domingo, 8 de fevereiro de 2009

Vergonha, vergonha, vergonha...

FC Porto - 1 (?); Benfica - 1 (17ª Jornada). A vergonha enlutou mais uma vez o futebol português. No Dragão, hoje à noite, escreveu-se mais uma página negra do nosso futebol. Fica como uma das maiores nódoas dos últimos anos, a grande penalidade assinalada por Pedro Proença.

O árbitro, aliás, mostrou ao que vinha, quando chega ao estádio do FC Porto equipado a rigor, com a gravata imaculadamente azul. O hábito faz o monge. Mas talvez que Proença não seja o principal culpado.

Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem, deve ser imediatamente colocado em causa devido à nomeação deste árbitro, cuja dificuldade em ser rigoroso com o Benfica é notória, como seu passado indica.

A mentira que foi este resultado, com o Benfica a sair gravemente prejudicado, é um espelho do futebol português dos últimos 20 anos, nomeadamente nos jogos nas Antas/Dragão, onde, ao longo dos anos, se passaram coisas dramáticas para a verdade desportiva e para a credibilidade do futebol.

O livro negro do futebol nacional guardará um lugar de relevo para o lance que deu a grande penalidade contra o Benfica e o golo do empate do FC Porto. Um verdadeiro mergulho de Lisandro, que o árbitro, a um metro do lance, resolveu assinalar.

Este não é um erro de análise. Este é um erro premeditado e propositado. Proença deve ser imediatamente afastado do futebol e da arbitragem. É um homem sem coragem, sem carácter, sem um pingo de vergonha.

Aliás, Proença vinha com a lição estudada. No primeiro quarto de hora não assinalou uma falta sobre Suazo, junto á área do FC Porto, para marcar uma sobre Hulk, num lance idêntico, junto á área do Benfica.

Raul Meireles passou incólume sem amarelo, depois de passar todo o tempo a protestar. Lisandro devia ter sido expulso depois de agressão a Katsouranis. Bruno Alves devia ter sido expulso depois de um pontapé nas costas de Suazo. Proença não viu fora-de-jogo de Lisandro que podia ter dado golo.

E a cereja em cima deste bolo foi o cumprimento discreto entre Lisandro e o fiscal de linha na altura da substituição do avançado do FC Porto. Esta é a revolta que me consome. Lamento pela coragem dos jogadores do Benfica, pela coragem dos adeptos do Benfica que estiveram no Dragão.

Gostava de ter utilizado este espaço para elogiar Aimar – que grande exibição -, Katsouranis, Yebda, David Luiz, todos eles, todos aqueles grandes jogadores vestidos de vermelho. Tenho orgulho neles, os benfiquistas têm orgulho neles.

E temos orgulho em ser Benfica. Mas o futebol português não merece. Aproveito para relembrar a proposta do Sporting de Braga: árbitros estrangeiros nos jogos entre os grandes. E também as novas tecnologias já e em força. Para que não tenhamos mais 20 anos de mentiras. Obrigado Benfica! Foto: Miguel Vidal (Reuters/Portugal)

Ficha de jogo

Estádio do Dragão (Porto)

FC Porto – 1 (?); Benfica – 1

Benfica: Moreira; Maxi, Luisão, Sidnei, David Luiz; Yebda, Katsouranis, Ruben Amorim e Reyes (Nuno Gomes); Aimar (Carlos Martins) e Suazo (Di Maria)

Golo: Yebda (45 min.)

33 comentários:

  1. Isto é mais uma VERGONHA!!!

    Ladrões, vígaros, corrupros!!!

    VIBÓ APITO DOURADO!!!

    Já ninguém se lembra e mais uma vez, num jogo e numa altura crucial, fomos R-O-U-B-A-D-O-S!!!

    Não tem outro nome isto!

    Quique é honesto e íntegro, mantem a coerência e boa educaçãoe não vai por aí!

    O Jesualdo enche uma vez mais aquela boca, com uma dentadura tão falsa como a sua leitura do jogo e ao mesmo nível do roubo que assistimos!...

    Quero ver o que vão dizer as "virgens ofendidas" do nosso futebol e da nossa imprensa estes dias!...

    Com estas VERGONHAS o futebol português vai acabar muito em breve!

    PARA ONDE CAMINHA ESTA NAÇãO DE LADRÕES E CORRUPTOS!!!

    Pedro

    ResponderEliminar
  2. E ele diz que é benfiquista ? Sócio ? Não estou a insinuar que não marcasse o que era mas que não marcasse o que não era !! O ultimo que também disse que era do Sporting, António Garrido, prejudicou o Sporting nas Antas e quando acabou a carreira foi "trabalhar" para o FCP. E Proença para onde irá...?

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o Jorge.
    Benfica fora da liga.
    Bastava a ameaça para por tudo em sentido.
    Deixava de haver tanto cliente SportTv,os clubes ficariam com menos receitas publicitarias,a Liga entraria em falencia...
    Assim, o ENORME ou iria para as provas da Federação, vejam o que se passou no caso do basket, em que a competição voltou a ter seriedade depois da corrupção que era a liga ter acabado; outra opção seria tentar inscrever-se em Espanha.
    Neste ultimo caso, a UEFA e FIFA seriam obrigados a abrir realmente os olhos para o que se passa em Portugal.

    responder a comentário

    ResponderEliminar
  4. Senhor Pedro aquele segundo em que o senhor do apito marca penalty é o espelho de mais de 20 anos de podridão, é devido a arbitragens como estas que não ganhamos naquele estádio.

    A equipa estava a fazer um grande jogo, sólida a defender, os corruptos nem se quer criaram perigo na segunda parte, cebolas e desenhos animados não jogam nada, mas pronto contra 14 sistematicamente é difícil jogar. O senhor do apito aproveitou a primeira oportunidade para dar 1 ponto aos corruptos.

    Digo-lhe caro pedro, até chorei, sofro muito com este clube, faz parte de mim da minha forma de ser, e quando vejo estas coisas fico muito triste e doente.

    Fica a consolação que num campeonato justo, seríamos líderes e com muitos pontos de avanço.

    ResponderEliminar
  5. O que eu penso disso
    http://aoutravarinhamagica.blogspot.com/2009/02/teimosia-dos-burros-e-os-treinadores-de.html

    ResponderEliminar
  6. Cada vez que vejo o mergulho só me consigo rir...Depois do que se passou hoje não há muito a dizer...Apenas faço um apelo aos sócios e adeptos do GLORIOSO. No próximo jogo na CATEDRAL seremos 65 mil. Vamos pedir aos nossos jogadores que mostrem o querer e ambição de ver o BENFICA CAMPEÃO. Gostava de repetir esses números até final da epóca. Nos bons e maus momentos estaremos sempre lá. ELES VÃO LUTAR POR NÓS LÁ DENTRO. NÓS LUTAREMOS POR ELES CÁ FORA. Faço este apelo aos benfiquistas.

    SOU BENFIQUISTA COM MUITO ORGULHO E MUITA AMOORRRRR

    ResponderEliminar
  7. Oh homem, contenta-te com o derrube sobre o Lucho, dentro da área, na 1ª parte! Foi do tamanho da torre. O jogaador não se pode é levantar, tem que ficar no chão. Foi o que fez o "Licha"!

    ResponderEliminar
  8. estas tolo de todo, mas entendo...não te lembras da roubalheira que precisamos para ganhar em casa ao Braga? Pois é, coisas do futebol...mas este Proença merecia o inferno vermelho

    ResponderEliminar
  9. "Ganda" palmada! - É só vígaros...

    Rui Silva

    ResponderEliminar
  10. O Sidnei não levava vermelho?

    O penálti do Lucho, não foi?

    Depende tudo dos óculos...

    ResponderEliminar
  11. Concordo em absoluto este jogo reprenta o que foram os últimos 30 anos: roubar, roubar, roubar ... para ganhar, ganhar, ganhar ... até o Benfica começar a dar tiros nos pés.

    VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA

    ResponderEliminar
  12. A sua "crónica" diz tudo!
    Não aconteceu nada de novo e nada a que não estejamos já habituados! Infelizmente, é o costume. Contra 14 custa sempre vencer!
    Cada vez tenho mais orgulho em ser benfiquista!

    ResponderEliminar
  13. Caros amigos, o Pedro Proença tem uma virtude mas que amiude se torna um problema. Pedro Proença é um benfiquista confesso, penso, não tenho a certeza, que até é sócio do Benfica. O seu sogro, que eu conheço bem, é um benfiquista dos 7 costados. Tudo isto são virtudes mas que lhe causam grandes problemas. Como isto é publico, o rapazote tem de demonstrar que é imparcial e leva tão longe o seu folclore que prejudica sempre o Benfica para mostrar que é imparcial. Já vai sendo tempo de o Benfica dizer basta às arbitragens deste senhor que mais parecem passagens de modelos. Tem a mania e isso fica-lhe mal.

    ResponderEliminar
  14. caro inferno da luz, mais um excelente post...

    quanto ao jogo, isto é só mais do mesmo. se repararmos bem, o Glorioso nos últimos anos ganhou pouco mais de 3 vezes no porko, e também nestes últimos anos (25 / 30) não nos é assinalado nenhum pénalti a favor no estádio porko.

    não podemos é ficar resignados, porque esta equipa ainda nos vai dar a alegria de sermos campeões este ano...

    fomos ao dragão, sem descansar a meio da semana e metemos no bolso as prima-donas das estrelas do f corrupção e putedo...

    hulk, lixa, lucho e cebola jogaram? Nem vê-los...

    são mais uns que pertencem há cantera do sindicato de jornalistas, são bons mas só quando jogam contra os satelites do porko...


    saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  15. meu caro Pedro
    Na minha opinião houve mais um roubo de igreja.
    E não é por toda a gente que ouvi, também de erro considerar que se trata.
    Mas sim porque Proença está a dois metros, sem impedimentos de visão.
    Ou é mau árbitro, ou foi desonesto.
    Como penso que não é mau árbitro só posso concluir que fez mais um serviço, uma bagatela, a juntar a estas.
    http://www.youtube.com/watch?v=hIRX4AZSIrM&eurl=http://forumbenfica.blogspot.com/
    E quantas já vão desde o inicio do campeonato. E até neste jogo.
    O 25 de Abril prometeu descolonização, desenvolvimento e democratização.
    Não houve descolonização, mas sim entrega.
    Não houve desenvolvimento, houve sim nivelamento por baixo, cada dia que passa há mais miséria.
    Se democratização houve, onde mais se fez notar foi na corrupção. A promoção a corrupto efectivamente vulgarizou-se. Hoje não só um filho da puta qualquer é corrupto, como qualquer corrupto é filho da puta, ou ministro.
    E não há machado que corte a raiz ao pensamento, porque é livre como o vento, porque é livre.
    A FPF e a LIGA, já nos deram sinais, mais que suficientes, da sua apetência por ofertas de café, fruta e chocolate, que com redobrado zelo retribu(em)íram, não só no país, como também além fronteiras - Suíça. Os homens do sistema de que falou Dias da Cunha, continuam a sua cruzada de corrupção por acção, por omissão, ou por impreparação.
    Queiroz falou, ou quis, limpar a FPF de toda a porcaria. A. Oliveira foi um conhecido futebolista do FCP e do SCP. Foi seleccionador nacional. Foi presidente do Penafiel F.C. Foi nesta qualidade que afirmou que no principio da época já se sabia quem descia e quem subia, e por consequência quem seria campeão. A. Oliveira, sendo o que foi, tinha obrigação de saber do que falava.
    A FPF é, está, a mesma. Que mudou ?
    A FPF e a LIGA mostram barriga e incompetência a mais, e neurónios e integridade a menos.
    http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1358635
    É gente que não gosta de futebol, gente que não presta.
    É gente pútrida gente que cheira mal.
    Para ela, para eles, o meu escarro mais amarelo.
    Apesar de tudo:
    um bom jogo;
    um Benfica de muito bom nível;
    um Porto bom, que não jogou na porrada como eu supus que fosse fazer;
    um árbitro ……… que é inimigo do futebol ……….. e chega;
    nota para o larápio 0,000002;
    só expulso, escorraçado, e condenado a 25 anos de trabalhos forçados expiará a sua culpa.
    Proença (benfiquista ? bah, tem pai que é cego, não acredito) .
    Laranjeiras

    ResponderEliminar
  16. "Vergonha, vergonha, vergonha... " ?!?!

    E o jogo com o Braga já se esqueceram? Já nem falo do jogo do Belenenses para Taça da 2ºCircular. Na altura não disseram que queriam sair da liga.. Haja coerência.

    ResponderEliminar
  17. Muito bem caro Pedro Fonseca.O que diz deste árbitro só peca por escasso. Mas o pasado dele em relação ao Benfica já fazia temer o pior. Os penaltis por marcar em Penafiel, no Boavista e aquele contra o Benfica em que o Silva do Sporting se lança para o chão - O Lisandro devia estar avisado das fraquezas do árbitro - devem levar o Benfica a pedir a sua exclusão dos jogos do Benfica. Mesmo assim eles sabem a maneira de indirectyamente beneficiarem quem querem. E não venham com a conversa de que errar é humano. O árbitro está a 2 metros a olhar para os pés dos jogadores!!! É de mais.
    Fruta Corrupção e Putedo =FCP continuam activos.
    jraugusto

    ResponderEliminar
  18. Lucho e Licha
    Licha - Que pasó!!! No has sentido la pierna????
    Lucho - Que hablas, coño?
    Licha - El puto del Reyes hizo penalti y tu ni al suelo te fuiste!!!
    Lucho - Joder, podría tener hecho el pase para el gol! Pasé el balon pero el jodido del uruguayo falló.
    Licha - El otro equipo es mejor y está hacendo un buen partido, tenemos que ganar de otra manera.
    Lucho - Yo no voy falsear el arbitro!
    Licho - Yo lo hago pero tu marcas el penalti. Vale?
    Lucho - Vale!

    Jesualdo - Já falaste com o teu namorado?
    Licha - Si, hablé. Hablaste con el arbitro?
    _____

    Meninas vamos ao vira
    Ai! Que o vira é coisa boa.
    Que eu já vi dançar o vira
    Ai! As meninas de Lisboa.
    _____

    http://criticosdabola.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  19. Amigo Pedro.
    Estou a ficar farto!!!
    Isto vai de mal a pior!!!
    É preciso um pénalti marca-se.
    É preciso fechar os olhos a três pénaltis(braga) fecha-se.
    É preciso validar golo em nitido fora de jogo (braga) valida-se.
    É preciso expulsar para enfraquecer o adversário expulsa-se.
    É preciso desvirtuar uma competiçao em detrimento doutra e apresentar uma equipa de mancos, desvirtua-se.
    Isto meu caro é um fartar vilanagem, estou a ficar enjoado e como eu estão alguns milhões.
    Esses corruptos mafiosos não olham a meios para atingirem os fins, e está provado.
    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  20. Foi uma vergonha aquilo a que se assistiu o estádio do Dragão, num bom jogo de futebol, em que a correcção imperou e os jogadores facilitaram a vida ao árbitro, eis que mesmo assim Pedro Proença, o benfiquista?!!!!!, resolveu tirar um coelho da cartola e deixar o Porto na liderança, atrevo-me mesmo a dizer que a máfia contínua viva e bem viva e a dar antecipadamente os parabéns ao Porto por mais um título à semelhança de tantos outros, conquistado ao seu mais nobre e velho estilo, pois não tenho dúvidas nenhumas depois deste clássico, que o campeão está há muito encontrado, o que é triste

    ResponderEliminar
  21. "Este não é um erro de análise. Este é um erro premeditado e propositado. Proença deve ser imediatamente afastado do futebol e da arbitragem. É um homem sem coragem, sem carácter, sem um pingo de vergonha."
    Terá tido a mesma visão em relação aos árbitros do Benfica-Braga e do Benfica Belenenses para a Taça da Liga?

    http://chutodeletra.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  22. vídeo "Árbitro ajuda FCP a empatar com o Glorioso Benfica" em http://gloriosasferatv.blogspot.com

    ResponderEliminar
  23. Concordo com a vergonha que foi a arbitragem.
    Estive no Dragão e vi:
    - Penalti nítido sobre Lucho - na grande área não há lei da vantagem;
    - Entrada de Sidnei para vermelho;
    - Penalti duvidoso sobre Lisandro;
    - Uma substituição não autorizada pelo árbitro que "subitamente" muda de opinião para permitir que Carlos Martins marque o livre.
    Isto foi o que eu vi, que lá estive. Mas, de certeza que as ondas relevisivas alteraram a realidade...

    ResponderEliminar
  24. Foi penalti, o yebda faz obstrução (ou tenta) com pés e mãos, o Lisandro fez o que o Lucho devia ter feito num penalti nao assinalado na 1parte. Sou benfiquista mas para mim infelizmentet o Yebda foi precipitado e custou-nos um golo (mas marcou outro).
    http://www.blogdabola.net

    ResponderEliminar
  25. há outra coisa que ainda ninguém falou mas que não quero deixar passar:

    _ Já reparam que no início do jogo filmaram o Corrupto Mor do Apito dourado, com a sua cara metade" e nos jogos em que estão a ganhar passam o tempo a filmar a sua cara de "anjinho" e ontem,esqueceram-se do homem e não filmaram, durante o jogo nem uma única vez?...

    Só o Baía mais o F. Couto (o que é que este anda à procura???)

    Mostrem a cara do ANIMAL nestas alturas? Televisão de "vozes do dono"!!!

    CORRUPTOS! LADRÕES!!!

    Pedro

    ResponderEliminar
  26. Epá, no meio da corja da orcalhada, há um benfiquista que assume a precipitação do franciu!! Parabens, mas benfiquistas desses já se perderam no tempo.

    Agora é mais técnicos de arbitragem e de justiça. Cagam para o futebol jogado.

    ResponderEliminar
  27. Arranjem uns óculos... Admitindo que não é penalty no lance sobre o Lisandro, que é no mínimo questionável, há uma clara grande penalidade que ficou por marcar na primeira parte sobre o Lucho, mas isso vocês não conseguem ver... O Sidney não passava dos 25 minutos sem o vermelho, mas isso não vos dá jeito. Voces nada fizeram para ganhar, são e serão sempre os coitadinhos que têm uma dream team e cujos fracassos irão sempre culpar terceiros...
    Saudações PORTISTAS!!!

    ResponderEliminar
  28. Uma vergonha,
    desde o sr pedro proença ao inventar um penalti, a organizaçao jogo ( apenas entrei aos 15 minutos ) à entrada apatica do benfica do jogo que fez pensar no pior.
    A verdade é que podiamos ter sido goleados, caso os murcoes, tivessem aproveitado as oportunidades que tiveram nos primeiros 30 minutos de jogo. Depois ainda nos safamos do penalti sobre o lucho. finalmente começamos a controlar o jogo e fomos para cima deles. tivemos a sorte no momento do golo, mas os campeos fazem-se com sorte.
    na segunda parte foi um jogo fraquinho em que controlamos os acontecimentos e so mesmo o sr pedro preonça decidoiu iventar. de qq forma yebda tem q ser mais inteligente e saber que as maos não sao para tentar travar adversarios. ao minimo toque os murcoes e lagartos atiram-se para o relvado e se for contra nos é imediatamente assinalada.

    ResponderEliminar
  29. sao uns ressabiados... algum de voces ja tentou dirigir um jogo de escolas sequer???????? NAO claro.

    ResponderEliminar
  30. Caro amigo:


    Começo por apelar à sua memória.
    Saberá que foi Pedro Proença o senhor que teve a segunda arbitragem mais escandalosa dos últimos anos (falo das que foram em prejuízo do Benfica), quando, por alturas do final da época de 2004/2005 (último título do Benfica, sob o comando de Giovanni Trapattoni), numa deslocação importante do Benfica a Penafiel (presidido por António Oliveira e reconhecidamente um dos bastiões do Dragão), escamoteou ao meu clube dois penaltys escandalosos, além de inclinar constantemente o campo. O Benfica perdeu por 1x0.

    Saberá também que foi o mesmo Pedro Proença, o árbitro de um dos mais polémicos jogos de 2006/2007, um Porto x Sporting. Concedendo ao Porto um livre indirecto a dois metros da baliza do Sporting, num lance que considero dos mais ridículos que tenho memória no futebol nacional. O Porto venceu esse jogo por 1x0 (com o tal golo de Raúl Meireles) e venceu esse campeonato com mais um ponto que o Sporting e dois (ou três) que o Benfica.

    Serve isto para desmontar a tese que sabiamente pessoas com ligações ao FCP lançaram pelos orgãos de comunicação social, e mesmo pela blogosfera (oficiosa), tese essa segundo a qual, pelo facto de Pedro Proença ser sócio do Benfica (algo que ainda não vi provado), favoreceria o seu clube do coração. Nunca aconteceu, antes pelo contrário.
    Mesmo que seja sócio do Benfica, nada me diz que essa não é uma manobra de distracção, para os danos que impõe sempre que apita jogos de capital importância.

    Continuando. Essa mesma estratégia azul, atingiu a Taça da Liga. Porquê? O FCP apregoou aos 7 ventos, o facto de ser constantemente lesado numa Taça que pouco lhe interessa. Nomeadamente nos dois penaltys contra o Vitória de Setúbal (acabou por vencer o jogo por 2x1 frente áquela que para mim é a equipa mais fraca do principal escalão. Leandro Lima, jogador do Porto, converteu o primeiro penalty quando ainda haviam 30 minutos para jogar, falhou o segundo - que diga-se foi pessimamente batido, quando faltavam menos de 10). A ideia de uma cabala contra o Porto ganha forma.
    Forma que se acentua ainda mais após o duelo contra o Sporting na mesma Taça que pouco interessa ao Porto. A esse propósito direcciono-o para aqui (http://relvado.aeiou.pt/?st=78780) num artigo escrito por um portista daqueles mais ferrenhos. A ideia que lá transparece foi alías comentada noutros meios, após a partida.

    Mais. Benfica x Braga. Clube do Minho claramente prejudicado. Dir-se-á, como se disse, 'lá estão eles a levar o Benfica ao colo'. Mesmo depois, e as provas estão aí para quem as quiser ver, do Benfica ter sido prejudicado em 7 partidas (algumas das quais, diga-se que mesmo assim ganhou).
    Na jornada seguinte, um Braga x Porto, onde todos pensariam que jogando na casa do adversário, o Porto pagaria a factura da arbitragem anterior. Nada disso. Quem foi nomeado para apitar a partida? Paulo Costa, habitualmente arredado dos jogos dos grandes, árbitro da AF Porto. Resultado? Porto claramente beneficiado, no mínimo em proporções semelhantes ao Benfica.

    Estes factos aconteceram, são passíveis de diferente interpretação pelas pessoas. Mas existem, reconhecendo serem uns mais objectivos do que outros.
    Vamos agora ao clássico. Mais um Porto x Benfica, curiosamente e muito estranhamente, 33 anos depois do último penalty assinalado no Dragão (Antas) a favor do Benfica. Pessoalmente considero impossível, que em 33 anos não haja um lance passível de grande penalidade na área do visitado, num confronto entre duas equipas semelhantes. Mas isso são outros apitos.

    * Minuto 4, lance na área do Porto, entre Suazo e Bruno Alves. Bruno Alves protege a bola, Suazo agarra-o várias vezes e fortemente, fazendo falta. Árbitro apita bem, marcando a infracção. Quando o hondurenho larga o português, este responde com uma espécie de um coice, falhado. Tentativa de agressão punível na lei. Segundos depois abraçam-se, prática comum após as asneiras de Bruno Alves.
    * Minuto 16, lance entre Lisandro e Katsouranis. Com a bola longe, o argentino pisa a coxa do grego que se encontra no chão, após saltar sobre ele. Podem dizer que não foi propositado, mas eu não acredito que os jogadores não saibam onde põem os pés, especialmente quando a bola já vai longe. E principalmente tratando-se de Lisandro.
    * Minuto 19, lance na área do Benfica entre Lucho e Reyes, provavelmente o mais passível de discussão ao longo do jogo. É indesmentível que o espanhol toca no argentino. Penalty claro se Lucho se deixasse cair, sentindo-se impedido de continuar a jogada. Lucho não deixou. E ao fazê-lo deu uma lição de seriedade, e do que devia ser o futebol, a adeptos, treinadores, dirigentes, colegas de equipa. E aumentou a consideração que tenho por ele. Lucho não caiu porque se sentiu em condições de prosseguir a jogada, tal como o fez, endossando a bola para remate perigoso de Fucile. Volto a recorrer à sua memória. Lembrar-se-à de um lance, no último Belenenses x Benfica na área do Belenenses entre Suazo e Júlio César. O guarda-redes brasileiro toca (indiscutivelmente) no avançado hondurenho, que prossegue a jogada por um segundo, deixando-se cair de seguida. Todo o Portugal (incluindo eu) o chamou de simulador, o árbitro da partida (Elmano Santos) mostrou-lhe o amarelo. Ninguém discutiu. E apesar de tudo há diferenças entre os dois lances. O toque de Reyes deixou Lucho ainda na posse de bola. O toque de Júlio César podemos discutir se impossibilitou ou não de deixar Suazo chegar à bola. Dizem doutos senhores que lei da vantagem não é dada em penaltys. Quando? Quando o jogador que sofre o toque, fica impossibilitado de chegar à bola, seguindo esta para um seu colega. Não foi o caso e sejamos intelectualmente honestos, tal como Lucho foi. Porque facilmente recorro a centenas de casos (e isto acontece principalmente quando há um duelo entre um avançado isolado e um guarda-redes) em que ninguém discute que há penalty quando o guarda-redes dá um toque no avançado. Se o avançado vê que não consegue chegar à bola, e se atira para o chão, é um simulador. Se cai de imediato, discutem-se 'intensidades'. Como foi o Porto, Lucho é um ingénuo, e o árbitro um 'gatuno'. Mais ainda, não são raros os adeptos do Porto que em lances semelhantes se socorrem da tirada ' futebol não é basket, é um jogo de contactos'. De acordo, joguem mas é futebol positivo!
    * Minuto 27. Pisão de Sidnei a Lucho, quando tenta disputar a bola. Ouve-se Jorge Coroado (não devia ser preciso dizer mais nada, penso até que é o único ex-árbitro que o refere) dizer que Sidnei devia ter sido expulso. Ridículo. Apesar de tudo, portistas vejo que partilham da mesma opinião. Ainda assim pergunto, qual a diferença entre este lance e o de Lisandro com Katsouranis, exceptuando o facto de neste a bola estar em disputa entre os dois jogadores.
    * Minuto 52 e 64, cartões amarelos ridículos a Maxi Pereira (num lance de falta, mas normal e a meio campo, com Rodriguez) e a Katsouranis (nem toca no incendiário Raul Meireles) respectivamente. Convém dizer que ao minuto 50, Proença mostra o primeiro amarelo do jogo a Fernando, numa falta sobre Aimar, que o justificou. Assistimos porém a um equilibrar, e depois desiquilibrar dos pratos da balança a favor da equipa da casa, numa espécie de antevisão do que viria a seguir.

    * Minuto 70. Penalty para o Porto. Sobre este lance, não adianta alongar-me. As imagens falam por si. Digo só, que cai no rídiculo quem diz que o braço de Yebda alguma vez impede 'David Lisandro Copperfield', ou 'Michael Lisandro Phelps' (como quiserem), de prosseguir a marcha. E para cair no ridículo já basta Pedro Proença. Sobre este lance direcciono-vos para aqui, opinião de três árbitros no activo. Embora ache que não seja preciso.



    Conclusões do clássico:

    1 - o Porto, ao não apresentar a constituição oficial da equipa do Benfica, ao não colocar a bandeira do Benfica junto com a sua e a da Liga, e ao não permitir (em conluio com outros responsáveis) a entrada dos adeptos do Benfica a tempo do início do jogo, demonstrou a sua pobreza de espírito e o facto de ainda fazer o que quer quando jogo no seu estádio.

    2 - Jesualdo Ferreira cometeu um erro tremendo ao deixar a equipa a descansar para o jogo com o Sporting. Viu-se que poupar Pedro Proença era mais do que suficiente. Pelo contrário, comprometeu o prestígio da equipa ao perder por 1-4 com um rival directo e promoveu ainda uma divisão perigosa no seio do plantel, catalogando jogadores como titulares e suplentes.
    Sobre as suas declarações à imprensa, já nem falo.

    3 - o Porto já pode encomendar as faixas de campeão, 2008- 2009.


    Melhores cumprimentos, não deixem passar isto em claro! Vamos acabar com a manipulação de opiniões!!

    ResponderEliminar
  31. É mentira.
    A constituição oficial da equipa do Benfica passou, que eu vi, nos 2 ecrãs do estádio.
    Os adeptos entraram tarde porque a PSP assim entendeu, por achar que não estavam reunidas as condições para a sua entrada atempada. Mas não consta que estivessem à espera para entrar engaiolados na garagem do estádio, recepção com que os portistas foram brindados na deslocação à Luz da época passada.

    Concordo com a parte de que a poupança do plantel foi inútil. Mas acredito que configurou uma atitude mais de protesto e menos de economia de esforços.

    ResponderEliminar
  32. Efectivamente, a constituição da equipa do benfica apareceu nos placards. N foi é da mesma forma que foi apresentada a constituição da equipa do Porto, com o speaker a gritar, um a um, o nome dos jogadores do FCP. Suponho que os adeptos do Benfica ficaram chateadinhos com o facto, estavam à espera de bomboms...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...