terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Exclusivo - TODA A VERDADE

Luís Filipe Vieira veio agitar as águas mansas do futebol português ao falar sobre os árbitros. Em Portugal, essa é uma matéria que parece estar na esfera exclusiva de alguns dirigentes. Ao contrário de outros, Vieira não falou para justificar nenhuma derrota (o Benfica tinha acabado de ganhar em Guimarães),nem para retirar dividendos futuros (os pontos de atraso não permitem tal calculismo). Falou porque a paciência está-se a esgotar, com razão.
Uma análise sobre as arbitragens aos jogos do Benfica neste campeonato, utilizando um jornal insuspeito como “O Jogo”, recorrendo ao seu “Tribunal”, constituído por 4 ex-árbitros: Jorge Coroado, Soares Dias, António Rola e Rosa Santos; e ainda o "Jornal de Notícias", (dois jornais com sede no Porto), mostram a verdade dos factos: o Benfica tem sido prejudicado. Hoje como ontem. Eis, toda a verdade…

1ª Jornada – Leixões – 1; Benfica – 1
Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto)

“Ao minuto 76, Jorge Sousa cometeu o maior erro de uma exibição pouco conseguida, deixando – tal como o seu assistente – passar em claro uma grande penalidade cometida por Ezequias sobre Nuno Assis”.
Apreciação individual ao árbitro na crónica do jogo, in jornal “O Jogo”

2ª Jornada – Benfica – 0; Guimarães – 0
Árbitro: Lucílio Baptista (AF Setúbal)

51 m - Carga cometida sobre Fábio Coentrão passível de grande penalidade?
- “Tomando em consideração o critério adoptado pelo árbitro ao assinalar uma falta de Nélson aos 72 m e um minuto depois nova falta cometida por Léo, impunha-se a marcação de grande penalidade” (Jorge Coroado);
- “Creio que Lucílio Baptista não se encontrava na melhor posição para ajuizar o lane, mas é visível a carga cometida na área vimaranense sobre Fábio Coentrão, que teria de ser punida com pontapé da marca de grande penalidade” (António Rola).
“Tribunal d´o Jogo”, in jornal “O Jogo”

3ª Jornada – Nacional – 0; Benfica – 3
Árbitro: Bruno Paixão (AF Setúbal)

“Bruno Paixão realizou um trabalho seguro (…). O juíz de Setúbal esteve bem no lance da grande penalidade, pois Diego derrubou mesmo o estreante Maxi Pereira”.
Apreciação individual ao árbitro na crónica do jogo, in “O Jogo”

4ª Jornada – Benfica – 3; Naval – 0
Árbitro: Rui Silva (AF Vila Real)

“Realizou um bom trabalho, tendo estado bem técnica e disciplinarmente”.
Apreciação individual ao árbitro na crónica do jogo, in “O Jogo”

5ª Jornada – Braga – 0; Benfica – 0
Árbitro: Paulo Costa (AF Porto)

“O cartão amarelo mostrado a Binya, muitos segundos depois de ter deixado seguir o lance, deixou claro que Paulo Costa não estava imune às pressões dos jogadores, mas não passou cartão aos protestos dos encarnados, que pediram a expulsão de Linz, após este pontapear Léo”.
Apreciação individual ao árbitro na crónica do jogo, in “O Jogo”

6ª Jornada – Benfica – 0; Sporting – 0
Árbitro: Pedro Henriques (AF Lisboa)

Título de 1ª página do jornal “O Jogo”:
“Tribunal acha que prejudicado foi o Benfica”

10 m - Christian Rodriguez cai na área do Sporting em disputa com Ronny
- “Rodriguez ia no alcanço da bola e Ronny sai-lhe ao caminho, ligeiramente atrasado, e põe-lhe a perna à frente, contribuindo para a queda. (…) conclui-se que devia ter sido marcada grande penalidade.” (Jorge Coroado)
90+2 m - Freddy Adu foi derrubado por Moutinho?
- “O jogador Moutinho derruba, em falta, Freddy Adu,cometendo uma falta passível de grande penalidade” (Jorge Cororado);
- “Fica a ideia que João Moutinho comete grande penalidade sobre o jogador do Benfica, tocando-lhe no pé”. (Soares Dias);
- “Há uma rasteira do jogador do Sporting, devendo ter sido marcada uma grande penalidade”. (Rosa Santos);
- “O jogador do Benfica, já dentro da área, foi rasteirado por João Moutinho. Logo, ficou por sancionar uma grande penalidade contra o Sporting”. (António Rola).
“Tribunal d´o Jogo”, in jornal “O Jogo”

7ª Jornada – União Leiria – 1; Benfica – 2
Árbitro: João Ferreira (AF Setúbal)

“Aos 43 minutos, João Ferreira deixou passar em claro uma falta de Luisão sobre João Paulo (o Benfica já vencia por 0-1, (n.b. nota do blogue)), merecedora de grande penalidade, ficando também dúvidas se Nuno Gomes sofreu idêntica falta na área aos 87 minutos”.
Apreciação individual ao árbitro na crónica do jogo, in “O Jogo”

8ª Jornada – Benfica – 2; Marítimo – 1
Árbitro: Pedro Proença (AF Lisboa)

“Um grande jogo como este merecia uma arbitragem a condizer, o que não aconteceu. Pedro Proença ajuizou bem o lance dos dois penáltis, mas perdoou, em dose dupla, a expulsão a Bynia e não assinalou penálti de Ricardo Esteves sobre Léo, aos 72 minutos”.
Apreciação individual ao árbitro na crónica do jogo, in “O Jogo”

N.B. (nota do blogue)Quanto ao penálti sobre Leó, 3 ex-árbitros do “Tribunal d´o Jogo” dizem que o árbitro errou ao não marcar. A excepção foi Soares Dias. Quanto à expulsão de Bynia: no primeiro lance, todos estão de acordo; no segundo lance, só Soares Dias acha que o jogador do Benfica não devia ser expulso.

9ª Jornada – Paços de Ferreira – 1; Benfica – 2
Árbitro: Bruno Paixão (AF Setúbal)

74 m - Cardozo em posição de fora-de-jogo
- Jorge Coroado; Rosa Santos e António Rola discordam do árbitro. Fora de jogo mal assinalado;
86 m - Falta de Rovérsio sobre Léo. Do livre nasce o 2º golo do Benfica
- Todos os ex-árbitros são de opinião de que não houve razões para marcar o livre.
“O Tribunal d´o Jogo”, in “O Jogo”

10ª Jornada – Benfica – 6; Boavista – 1
Árbitro: Paulo Paraty (AF Porto)

“Paulo Paraty acabou por realizar um trabalho desequilibrado, sobretudo por ter deixado Ricardo Silva continuar no relvado depois de uma entrada dura sobre Cardozo. O juiz do Porto decidiu bem, no entanto, nas duas grandes penalidades, a primeira sobre Nuno Gomes e a segunda sobre Rodriguez. Também aplicou bem a lei no vermelho a Zé Kalanga”.
Apreciação individual ao árbitro na crónica do jogo, in “O Jogo”

11ª Jornada – Académica – 1; Benfica – 3
Árbitro: Olegário Benquerença (AF Leiria)

“Olegário Benquerença começou mal o jogo quando não viu Pavlovic, aos 4 minutos, cometer falta sobre Nuno Assis dentro da grande área da Académica – o médio encarnado acabou mesmo por sair lesionado. (…) o golo da Académica resultou de uma falta inexistente”.
Apreciação individual ao árbitro na crónica do jogo, in “O Jogo”

12ª Jornada - Benfica – 0; FC Porto – 1
Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto)

“Entre os lances mais difíceis de avaliar estão uma queda de Lisandro na área encarnada, aos 13 minutos, provocada (?) por David Luiz, e um lance em que Di Maria parece ter sido derrubado por Fucile (dentro da área (n.b. – nota do blogue))”.
Apreciação individual ao árbitro na crónica do jogo, in “O Jogo”

13ª Jornada – Belenenses – 1; Benfica – 0
Árbitro: Paulo Baptista (AF Portalegre)

“Realizou um trabalho seguro, embora tivesse um lapso: aos 14 minutos deixou passar clara falta de David Luiz sobre Roncato. Aos 81 minutos, ajuizou bem o lance de Cardozo, anulando o golo ao ponta de lança paraguaio”.
Apreciação individual ao árbitro na crónica do jogo, in “O Jogo”

14ª Jornada - Benfica - 3; Estrela da Amadora - 0
Árbitro: Hugo Miguel (AF Lisboa)

O ex-árbitro José Leirós julga 3 lances, os únicos a merecerem análise: aos 33 minutos, diz não haver falta para penálti sobre N´Daye; aos 56 minutos, defende que faltopu mostrar o amarelo a Luisão; aos 69 minutos, afirma que foi penálti claro de Maurício sobre Di Maria. - in "Jornal de Notícias"

15ª Jornada - Setúbal – 1; Benfica – 1
Árbitro: Paulo Paraty (AF Porto)

“Paulo Paraty realizou trabalho sereno, seguindo sempre de perto todos os lances de uma partida sem grandes casos”.
Apreciação individual ao árbitro na crónica do jogo, in “O Jogo”

16ª Jornada - Benfica – 0; Leixões – 0
Árbitro: Paulo Costa (AF Porto)

“Paulo Costa, por indicação do seu assistente, errou logo aos 16 minutos, quando anulou a Nuno Gomes um golo limpo que podia ter sido determinante. Muito contestado pelos encarnados, errou ainda ao não assinalar penálti – marcou livre – contra o Leixões, por derrube de Felipe Oliveira a Léo. Dois erros que marcaram de forma irreparável a actuação do juiz do Porto, em claro prejuízo do Benfica”.
Apreciação individual ao árbitro na crónica do jogo, in “O Jogo”

17ª Jornada - Guimarães - 1; Benfica - 3
Árbitro: João Ferreira (AF Setúbal)

29 m – fora de jogo de Cardozo?
- Cardozo não se encontra em posição de fora-de-jogo (Jorge Coroado e António Rola);
33 m – falta sobre Rui Costa à entrada da área. O árbitro não marca e dá amarelo a Rui Costa.
- Árbitro esteve mal (Jorge Coroado)
- Existiu motivo para falta (Soares Dias)
40 m – atraso irregular de Sereno para Nilson?
- É uma situação de falta, pois há um atraso feito para o guarda-redes e este não podia segurar a bola (Rosa Santos)
“Tribunal d´o Jogo”, in jornal “O Jogo”


CONCLUSÃO: Como se pode constatar, lendo as análises do jornal “O Jogo”, o Benfica foi espoliado em 2 pontos contra o Leixões (1ª jornada); Guimarães (2ª jornada); Sporting (6ª jornada) e Leixões (15ª jornada). Em todas as outras ocasiões ou não houve casos, ou os mesmos não influenciaram o resultado final. À 5ª jornada, contra o Braga, ficou por expulsar o jogador bracarense Linz, sendo especulativo dizer que com essa expulsão o Benfica ganharia o jogo. Na única jornada onde se revela um benefício ao Benfica (segundo os opinadores) – jogo da 9ª jornada contra o Paços de Ferreira -, é também especulativo dizer que há um nexo de causa-efeito entre o livre e o 2º golo do Benfica.
Ou seja, no cômputo geral, comprova-se que o Sport Lisboa e Benfica foi, até agora, espoliado (roubado) em 8 pontos. Se não fosse assim (e dando de barato que o FC do Porto ganhou limpo todos os jogos, o que não foi comprovadamente o caso), o Benfica estaria em igualdade pontual com os portistas no 1º lugar. Esta é que é a verdade. Toda a verdade.

15 comentários:

  1. Vai dormir, pá. Os grandes são sempre os mais beneficiados. Vê mas é o que se passou com todos os outros clubes e deixa de porcarias. Então o Benfica é que é o prejudicado. Deixa-me rir! Demagogias para este lado.

    ResponderEliminar
  2. O Porto?

    Bem contra o Sporting foi aquele livre que numa situação semelhante (ou melhor... mais passe em Guimarães) passou em claro. 2 pontos a mais.

    Contra o Belenenses? 1 ponto com aquele golo em fora de jogo de QUILOMETROS do Postiga.

    Precisamos de mais???

    8+3 são 11! Quantos é que são os pontos de vantagem?

    ResponderEliminar
  3. Vou dormir mais feliz.andava eu a fazer um apanhado deste género...
    Bom post;)

    ResponderEliminar
  4. Muito bom trabalho e aliado ao post da cedência das imagens televisivas por parte da sportv revela muita coisa acerca do estado parado, paradinho e quieto do apito dourado...

    referenciei este trabalho meu blog, espero que não te importes...

    http://footballdependent.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Este ze bitaites tem os olhos bem abertos pois manda sempre os outros os fecharem porque será que este ze bitaites nao vai DORMIR com a seita de corruptos, pelos vistos dói-se das verdades, ou QUER que lhe escrevam nas mãos os ROUBOS ao GLORIOSO S.L.BENFICA...

    ResponderEliminar
  6. Grande post, vais ter link.

    Também já andava para fazer algo do género. :)

    ResponderEliminar
  7. E só estás a pegar no que os assalariados do oliveira escrevem no Nojo. Agora transpondo isso para análises a sério aos jogos, esses 8 pontos passam facilmente a 11 (e menos três para os andrades) com o roubo do jogo da Luz (2 penalties por marcar a favor do SLB, muitas faltas ao contrário, etc.), e mais uns quantos por jogos como o do Braga... E anulando os 4 (pelo menos) golos irregulares do Lisandro, eram menos 8 pontos para os andrades. Facilmente se prova que isto está pior que ano passado...

    ResponderEliminar
  8. É nestas alturas que me dá um gozo incrivel em ser Portista!!!!Blog's que se dão ao trabalho de fazer uma análise a todos os jogos do slb, para provarem(?)que no fundo o FCP vai à frente pq o slb foi prejudicado...deixa-me rir!!É das melhores anedotas que eu já li...E se provassem que o slb apresnta melhor futebol, equipa, organização...etc, que o FCP??Se conseguirem avisem-me!!Vou estar atento...

    ResponderEliminar
  9. Belo trabalho!!!

    Prepara-te para os insultos pois os corruptos não podem negar o q aqui mostraste de forma tão clara como inequivoca. Insultando tentam desvia a conversa...é a táctica habitual deles!!

    ResponderEliminar
  10. Parabéns, grande posto.

    A verdade nua e crua.

    Esses fdp dos tripeiros sempre beneficiados e justiça de olhos fechados!

    ResponderEliminar
  11. Isto devia passar em horário nobre nas TVs,
    Vou só salientar que umm das opiniões que é utilizada é a de um senhor que sofre ae azia quando se fala do Glorioso.
    Os benfiquistas deviam todos ler este Post, pois esquevem com muita facilidade e só se lembram dos resultados.
    Parabens, continua.
    Vou passar a ser um leitor atento do te blog.

    ResponderEliminar
  12. Para aqueles que continuam a apoiar e encorajar, a corrupção e a roubalheira, e que mesmo assim gostam de ganhar, só se pode dizer que:
    Não existe maior cego que aquele que não quer ver.

    ResponderEliminar
  13. Eu ficava preocupado se a minha equia perdesse 4 pontos com o Leixões e se viesse desculpar com os árbitros.
    Cada um tem o que merece...

    ResponderEliminar
  14. Pois... Mas a minha equipa não perdeu 4 pontos com o Leixões. Viu serem-lhe roubados 4 pontos. Tal como a tua ano passado viu serem-lhe oferecidos 20 pontos, e este ano já vai perto disso. Só golos irregulares validados esta época ao Lisandro, são quantos, 5, ou já vai nos 6?

    ResponderEliminar
  15. Impressionante como o Tribunal d'O JOGO é utilizado para o bem e para o mal! Se o Benfica ganhar com um penalti mal assinalado e eu vier aqui mostrar o Tribunal a dizer que foi mal assinalado não pode ser utilizado como facto (tal como aqui foi feito) porque O JOGO é um jornal portista e tal e coiso! É absoluatamente ridiculo e contraditorio!
    Faz parte do espirito benfiquista arranjar sempre a desculpa para os maus resultados.

    PS: Quero ver quantos penaltis ficaram por marcar contra o Nacional!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...