting para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, o que aconteceu pela primeira vez na história do clube.
O momento histórico transformou-se na vergonha histórica. Uma vergonha que além de se ter estendido ao futebol português, também apanhou de chofre toda a estrutura dirigente da UEFA. Estou a imaginar a cara de todos aqueles senhores na sede da UEFA, em Nyon, na Suiça, a olharem estupefactos para este resultado e a deitarem a mãos à cabeça.
É que a Liga dos Campeões foi feita e idealizada para que, pelo menos depois da fase de grupos, se apresentassem os grandes da Europa, cujos embates dessem lugar a jogos renhidos, dramáticos e emotivos, de resultado imprevisível. Um resultado deste tipo, uma goleada à moda antiga como a que sofreu o Sporting, não ajuda em nada a imagem da Liga dos Campeões.
Uma segunda ordem de razões para este desastre tem a ver com o que se passou na segunda parte do jogo com o Benfica. Depois de uma primeira parte equilibrada, o Sporting entrou no segundo tempo com uma dinâmica anormal. Jogadores como Rochemback pareciam ter 19 anos, tal a desenvoltura que mostravam.
É claro que estas coisas geralmente têm efeitos secundários, e o estouro que se ouviu em Alvalade ontem foi de tal dimensão que se ouviu em Munique. O Bayern nem teve de se esforçar por aí além.
O riso nas caras de Klinsmann, Klose ou Lahm (ver alemães a rirem-se é algo de raro) e de Luca Toni (um italiano bem disposto e brincalhão) fez-me lembrar o riso de Arséne Wenger no banco durante um Arsenal – 4; FC Porto – 0, ainda na fase de grupos da Liga dos Campeões. Num caso como noutro, podiam ter sido o dobro.
Para a histórica fica a maior goleada do Sporting sofrida em casa em provas europeias e, se não me engano, o resultado mais desnivelado nesta fase da prova da Liga dos Campeões - e que foi o melhor resultado de sempre do Bayern na Liga, fora de Munique. Vá lá, vá lá, que contra uma equipa do segundo escalão da Europa, macia, macia, o FC Porto lá se aguentou.
Lembrando os Óscares do último domingo, podemos dizer que o Sporting da segunda parte com o Benfica ganhou o Óscar de Melhores Efeitos Especiais, e o do jogo com o Bayern, o Óscar do Melhor Filme de Animação. Foto: José Manuel Ribeiro (Reuters/Portugal)

8 comentários:

  1. "O clássico foi antecipado para sábado a pedido do FC Porto, devido ao jogo com o Estrela para a Taça marcado para a próxima semana, mas entretanto adiado.
    O Sporting vai ter menos de 72 horas de descanso entre o final do jogo desta noite com o Bayern de Munique e o inicio do jogo de Sábado para o campeonato, no Estádio do Dragão frente ao FC Porto. O jogo foi antecipado para sábado, a solicitação do FC Porto, porque na quarta-feira seguinte teria o jogo da 1.ª mão da meia-final da Taça de Portugal frente ao Estrela da Amadora, igualmente no Estádio do Dragão.Só que, Bola Branca pode revelar que a Federação já deferiu e vai oficializar o adiamento dessa partida da Taça para o dia 22 de Março, um domingo, um dia depois da Final da Taça da Liga, entre Benfica e Sporting no Algarve.Quer isto dizer, que o FC Porto-Sporting de sábado poderia ter sido marcado para Domingo à noite. Curiosamente, o Estrela da Amadora não solicitou ao Trofense a antecipação do seu jogo do fim-de-semana, marcado para Domingo às 16h00."

    Ainda dizem que não têm uma aliança. eu se fosse adepto do zborting estava preocupado com esta bajulação constante á agremiação corrupta. Mas eles não se importam pois o seu grande objectivo é ficar à frente do SLB, é esse o campeonato deles.

    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  2. eheh ahahh

    este post está fabuloso caro benfiquista:)

    os meus parabéns!

    Saúde e um abraço

    ResponderEliminar
  3. PF, fico sempre contente e descansado depois de o ouvir/ler. É que esse desdém pseudo-burguês com que fala da cincada do Sporting e da quatrada encaixada pelo Porto tem um certo grau de cretinismo implícito que só me pode satisfazer.

    Senão repare; não fosse V. adepto e glorificador máximo do emblema do milhafre - esse mesmo que encaixou 5 golos desse colosso que é o Olympiacos, que por sua vez foi ontem eliminado também com "chapa 5" - e poderia ter alguma autoridade moral para falar.

    Mas não, V. acha que o Bayern é uma equipa de bairro. E o Atlético de Madrid com Forlán, Aguero, Simão, Maxi Rodriguez, Assunção, Maniche, entre outros, mas que seriam indubitavelmente e de caras todos titulares na agremiação do milhafre; também não presta!

    Portanto continue a proclamação e a glorificação do emblema do milhafre, esse que é global, como se pode comprovar e aferir pela estatística do Bruno Carvalho (benfiquista civilizado, lúcido, e para todos os portistas perigo público iminente, pois se é eleito, pode mudar a estrutura faraónica e delirante) que tão bem mostra a vossa globalidade actual:

    São globalmente insignificantes, indignos (querem na secretaria, o que se ganha no campo) e, acima de tudo são alarvemente burgueses (veja-se a Dona Pinhão)!

    Continue assim, no seu estado bruto, que é assim que eu o aprecio. Continue a defender o seu presidente, e quando tal já não for sustentável, vá para lá você!

    ResponderEliminar
  4. Então mas voces são tão bons e levaram na anilha em alvalade com um banho de bola? Manda postas de pescada mas vê lá se a azia te passa.

    Saudações

    ResponderEliminar
  5. Não gostaram, Publus e Anónimo.
    Para a próxima não tomem tanta "vitamina" no intervalo dos jogos com o Benfica.
    No ano passado no jogo da Taça virado para 5 a 3, depois da conversa de balneário ao intervalo apanharam 4 a 1 do Leiria que viria a descer de divisão. Na passada semana depois "daquela" 2ª parte apanharam 5 a 0 em casa do Bayern.
    Não tomem tanta "vitamina" e não vivam somente em função do Benfica.
    Por que raio não há controle.

    ResponderEliminar
  6. A equipa do 2º escalao ganhou à melhor do mundo hoje.

    a sorte do porto é nao jogar contra equipas do 1º escalao como o olympiakos que ainda agora levou 5. que lembremos, havia dado 5 ao seu grande clube. tenha vergonha

    ResponderEliminar
  7. Doping? Assim os ultimos casos que me lembro foram do Quim e do Nuno Assis..

    ResponderEliminar
  8. Incrivel como alguem de um clube que tao miseravelment representou Portugal na Taça UEFA tem moral para dizer o que quer que seja das nossas equipas na CL. Gostei bastante da retorica: "o Glorioso perdeu, mas a nossa fantastica equipa so perdeu porque os jogadores do Sporting como que se transformaram!" estivesse o Benfica no lugar do Sporting, e estaria o autor do blog a farto de amaldiçoar o lance em que o Lahm corta em cima da linha, e como a partir daí seria limpinho..
    O que voces precisavam é de Metalist e Olympiacos no bucho para ver se se lembram quem sao...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...