terça-feira, 21 de julho de 2009

Benfica/TVI: o que falta dizer

A polémica instalada sobre a proibição da entrada de jornalistas da TVI numa conferência de Imprensa no Estádio da Luz é “gato escondido com rabo de fora”. Até agora, ninguém saiu da lógica do politicamente correcto, que é censurar a decisão da Direcção do Benfica.
Comentadores com ar compungido e recém-convertidos arautos das boas práticas e dos bons costumes dizem-se chocados. Afinal, referem, o Benfica é igual aos “outros”. Os “outros”, nunca nomeados, são o FC Porto.
Quem não se lembra dos blackouts, das portas fechadas à comunicação social, da selectividade de privilégios e até das ameaças e agressões. De que a mais célebre foi a Carlos Pinhão, após um Beira-Mar – FC Porto, ainda no velhinho Mário Duarte, em Aveiro. Houve também a de José Saraiva (ex-director do JN, já falecido), mas fora dos estádios e por motivos extra-desportivos.
O que falta dizer é que o director-geral da TVI, José Eduardo Moniz, se perfilou como adversário interno de Luís Filipe Vieira. Ora, Moniz manda na informação da TVI, pelo que, justa ou injustamente, podem sempre existir suspeitas sobre o rigor jornalístico da TVI no que ao Benfica diz respeito.
Por norma, não me revejo na proibição de acesso de jornalistas às conferências de imprensa (desde que não existam motivos plausíveis e justificados). Não está, julgo, em causa a ética profissional e deontológica dos profissionais da TVI. Porém, este caso – por causa do “caso” Moniz – não se pode equiparar às atitudes que outros clubes, nomeadamente o FC Porto, tomaram e tomam. Até ver, a Direcção do Benfica tem razões para esta decisão. Como diz o povo: “Quem não quer ser lobo não lhe veste a pele”.

14 comentários:

  1. Desculpa discordar categoricamente.

    Então podem barrar a TVI porque Moniz foi um quase opositor de Vieira nas eleições? Assim?
    Não estarão com isso a dar-lhe motivos para o ser efectivamente e para 'controlar' efectivamente a informação da forma que lhe convier?
    Vale que não acredito que ele faça isso...

    Onde é que viste a TVI a fazer algo contra o Benfica que justifique isto?

    Defender a ditadura a todo o custo? Não, obrigado.

    Por este andar, eu como não concordo que nem um carneiro com tudo o que Vieira faz, sou proibido de ser sócio e de entrar no estádio...

    Reflecte lá um bocado antes de defenderes assim a dama (Vieira, não o Benfica).
    É que esta desculpa é mais descabida do que a decisão que tenta desculpar.

    Porque não questionas antes a direcção pelos processos judiciais que supostamente ia colocar ao Record, como anunciaram no site?

    Cumprimentos,
    Benfica Sempre!

    ResponderEliminar
  2. Não tires as palas vieiristas que não é preciso..

    ResponderEliminar
  3. Este é sempre um assunto do tipo "pau de dois bicos", por um lado concordo, por outro não, pois penso que virá da parte da TVI um ataque cerradissimo ao SLB sempre a tentar destabilizar, o Moniz quer é tacho, negociatas e polémica para atacar LFV, eu acho até que lhe estão a fazer um favor!!

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente com a opinião acima referida, e acho que o SLBenfica tem todo o direito de tomar este tipo de decisãoes.
    Cumprimentos...

    ResponderEliminar
  5. essa Da tvi ser alvo de reprezálias,não é de admirar.
    os hábitos Salazarentos existem muinto no vermelhusco,até neste blogue basta ler no anterior comentário o que dis:Jota Pê

    ResponderEliminar
  6. Não percebo?!?!
    Será que o Moniz está a utilizar a TVI para vir a ser presidente do SLB. Mas se for assim, nós não nos vamos esquecer daqui a três anos.
    Ou será que alguém na TVI (Prisa) quer ver-se livre do Moniz e para isso usa a TVI para atacar esta direcção e assim empurrá-lo para o Benfica, ou então, será que o Moniz já sentiu que vai ser corrido da TVI e procura arranjar um tacho para daqui a três anos?????

    ResponderEliminar
  7. estou-me a borrifar para o que os camaleões e mafiosos dizem do GLORIOSO S.L.BENFICA ...

    Para a proxima sera diferente sera COM VOZ DE HOMEM RUUUUUUUUUAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
    SEUS CANALHAS SEUZ BRANQUEADORES SEUS MAFIOSOS DA TRIBO DO FUTEBOL..

    ResponderEliminar
  8. nao concordo....
    aliás isto é uma vergonha
    filipe vieira quer ser o PC2 e se não nos insurgirmos contra isto, o estdo despota arrasará toda a colectividade...qualquer dia, nem nos sócios poderemos livremente dar a nossa opinião nas assembleias gerais ou outro locais próprios, se esssa opinião for contraria á do reisinho vieira...não sejam fanáticos...sejam benfiquistas apenas

    ResponderEliminar
  9. Sou benfiquista, mas a atitude da direcção do Benfica é vergonhosa, e igualzinha à que é feita no Porto.

    O Sr. Vieira não tem vergonha, como se pode comprovar pela campanha que tem feito contra alguns meios de comunicação.

    Pena que os benfiquistas se deixem levar na cantiga, e não vejam que ele usa o jornal A BOLA para atirar poeira para os olhos dos adeptos, através das suas amizades no dito jornal.

    O Sr. Bruno Carvalho não tinha condições para ser presidente do Glorioso, mas no dia das eleições disse uma grande verdade: "como é que o Benfica vai ter moral agora para falar na democracia dos outros clubes?"

    ResponderEliminar
  10. Até ver o Benfica tem razão?! E o cumprimento da lei? Já sabemos que, até ver, as leis da República não se aplicam ao Benfica. Lembras-te do incumprimento fiscal que dava descida de divisão? Lembras-te da vergonha que foi a "actuação" do Diabo o ano passado? Lembras-te do célebre "estorilgate", que nunca s epodia ter realizado no Algarve? Se os jornalistas todos tivessem tomates faziam um blackout ao Benfica...É claro que sobravam sempre os sabujos da Bola e da SIC...

    ResponderEliminar
  11. Permita-me discordar dos pressupostos que sustentam o seu argumento para dar razão ao Benfica. O facto de outros clubes terem feito o mesmo anteriormente não dá legitimidade ao Benfica de barrar a entrada a jornalistas, não se copiam maus exemplos e as ilegalidades não deixam de o ser só porque antes já foram cometidas. Depois, deixe-me dizer-lhe que uma conferência de imprensa é um local aberto a todos os jornalistas e não pode ser impedida a entrada de nenhum. Repare que eu disse jornalistas, porque a condição profissional sobrepõe-se ao órgão de comunicação social para o qual trabalha. A atitude do Benfica é ilegal face à Lei de Imprensa, porque configura uma situação de desigualdade e interfere na livre concorrência e no livre acesso às fontes de informação. Direi ainda que o argumento divulgado pelo Benfica (discordância relativamente à orientação editorial da TVI) é totalmente inaceitável num estado democrático, na medida em que a linha editorial é da responsabilidade exclusiva do órgão de informação, porque só assim se garante a liberdade de expressão e o livre direito à informação. Por último, quem se sentir lesado por alguma notícia publicado nos media só tem que fazer aquilo que é óbvio: faz queixa na ERC, usa o direito de resposta e eventualmente processa judicialmente o órgão de comunicação. Se o Benfica está a vedar a entrada de uma estação de televisão, obviamente está a beneficiar as outras, o que é ilegal. Se organiza conferências de imprensa é obrigado a deixar entrar todos (mas não é obrigado a responder a todas as perguntas) ou então não faz conferências de imprensa.

    ResponderEliminar
  12. Sinceramente, caro Pedro Fonseca, até onde levará o seu "Vieirismo", qual o seu cpmprometimento com o presidente do Benfica? é que as suas crónicas agora não passam de fazer uma constante vénia ao "querido lider", tenha mais coerencia, o Pedro tem efectuado uma autentica acrobacia de 180º mas que em vez de terminar depois das eleições continua com um constante bajulamento, por mim considero lamentável...

    ResponderEliminar
  13. Caro JC, 1-o jogo no algarve foi a pedido do estoril, p realizar + receitas (e qual a diferença de jogar no estoril ou na luz??)e muitas equipas ja jogaram em estadios q nao os seus;2-o pagamento de dividas c açoes de uma sad esta previsto na Lei 3-condeno a atitude do diabo, sem duvida e o SLB devia ter sido multado. mas a massa adepta do fcp nao e exmplo p ninguem...

    ResponderEliminar
  14. o S.L.BENFICA tem todo o direito de na sua casa deixar entrar quem seja honesto !Mas quando se portam mal comigo é querem entrar em minha casa ficam na RUA , mais nada ..

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...