sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Unidos e solidários


Benfica – 2; Leixões – 1 (20ª Jornada da Liga). Quique finalmente surpreendeu. Pedimos, para os jogos contra o FC Porto e Sporting, Ruben Amorim no meio com Katsouranis, as alas entregues a Reyes e Di Maria, e Aimar no apoio a Cardozo. O espanhol fez-nos hoje a vontade e os primeiros 20 minutos contra a equipa-sensação, o Leixões, foram do melhor que o Benfica fez na Liga.

Depois, as coisas equilibraram-se, mas apesar das escassas oportunidades de golo, a vantagem mínima era natural ao intervalo. Com a frente de ataque entregue a Cardozo, por impedimento físico de Suazo (e Ruben entrou para o meio também por impedimento disciplinar de Yebda), a segunda parte trouxe um Benfica mais retraído, menos autoritário, mas mesmo assim a dispor de boas oportunidades de golo, nomeadamente nos pés de Cardozo.

O Leixões tentava mas era pouco mais que inoperante. A defesa benfiquista chegava e sobrava para as encomendas, mas tenho de sublinhar a classe de Miguel Vítor, um jovem da cantera, que fez um grande jogo, seguro e imperial – mais um trunfo da formação a pegar de estaca.

Quique viu bem ao trocar Reyes por Nuno Gomes, conseguindo reagrupar as peças dentro do terreno, mas estava longe de imaginar que o azar ia bater à porta. Já a substituição de Ruben Amorim, ainda na primeira parte, é forçada por lesão do médio ex-belenenses, evitando um teste mais completo da sua dupla com o grego no meio-campo.

Mas o insólito ocorreu a cerca de 20 minutos do fim. Um lance normal provoca a lesão muscular de Carlos Martins e o Benfica fica a jogar com 10, quando pouco antes o Leixões consegue reduzir para 2-1.

Dois “murros” quando ainda faltava jogar muito tempo. Parecia que tudo ia ruir de um momento para o outro, mas a equipa mostrou uma solidariedade, uma energia, um companheirismo, uma entrega de enaltecer.

Para além disso, os benfiquistas presentes nas bancadas na regatearam o seu apoio, tornando-se não o 12º jogador, mas o 11º jogador. E, por fim, a garra demonstradas por Quique, como que querendo saltar para dentro do campo para ajudar os seus (e os nossos) foi um suplemento de alma que foi decisivo. Quique está de parabéns.

Vamos esperar agora pelo jogo de amanhã entre o FC Porto e o Sporting. Ou nos aproximamos do primeiro lugar ou nos distanciamos decisivamente do Sporting. Seja como for, cumprimos a nossa parte, com dedicação, profissionalismo, empenho e classe.

E quando assim é, tudo está bem. E tudo acaba bem. Foi uma prenda bonita a que os jogadores, o treinador e o público benfiquista quis dar ao Sport Lisboa e Benfica, que amanhã, com uma grande gala no Casino do Estoril, celebra os seus 105 anos. Parabéns Benfica! Foto: Nacho Doce (Reuters/Portugal)


Ficha do Jogo

Estádio da Luz (Lisboa)

Árbitro: Lucílio Batista (AF Setúbal)


Benfica: Moreira; Maxi, Luisão, Miguel Vítor e David Luiz; Reyes (Nuno Gomes), Ruben Amorim (Carlos Martins), Katsouranis e Di Maria (Balboa); Aimar e Cardozo.

Golos: Elvis (pb) e Nuno Gomes


4 comentários:

  1. Grande vitória, com muito querer, garra e união
    exelente o comportamento do publico

    ResponderEliminar
  2. No seu ultimopost fala nos risos de Wenger e nos jogadores do Bayern no jogo de 4f...É eskisito k nao fale dos sorrisos do treinador do olimpiakos ou entao do galatasaray quando humilharam o seu clube.
    O seu discurso alcança um nivel de ordinarice muito elevado!
    Cumprimentos,

    PS: Tambem nao se lembra do Celta de Vigo, ó seu ordinario de meia tijela?!?!?!?

    ResponderEliminar
  3. foi de facto uma vitória da união e da capacidade de sofrimento, fruto dos acontecimentos naquele minuto 70.
    Num entanto há algo que me revolta na equipa, não sei se por falta de confiança do treinador na equipa se por uma estranha questão de estratégia, sempre que estamos em vantagem no marcador, a equipa recua em demasia, revelando falta de ambição e de confiança nas suas capacidades, o que é mau.

    ResponderEliminar
  4. O tempo de descontos dado foi uma vergonha. Mas isso não interessa nada, só vemos para um lado não é?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...