quarta-feira, 16 de julho de 2008

LFV dá a cara

Uma ida à televisão com um trunfo de última hora, Pablo Aimar. A sorte acompanha os audazes.
Luís Filipe Vieira vai amanhã à Grande Entrevista, na RTP 1. Um “prime time”, com Judite de Sousa, onde o Presidente do Benfica vai dizer “Toda a Verdade”. Comecemos pelo “timing” desta entrevista, que já esteve agendada para Abril: Vieira dá a cara perante os milhões de benfiquistas e adeptos do futebol e, só por isso, demonstra coragem.
Podia ter-se esquivado, podia ter mandado Rui Costa, podia, simplesmente, ter escolhido uma fórmula mediática mais favorável e de menor exposição. Mas não. Nos momentos difíceis é que se veêm os grandes timoneiros. Este não é um momento fácil e Judite Sousa, com a preparação habitual, não vai dar tréguas.
Mais coisa menos coisa, o alinhamento dos assuntos não deve fugir muito ao que se segue: “Guerra” Benfica – FC Porto pelo acesso à Champions; Apito Dourado e Apito Final; Decisões dos órgãos juridiscionais da Liga, da Federação e da UEFA; Postura de Gilberto Madaíl em todo este processo; “Derrota” do Benfica na Justiça desportiva; Papel de Rui Costa; Próximas eleições; Futebol profissional.
Luís Filipe Vieira não deve deixar-se enredar no “caso” com o FC Porto, evitando fazer a triste figura de Pinto da Costa, recentemente na SIC, a agitar pareceres jurídicos. Basta defender que a sua actuação visou apenas um objectivo: limpar e credibilizar o futebol português; a sua luta foi sempre na defesa de um futebol onde não houvesse lugar para a viciação dos resultados; um futebol onde as famílias pudessem conviver pacificamente, desfrutando do espectáculo; um futebol onde as crianças e os jovens se revissem; um futebol apetecível para investir; um futebol que projectasse uma boa imagem do país. Ou seja, o seu papel (e o de Dias da Cunha, e de Ricardo Costa) não foi em defesa de um clube, qualquer que ele fosse, mas do futebol português. Vieira deve falar para os adeptos, todos os adeptos, e não apenas os benfiquistas. Ponto importante: o Presidente do Benfica só responde a outros presidentes e não a afirmações de funcionários menores de outros clubes.
Para nós, para os seis milhões de benfiquistas, a mensagem deve centrar-se na obra feita ao longo destes últimos anos: a recuperação económica e financeira do clube; o renascimento das modalidades; a reestruturação do edifício do futebol de formação e profissional (lembrar que o Benfica teve 4 atletas no Euro 2008); o estádio e o centro de estágio; os pavilhões; o renascer da mística; os novos projectos (Canal Benfica, p.ex.).
Deve, ainda, evitar alongar-se nos temas do futebol (ex. Christian Rodriguez), a não ser para anunciar, em primeira mão, uma grande contratação (p. ex. Miccoli, que Aimar já cá canta); ou para dizer que exige que todos os jogadores deêm o máximo para conquistar o título. O resto? Rui Costa está lá para responder.
Último assunto: próximas eleições. O Benfica ainda precisa de Luís Filipe Vieira, e ele sabe disso. Abandonar agora o barco seria uma cedência em nada compatível com o seu perfil. Não é crível que Vieira abra o jogo em torno do seu futuro, mas deve aproveitar a ocasião para desafiar os “críticos” a darem a cara e virem à luta. O Benfica é hoje um clube muito apetecível, o Maior clube do Mundo em sócios – mais um “trunfo” da gestão “vieirista” -, com uma solidez financeira apreciável. Um clube na vanguarda das novas tecnologias, onde, pela primeira vez em Portugal, se realizaram eleições por votação electrónica. Como se vê, Vieira leva muitos “reforços” na pasta para mostrar a Judite Sousa, aos benfiquistas e ao País.
Post-Scriptum: Um raide-relâmpago a Saragoça. Uma negociação pela madrugada dentro. A notícia mais esperada a chegar à Luz às primeiras horas da manhã de hoje. Amanhã, Pablo Aimar apresenta-se na Luz, ladeado por Rui Costa e Luís Filipe Vieira. Há ou não há histórias com finais felizes?

2 comentários:

  1. A entrevista foi sendo adiada à espera que a contratação de Aimar fosse certa...
    Já andava muito fugido, agora vem com este trunfo e aposto que vai dizer que esta equipa 'é a melhor das últimas semanas' ehehhehe

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente, não acho oportuno pôr-se a falar nesta altura. Com a aquisição do Aimar ainda se vai pôr a falar de dream teams e alarvidades do género. Rezo para que não.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...