quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

De quem é a culpa?

Luís Filipe Vieira e José António Camacho: unidos até quando?
Os ataques de tem sido alvo o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, devido aos maus resultados da equipa de futebol, revelam pura má fé, desonestidade intelectual ou grave desinformação.
Vamos por partes. Fernando Santos, chegado ao Benfica pela mão de José Veiga para substituir Ronald Koeman, nunca conseguiu criar empatia com os adeptos. Irrelevante? Talvez, se os resultados se impusessem. Mas, nem resultados nem linha de rumo que se visse.
Os mais acérrimos “santistas” esquecem-se de que “o engenheiro do penta” veio com uma fórmula táctica na cabeça, o famoso losango, mas pouco depois já admitia colocar a equipa em 4-4-2 ou em 4-3-3, o que fosse, para fazer funcionar uma máquina que claramente não funcionava. Ou seja, Santos tinha um plano A, um plano B, um plano C ou um outro qualquer. Convicções tácticas, zero.
Para além disso, o treinador português, que muito estimo pelo seu humanismo, não caiu no goto do Inferno da Luz. E, quer queiram quer não, isso não é despiciendo. Não foi portanto de estranhar que depois de uma pré-época por si gerida totalmente (recordem-se as notícias que saíram em que se dizia que Fernando Santos já estava a preparar a próxima época com Veiga), o Benfica entrasse no campeonato com uma apatia estranha, como se viu na primeira jornada contra o primodivisionário Leixões, no Bessa, campo neutro. A frieza entre a massa associativa e o treinador ameaçava tornar-se explosiva. Vieira actuou, de imediato, e fez bem.
Veio Camacho. Quem, pergunto, entre os adeptos e sócios, contestaria esta mudança? Ninguém. Perguntar-me-ão: decide Vieira ao sabor da vontade popular? Claro que não, mas ajudar a cavar um divórcio entre sócios e treinador é algo de errado. Nenhuma decisão pode apostar no apodrecimento da situação.
Camacho revelou-se aposta falhada? Sim e não. Sim porque os resultados não estão a satisfazer ninguém. Não, porque nada ainda está perdido: o campeonato é difícil, certo, mas a Taça de Portugal e a UEFA são objectivos a ter em conta.
O que ninguém esperava era que o treinador espanhol, como escrevo noutro “post”, nada tivesse a ver com o Camacho da primeira passagem pelo Benfica. E isso, sim, é que está a fazer toda a diferença.

4 comentários:

  1. O problema não está só no Camacho, está na estrutura do futebol ou na falta dela. Será que é normal virem quase todos os dias desmentir através de comunicados o suposto interesse em jogadores publicados na imprensa. Será que é normal andar a dizer desde a entrada de Camacho que há dinheiro para reforços e nada. Será que é normal dizer que vai começar um novo ciclo e nada. Será que é normal dizer que os reforços são para integrar a equipa titular e os que chegaram e vão chegar até podem ser emprestados. Actualmente acontece muita coisa anormal no futebol do nosso Glorioso, infelizmente.

    ResponderEliminar
  2. Vieira foi buscar o Camacho para agradar aos sócios....

    Vieira foi buscar o Rui Costa para agradar aos sócios....

    Vieira convidou Rui Costa para Director Desportivo( pode ser que nos venha a surpreender, pois acredito que o seu grande benfiquismo o leve a tomar decisões a sério, uma delas é acabar com o reinado de Nuno Gomes na Luz) para agradar aos sócios.....

    Quando Vieira não agradou aos Sócios, indo buscar o Veiga....foi Campeão.....

    Quando Vieira não agradou aos sócios ao não despedir mestre Trapattonni em Dezembro.....Vieira foi Campeão...

    Que Vieira aprenda de uma vez por todas....

    Saudações Gloriosas

    ResponderEliminar
  3. numa coisa está enganado aqui no seu post... sempre contestei a competência de Fernando Santos desde o dia que soube da sua contratação e prova isso as dezenas de email's que enviei ao presidente, agora afirmar que ninguém constestou a vinda de Camacho, engano ou desconhecimento seu, Eu constestei, disse e continuo a dizer que o Camacho não é treinador para o Benfica, basta atentar ao curriculum de um treinador com esta idade e que ganhou uma taça ao serviço do ... você sabe, Benfica. e a prova está aí, a equipa joga tanto ou menos do que com o Fernando Santos e atenção que na altura não contava como o Cardozo ( que para mim é o maior barrete da história do Benfica devido à relação qualidade/preço)Di Maria,Cebola,David Luiz lesionado,etc, etc ...

    ResponderEliminar
  4. A CULPA SÓ TEM UM ROSTO:
    LUIS FILIPE VIEIRA!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...