domingo, 22 de fevereiro de 2009

Os pequenos detalhes

Sporting – 3; Benfica – 2 (19ª Jornada). Os pequenos detalhes. Costumam dizer os técnicos antes dos grandes jogos que são eles que decidem estas partidas. Vou mais longe, foram os pequenos detalhes que esta jornada ditaram a vantagem de 4 pontos entre FC Porto e Benfica.
Qual a influência que a não marcação de uma grande penalidade clara aos 9 minutos de jogo pode ter tido na evolução do resultado e na decisão final deste jogo entre Sporting e Benfica? Aparentemente, toda. Mesmo que nos queiram fazer crer que o Sporting foi um justo vencedor e fez uma grande exibição.
O abalroamento de Rochemback a Aimar, dentro da área leonina, após um lançamento da linha lateral de David Luiz que endossou a bola ao argentino, foi um pequeno detalhe pois o árbitro Olegário e o seu fiscal de linha fizeram vista grossa.
Mas podia ter sido um grande detalhe se como devia ter acontecido, o árbitro tivesse assinalado a grande penalidade como impõem as regras do jogo, e como o próprio Jorge Coroado sublinhou em análise na SIC Notícias. A história seria diferente e só aqueles que vivem de teorias hipócritas e eivadas de desonestidade intelectual podem escamotear esta realidade. Pobres de espírito.
Se Olegário ficasse por aqui, meu Deus, que evolução o árbitro leiriense apresentaria no seu desempenho! Mas não, o que não presta, não presta mesmo. E Olegário não presta. Como é possível Rochemback ter terminado a partida, depois de uma agressão a Aimar (bofetada na cara), uma outra a Maxi, por entrada por trás, e outra a Katso? Em compensação, distribuiu cartões amarelos a torto e a direito aos jogadores do Benfica.
Não me lembro de uma época tão desastrosa em termos de arbitragens. Ao nível das famosas épocas do “Apito Dourado”, onde nomes como José Pratas, José Guímaro, José Silvano, Carlos Calheiros, António Costa, Martins dos Santos, constituíam o quadro de árbitros da primeira categoria. O tempo parece querer voltar para trás.
Na sexta-feira, na Mata Real, o Paços de Ferreira foi prejudicado por uma arbitragem miserável de Jorge Sousa. O penálti que Olegário não viu sobre Aimar (a visão é o problema irresolúvel deste árbitro), Sousa viu bem demais na área do Paços – um corte limpo de um pacense, transformado em falta sobre Hulk, que dá o 0-2; e mais tarde, a anulação de um golo limpo ao Paços de Ferreira, evitando 10 minutos finais de sofrimento para o FC Porto.
Enfim, temos de viver com isto, mas o Benfica devia preparar-se melhor para responder a esta realidade perversa. E Quique devia abandonar um discurso politicamente correcto e fazer ouvir bem alto a nossa indignação.
No que diz respeito ao jogo propriamente dito, julgo que estava certo quando defendi que Quique devia ter inovado, lançando Cardozo, tendo o apoio de dois alas velozes, como Reyes e Di Maria, com grande propensão para os cruzamentos para a área. Neste esquema, Ruben Amorim devia surgir ao lado de Katsouranis, no meio, em detrimento de Yebda.
A 4 pontos do FC Porto e mantendo o segundo lugar, temos de ter calma. Faltam 11 jogos e tudo ainda está em aberto. Não nos podemos desunir internamente, e externamente temos de continuar a pugnar por um futebol mais limpo e mais credível. Força Benfica! Foto: Marcos Borga (Reuters/Portugal)

Ficha de jogo
Sporting – 3; Benfica 2
Estádio de Alvalade (Lisboa)
Árbitro: Olegário Benquerença (AF Leiria)

Benfica – Moreira; Maxi, Luisão, Sidnei e David Luiz; Katsouranis, Yebda (Di Maria), Reyes e Ruben Amorim (Nuno Gomes); Aimar e Suazo (Cardozo).
Golos: Reyes e Cardozo

13 comentários:

  1. Estas análises são ainda mias anedóticas que as exibições da equipa maravilha cheia de pseudo-estrelas. O penalti escandaloso do Maix não viste? A bofetada do Luião ao Liedson não viste? A falta de respeito do Pereirinha, ao sentar os "milionários" David Luiz e Sidnei não viste? Os dois golos fabulosos do Liedson não viste - e vão 10...? A lição de bola na 2a parte, não viste? eu sei que viste, mas é mais fácil falar dos árbitros. O teu problema é que o teu treinador não vai nesses filmes, porque é uma pessoa séria.

    ResponderEliminar
  2. o penalti a favor do sporting não viste? pois não? pois é normal fanático de meia tigela, só quero que o lêas o comentário porque já sei que não o vais publicar cobardolas

    ResponderEliminar
  3. Sou leitor regular deste blog embora seja sportinguista. Tem todo o direito de nao aceitar este meu comentario, mas ao fim de tantas vezes que aqui li certas coisas decidi deixar a minha opinião. Este blog é do mais faccioso que pode haver. É impressionante o facto de o autor questionar a superioridade do Sporting, pondo toda a culpa do resultado no arbitro (alias, como é habitual por aqui sempre que o benfica perde). Acho engraçado constatar como aquele lance em que o Maxi Pereira corta um remate de golo deliberadamente com o braço passa aqui completamente ao lado, mas se da enfase aolance em que a falta de Rochemback sobre Aimar é mais que duvidosa.
    Escrevo aqui com a melhor das intenções, e embora perceba que este blog é de benfiquistas, penso que nao perderiam nada se adptassem uma abordagem "mais limpa e mais credivel" aos jogos que aqui analisam.

    ResponderEliminar
  4. Por falar em penáltis, não vista o penálti do Maxi Pereira?
    E por falar em chapadas... Que me dizes à chapada do Luisão no Liedson?...
    E sobre a exibição do Benfica, também nao há nada a dizer?... Podiam ter levado 5 ou 6...

    ResponderEliminar
  5. PF, lá está de novo a vitimização a funcionar.

    Não jogaram "bolha". E V. quer agora desculpar o resultado (muito lisonjeiro para o emblema taxista) com um penálti que não existe, esquecendo-se do que realmente existiu, tendo sido escandalosa a "vista grossa" que o xôr Olegário lhe fez!

    Quanto ao Campeão Nacional, o penálti sobre o Hulk é claro como água (veja a unanimidade do Tribunal d'O Jogo), o golo do Carneiro também é escatologicamente ilegal, uma vez que ele desvia a trajectória da bola com a mão (penso que não estamos a falar de andebol).

    Porquanto lhe digo, seja sério na análise que faz. É que inventar factos fica-lhe mal, e não o leva a lado nenhum.

    Rumo ao Tetra!

    Cumprimentos dum Portista que o aprecia assim no estado bruto. Não mude nunca!

    ResponderEliminar
  6. Sim senhor estou de sintonia ,sou da mesma opinião ! o primeiro golo ditou o vencedor ! pois na 1ª parte os viscondes levaram tareia de bola ! na 2ª parte muita coisa mudou mesmo na ARBITRAGEM do larapio com faltinhas é cartões sempre para os mesmo do S.L.BENFICA é não do clube da bicharada porquê !

    continue ,muita força ,não fomos inferiores fomos ROUBADOS como e normal.

    viva o BENFICA ....sempre

    aguiaR.........

    ResponderEliminar
  7. Arbitragena á parte, o Sporting ganho porque foi melhor e mais competente.
    Mas a verdade é que infelizmente, pelo que tenho visto, Benfica e Sporting vão discutir o 2º lugar, basta ver que numa altura de grande equilibrio na liga, o porto, tem sido vergonhosamente beneficiado e assim de facto é muito fácil ser campeão.

    ResponderEliminar
  8. A análise do jogo para o 2.º lugar dos clubes da 2.ª circular feita pelo autor deste blog está ao nível de um "Cartaxana" ou mesmo de qualquer jornaleiro "isento" da Bola.

    ResponderEliminar
  9. Subscrevo o que aqui foi dito pelo JC, pelo Pedro e Leão da Estrela.
    O Olegário Benquerença não presta não mas foi por não ter visto a mão do maxi após remate do Izmailov, não ter visto um derrube ao Liedson na área encarnada e a bofetada do Luisão no levezinho também.
    Mas o Sporting mostrou a sua raça e justificou com golos e outras tantas oportunidades falhadas esta vitória.
    Sem margem para dúvidas, o Sporting foi bastante superior e podia mesmo ter conseguido uma goleada a sério. Há que reconhecer quando a nossa equipa foi inferior e jogou pior, menos facciosismo "Inferno da Luz".

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  10. El Oporto hace ya bastante tiempo que arrebató el trono de Portugal al Benfica. Es un asiduo en la Champions, competición que ganó en 2004 con otro conjunto de muchos quilates (Baía, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Costinha, Maniche, Alenitchev, Deco, Derlei, McCarthy, Carlos Alberto...) a las órdenes de un pedazo de entrenador: José Mourinho. Es el líder de la Liga portuguesa, donde sólo habrá tres equipos que cuenten, pero el caso es que Benfica y Sporting están por detrás. El Calderón deberá ser una olla a presión, porque el equipo lo necesitará. ¡A por ellos!

    ResponderEliminar
  11. "Qual a influência que a não marcação de uma grande penalidade clara aos 9 minutos de jogo pode ter tido na evolução do resultado e na decisão final deste jogo entre Sporting e Benfica? Aparentemente, toda."

    Não é apenas aparentemente.
    Dai a não marcação da grande penalidade do Reyes sobre o Lucho ter sido determinante.

    ResponderEliminar
  12. Lagartos, tipo JC, D3099, Pedro, Leão (??) da Estrela, etc.

    Isto caso a vossa inteligência ainda não o tenha descortinado é um Blog de GLORIOSOS BENFIQUISTAS e, daí, talvez fosse melhor irem pregar para o blog da lagartagem...Existe algum ??

    Quanto a penalties, é evidente que o do Maxi existiu mas o que se quis aqui frisar foi que, AINDA com 0-0 foi ROUBADO um penalty a favor do Benfica ! Percebem português ? É que por aqui a linguagem dos répteis não faz parte do nosso dicionário !

    Ah, só mais um pequenino pormenor: Aconteça o que acontecer hoje em Matosinhos o GLORIOSO continuará sempre em segundo lugar e, lembrem-se também, que aquele golaço do Cardozo pode vir a valer um título. Mais um...

    Saudações BENFIQUISTAS ET PLURIBUS UNUM !

    P.S. Bendito moderador deste blog que demonstrou toda a sua benevolência e democracia em ter autorizado que as vossas intervenções fossem editadas ao contrário do que vocês esperavam. Mas nesta casa todos têm direito de opinião ao contrário da vossa onde todos ralham e ninguém tem razão !

    ResponderEliminar
  13. Um Post "Levezinho" para o banho de bola que levaram..

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...