quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Provedor das Imagens precisa-se!

As imagens televisivas são hoje um factor decisivo no condicionamento da opinião pública. A caixa que mudou o mundo teve na década de 60 um papel incontornável na eleição de JF Kennedy, como presidente dos Estados Unidos, e, desde aí, nunca mais deixou de execer uma influência quase obsessiva e asfixiante sobre o nosso quotidiano e sobre a agenda mediática.
No campo desportivo, então, a televisão domina a seu bel-prazer. Um poder que condiciona a Liga, cujos calendários são elaborados com submissão às transmissões televisivas, e os clubes, que se tornaram dependentes das receitas dessas mesmas transmissões.
Como se isto não bastasse, a Sport TV, porque é dela que se trata, ainda exerce a sua influência, voluntária ou involuntariamente, na disciplina “ligueira” e na manipulação da opinião pública. O que a Sport TV dá existe, o que não dá não existe. E, assim, um lance banal passa a ser motivo de polémica, de debates e de fóruns, se as imagens são repetidas à exaustão; ou, pelo contrário, um lance desvirtuador do resultado de um jogo é pura e simplesmente ignorado se não houver imagens para o transmitir/repetir.
Dois exemplos, que podiam ser aos milhares: Katsouranis, de dedo em riste no Bonfim, foi visto e repetido até à náusea pelas televisões (imagens Sport TV). Resultado? Sumaríssimo e um jogo de suspensão para o jogador grego.
Pelo contrário, a entrada a “matar” de Bruno Alves sobre Moutinho, no Sporting-Porto do passado domingo, não pode ser vista no programa “Trio d´Ataque” (o de maior audiência nas Tv´s) porque a Sport TV, nas palavras do moderador Carlos Daniel, não forneceu as referidas imagens. Eu sei que me vão dizer que o jogador do FC Porto recebeu o amarelo e, por isso, não pode ser instaurado um sumaríssimo. Mas isso é a “espuma” da questão.
Não estará hoje Bynia com a sua imagem prejudicada junto de árbitros e adeptos só porque o seu lance em Glasgow foi visto e repetido à saciedade? Um lance violento é certo, mas claramente sem a maldade da entrada de Bruno Alves. É por estas e por outras que os campeonatos em Portugal não se ganham só nos relvados…

Obs: António-Pedro Vasconcelos foi certeiro: exigiu um Provedor das Imagens para acabar com esta discricionaridade. Para que se saiba, a RTP não pode escolher as imagens que compra à Sport TV. Ou seja, é como se na compra de um vestido fosse o dono do pronto-a-vestir, e não o cliente, a escolher a cor do mesmo.

5 comentários:

  1. Eu vi o programa e achei que o APV tinha tocado no ponto. É importante que haja um provedor de imagens para que acabe a pouca vergonha dos senhores que fazem uso das imagens a seu belo prazer.
    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  2. E antes disso quantas vezes Quaresma, Ricardo Costa, Maniche, Nuno Valente, etc... fizeram o mesmo?

    Lembraste da cassete que tinha as imagens do Paulinho Santos e que andou perdida durante dias?

    ResponderEliminar
  3. Desculpem o meu português violento, quiçá mais vernáculo: "Porra!" Mas vocês ainda não viram que isto anda tudo viciado e combinado?

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o que disse sobre a Sport Tv. MAs deixe que lhe diga que a TVI não fica atrás. No V.Guimarães-Benfica, no lance do Rui Costa, não se ouviu um único comentário sobre a decisão disciplinar e técnica a tomar. Estes senhores são habituais neste tipo de situação.
    Mas o problema é mais grave. Eles não possuem conhecimentos técnicos nem disciplinares sobre o jogo. Não sabem que tipo de punição dá um pé em riste, não sabem a diferença entre um livre directo e um indirecto, pensam que um jogador por ter amarelo qualquer falta a seguir dá direito a expulsão!!! Enfim o problema é ter que levar com estas encomendas semanalmente!!

    ResponderEliminar
  5. Claro agora o slb n�o ganha por causa das imagens que sao,ou n�o mostradas.
    embora seja dificil mostrar imagens de golos do slb quando eles nao entram.
    Como com o Nacional.
    � mais facil culpar sportv,arbitros,fcp e pinto da costa do que olhar para dentro e reconhecer que vieira � um dos piores presidentes da hist�ria do clube,camacho um verdadeiro flop e,acima de tudo,que o fcp tem melhores jogadores e por isso ganha mais vezes.
    o fanatismo � o pai de todas as derrotas.
    a m�e � a cegueira.
    e isso no slb,infelizmente para o clube,abunda.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...