sexta-feira, 4 de julho de 2008

A história (infelizmente) repete-se

As claques. Este é um tema sempre de difícil abordagem em poucas linhas. Vou tentar ser breve mas com o essencial do que penso. As claques organizadas não são nenhum “ninho” de malfeitores. Podem ser muito úteis aos clubes pelo apoio indefectível em todos os estádios onde jogue a equipa da sua paíxão e, seguramente, criam um ambiente único.
Isto é o que penso que as claques são e devem ser. Mas a realidade é assim? Não é, nem em Portugal nem no Mundo. Os porquês obrigariam a uma tese de sociologia desportiva que não é o lugar nem o momento de começar a elaborar.
Vem isto a propósito do que se passou ontem à noite na Assembleia Geral do Benfica. Em duas palavras: intolerável e inadmissível. Ninguém, seja membro de uma claque, sócio ou mero adepto do Benfica tem o direito ou a legitimidade para insultar o Presidente do Sport Lisboa e Benfica.
A questão é muito simples e espero que entre, de uma vez por todas, na cabeça de quem recorre a este tipo de comportamentos: não foi Luís Filipe Vieira que foi insultado, foi o Sport Lisboa e Benfica.
Pelo simples facto de que o Presidente do Benfica representa o Benfica em todas as situações, muito mais tratando-se de uma assembleia geral do clube. Pelo que, como sócio do Benfica, também eu me sinto insultado.
Goste-se ou não de Luís Filipe Vieira, da sua gestão desportiva, do seu trabalho como líder encarnado, da sua maneira de ser, da sua estratégia, do que quer que seja, merece de todos os benfiquistas o respeito que deve merecer qualquer Presidente democraticamente eleito do Sport Lisboa e Benfica.
Um insulto não é uma crítica. Aqueles que não gostam de Luís Filipe Vieira têm todo o direito a exprimir a sua opinião nas assembleias gerais e nos mais variados fóruns. Que eu saiba, o Benfica sempre foi um clube democrático e nunca coarctou a liberdade de expressão a ninguém. Mas o que se passou ontem à noite, como já se havia passado há alguns meses atrás também durante uma assembleia geral, não foi a livre expressão das discordâncias, foi arruaça, foi mau comportamento, foi indignidade, foi má educação. Como benfiquista não me revejo no que vi. Como benfiquista, que gosta e quer que as claques do Benfica estejam sempre presentes no apoio ao Glorioso, custa-me saber que são alguns membros destas claques que alimentam estas situações.
É certo que são apenas meia dúzia, mas as suas atitudes têm uma visibilidade mediática enorme. Espero que percebam que estão a fazer o jogo dos nossos inimigos e adversários.
Eu não me esqueço que foram os Diabos Vermelhos os principais responsáveis pela continuação do hóquei patins. Eu não me esqueço das coreografias magníficas com que os Diabos Vermelhos e os No Name Boys transformam a Catedral num Inferno da Luz. Sim, Inferno da Luz, como se chama este blogue, e que eu sei que só pode ser revivido com uma grande equipa de futebol e com o apoio das nossas claques.
Eu quero ver os milhares de benfiquistas das claques do Benfica no apoio ao nosso Benfica e não envolvidos em actos que não dignificam quem os pratica e mancham a imagem do Glorioso.

10 comentários:

  1. "merece de todos os benfiquistas o respeito que deve merecer qualquer Presidente democraticamente eleito do Sport Lisboa e Benfica."

    Meu caro amigo,

    Então será que esta direcção respeitou o Presidente João Vale e Azevedo, tirando-o de sócio e não o referindo como ex-presidente, saltando por cima dele?

    Temos que ser coerentes nos comentários e analisar bem as coisas.

    Já chega de bajulamento a LFV.

    Saudações Benfiquistas,
    FC

    ResponderEliminar
  2. otario do crl andas te a esticar outra vez nao é? pq eq n apareces mais vezes no estadio e temos uma conversa simpática? qtas vezes tens qe perceber qe NNao somos uma claque? meia duzia dizes tu... tabem. uma coisa é certa, aceita la este comentario sff.

    p.s: Este post foi pa ganhares mais protagonismo, pa vers a merda deste blog no Jornal de Noticias? na merda do jornal, qe o senhor OLivedesportos é o dono?o tripeiro? ja viste como rebaixaste-te tanto...

    p.s2: aceita la este comentario va..

    ResponderEliminar
  3. ohh filho de um ganda puta, quem es tu pa falar das claques .. quem te disse que foi as claques do benfica.. porta te bem.. estamos atentos.. mais proximos do que tu pensas
    NN MARGINAIS NN

    ResponderEliminar
  4. Tives-te lá???


    Ass: Rui

    Responde se poderes

    ResponderEliminar
  5. PARA VERES ESSAS TAIS COREOGRAFIAS E PRECISO NAO EXISTIR A LEI ESTUPIDA DA LEGALIZAÇAO E OS nn NAO SAO NENHUMA CLAQUE ...A UNICA CLAQUE QUE O BENFICA TEM SAO OS DIABOS VERMELHOS......DEIXEM OS NN em paz nos nao existimos somos apenas varios grupos de amigos quee se juntam no topo sul mais nada

    ResponderEliminar
  6. O que se passou foi efectivamente uma vergonha!...Nunca mais falem sequer no mau comportamento dos super dragões porque ontem desceram ao seu nível na arruaça ,na indignidade,no desrespeito. Como benfiquista ontem senti vergonha e também gosto de ver no estádio a alegria das claques,mas com civismo com dignidade. Ontem não houve nada disso e foi mais uma página negra do nosso clube.
    Saudações

    ResponderEliminar
  7. Nao se deixem enganar:

    http://geracaobenfica.blogspot.com/2008/07/deciso-do-cj.html

    ResponderEliminar
  8. Não vejo motivo para indignação.
    O que as claques fizeram na assembleia apreenderam certamente com o que LFV faz continuamente na comunicação social atacando tudo e todos.
    A verdade é que no SLB começa a existir muita gente que ja percebeu que com LFV não vão a lado nenhum.
    Porque ele consegue ser pior que pinto da costa no que pinto da costa é mau e está longissimo de ser melhor no que pinto da costa é bom.
    Eu sei que as verdades doem.
    Mas para os benfiquistas deve doer bem mais tanto insucesso.

    ResponderEliminar
  9. ao que isto chega: defenderem e, quase, idolatrarem um presidente como vale e azevedo...

    voltando ao tema central, subscrevo o que tu escreves e vou um pouco mais longe: não tenho dúvidas que - tal como noutras claques de outros clubes - existe um grupo de lideres que na busca pelo poder e legitimação dele organizam este tipo de situações por suposto amor ao Benfica, quando na verdade apenas querem a sua quinta livre e com melhores condições possíveis...

    o Benfica não é um alberge de criminosos como tal, nãovai esconder uma organiazação que não se quer legalizar.

    também concordo que as claques poderiam ter um papel importante, mas na verdade não têm e tiram mais pessoas do estádio do que levam...talvez os clubes devessem começar a pensar em animação de jogos pós-claques...

    abraços

    http://footballdependent.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. 1-os senhores que assinam nn certamente não são,apesar de não pertencer ao grupo vários deles são meus amigos e sei que não escrevem em blogs,mt menos assinar,é contra a ideologia deles,logo não levem esses comentários em consideração.

    2-os protestos não foram exagerados,foram fora de hora,o que ali se protestava era contra uma das piores épocas de sempre do Benfica em que ficámos em 4º lugar,e no dia em que acabámos o campeonato os adeptos do Benfica presentes no estádio resolvem andar a fazer "a onda",e a festejar como se tivessem ganho uma taça de portugal,e ninguém fez nada,é o mesmo que irem-nos ao cú e nós deixarmos!

    3-o Benfica é o clube do povo,de pessoas humildes que sabem admitir os seus erros,ao longo da presidência do Sr. LFV ele tal como todo o ser humano cometeu erros e nem por uma única vez foi capaz de assumir o erro e pedir desculpa aos sócios do Benfica,e deveria tê-lo feito especialmente depois desta ultima época.

    4- o presidente anda mais interessado em combater o porto fora do campo do que dentro dele,os Benfiquistas estão fartos disso,queremos uma equipa forte,com vontade de ganhar e de comer a relva se necessário,não me importa os resultados dos outros e como os obtém,importa-me é ganhar e ganhar bem,ele que não queira ir á Liga dos Campeões á força toda porque uma equipa que empata em casa com o Leiria e o Leixões e mais umas quantas equipas simplesmente não merece ir a essa competição

    5-pelo que sei da realidade Benfiquista e sei algumas coisas se classificamos as "claques" como meia dúzia então temos de classificar os adeptos do Benfica como uma dúzia,porque nas assembleias metade dos adeptos que lá estão são das "claques",nos jogos do Benfica fora de casa igual número,ou superior,ou seja eles importam-se com o futuro do clube e estão lá no melhor e no pior,já outros arranjam distracções tais como playstation,sporttv,ou escreverem blogs e só saiem de casa ao som das vitórias,porque têm vergonha de lá estar nas derrotas!
    ass:eu sou Benfiquista com muito Orgulho,com Muito AMOR!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...