segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Luís Martins – o lateral do futuro

É o mais recente rosto da formação encarnada. Aliás, é um produto raro: não é fácil um “sénior de primeiro ano”, que no ano passado disputava o Nacional de Juniores, conseguir actuar na Liga dos Campeões. E com bom rendimento. Falo de Luís Martins.
Não surpreende. Já aqui o disse: na equipa de sub-19 do S.L. Benfica 2010/2011, Luís Martins foi a referência. Via-se ali algo diferente dos outros, na atitude, no desempenho, no rendimento final. No entanto, o seu trajecto está ainda a começar.
Ganhou algum mediatismo com a participação no Mundial de sub-20, onde Portugal foi vice-campeão. Nunca tremeu. Nem mesmo contra a Argentina, teoricamente a equipa mais forte do torneio, Luís Martins soube fechar o flanco em conformidade e, mais do que isso, fazer valer uma das suas especialidades: a subida pelo corredor, o cruzamento bem medido, e até o remate forte.
Trata-se de um jogador em fase de lapidação, tal o seu potencial, tal a necessidade de desenvolvimento físico. Jorge Jesus vê nele um novo "Fábio Coentrão” e, de facto, as comparações são inevitáveis. É cedo, no entanto, para vermos Luís Martins como o lateral do presente. Todavia, tem a seu favor o facto de, na prática, ser menos rebelde que o caxineiro, possuindo um temperamento mais dado ao “low – profile ”e à discrição.
No último jogo particular dos encarnados, frente ao Galatasaray, outro jovem talentoso mostrou atributos: o guardião Bruno Varela. Com apenas 18 anos foi chamado para a selecção nacional de sub-21. É um guarda-redes com uma estampa física considerável, que sai bem dos postes, e mostrança segurança nas bolas rasteiras, onde teoricamente poderia ficar a desejar dada a sua altura.
E faz-lhe bem este novo ambiente: ganhou calo, robustez, experiência de balneário com os mais velhos. Isto porque, desde há muito, há quem refira que é o guardião do Benfica e da Selecção Nacional a longo prazo.

Gil Nunes
ex-olheiro do SL Benfica
colaborador do site "Notícias do Futebol"

3 comentários:

  1. Tenho que discordar...Se queriam um lateral de futuro não deviam ter deixado sair o Mário Rui.
    Luís Martins revela muitas dificuldades de posicionamento. Oxalá as supere.

    ResponderEliminar
  2. Caro leitor:

    Permita-me discordar da sua leitura. É certo que o Luís Martins não é um produto acabado, mas não lhe vejo falhas de maior para se dizer que o posicionamento é um dos seus pontos mais fracos. Trata-se de um jogador que, para além do mais, tem mais capacidades ao nível do remate e do cruzamento, isto sem desprimor às capacidades técnicas do Mário Rui, bem vincadas no Mundial de sub-20 onde foi titular.

    Sobre o Mário Rui - jogador formado no Sporting, Valência e Benfica - tem de momento outra desvantagem em relação ao Luís Martins, pois de momento joga no Gubbio de Itália, equipa manifestamente menos competitiva que o Benfica. Sim, é um bom jogador, merecia claramente uma equipa com mais aspirações. mas na minha opinião o Luís Martins leva de momento clara vantagem, até porque é mais novo um ano.

    Obrigado pelo seu contributo,

    Gil Nunes

    ResponderEliminar
  3. Bom Dia, Gostaria de partilhar o nosso Blog com o vosso.
    Falamos de futebol a...duas vozes!
    http://futebolbipolar.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...