quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Curta é a memória

Os jornais e os jornalistas são especialistas em efemérides: hoje faz x ano(s) que…. Em 31 de Outubro, Luís Filipe Vieira cumpriu 8 anos à frente do Benfica e os jornais deram conta disso. O problema não está em se registar a efeméride, o problema está em que na voragem dos dias, nem damos conta que o tempo passou.

Oito anos parecem muito tempo, mas se formos elencar tudo o que Vieira fez neste período somos levados a questionarmo-nos: “tudo isto em 8 anos?”. É verdade. Até a nós benfiquistas nos parece tão longe e distante o dia em que Luís Filipe Vieira assumiu funções de líder do Benfica.

E no entanto vivemos 8 anos quase únicos na nossa História. Saímos de um coma que ameaçou a nossa gloriosa existência. Com a liderança de Vieira, cumprimos os compromissos que outros deixaram – uma trágica herança de dívidas, humilhações, chacota e derrota.

Limpámos o nosso vibrante nome, voltámos a ganhar credibilidade e respeito nacional e internacional. Tudo isto em 8 anos – uma tarefa hérculea, que ninguém admitia como possível. Mas a missão foi cumprida.

Já repararam que ainda não falei na obra física de 8 anos de liderança? Talvez Luís Filipe Vieira tenha a consciência de que a obra imaterial – credibilidade, respeito, dignidade -, que foi necessário recuperar, tenha sido mais complexa de erguer e tenha dado mais prazer.

É preciso lembrar sempre essa obra imaterial que foi construída ao longo destes 8 anos, porque ela não se vê a olho nu. A obra física está aí para toda a gente admirar, mas também essa é necessário lembrar e sublinhar.

A memória das pessoas é muito curta.

3 comentários:

  1. Eu diria,a memória de certos "benfiquistas" nem do tamanho de um grão de areia é!

    ResponderEliminar
  2. Não é não - tal como a colossal e assustadora dívida acumulada - meu caro Pedro!

    ResponderEliminar
  3. http://www.marca.com/2011/11/03/futbol/equipos/barcelona/1320315532.html?a=479fb4ff9df52a0266f20b31b0d20ce7&t=1320328264

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...