terça-feira, 4 de maio de 2010

As virgens ofendidas e a autoridade moral


Em 1990/91, o Benfica de Eriksson foi às Antas ganhar por 0-2 e arrebatar o campeonato. Quase 20 anos depois, os golos de César Brito rivalizam na memória de todos com o espectáculo dantesco que a equipa encarnada teve de se confrontar.
Se estão lembrados, os jogadores benfiquistas foram obrigados a equipar-se nos corredores porque o balneário estava regado com creolina e exalava um cheiro insuportável. Nessa altura, Eriksson confrontou o já então presidente do fc porto com esse facto.
“Desculpe Eriksson, mas isto é uma guerra”, disse Pinto da Costa ao treinador sueco do Benfica, conversa que este recentemente revelou quando esteve em Portugal. 20 anos depois, pouco ou nada mudou nas Antas/dragão. “Isto é uma guerra”, continua a ser o lema para aquelas bandas. Pelo que se devolve à procedência o epíteto de “virgens ofendidas” e se questiona quem é que afinal tem autoridade moral.
Enquanto que o fc porto sad faz um comunicado que não é assumido por ninguém, no Benfica temos o carácter e a coragem de dar a cara e assinar por baixo. Bolas de golfe, isqueiros e pedras sorrateiras, resvalam na carapaça da nossa dignidade.

3 comentários:

  1. "Mais de 10 elementos da comitiva benfiquista, entre jogadores e membros da equipa técnica, viveram o clássico do Dragão em clima de autêntico terror, sem conseguir ver o jogo, por se encontrarem ‘sequestrados’ no balneário."
    Noticia do Correio da manhã.
    Não me espanta, isto é somente crime de sequestro, mais um que vai ficar impune, no fundo é este o conceito de justiça do fc porto.

    ResponderEliminar
  2. Norte e Sul

    Frequentemente assistimos nos mass media, a propósito do futebol, da política e da economia, entre outros assuntos, a uma batalha de argumentos, e não só, entre o "Norte" e o "Sul". Até aqui nada que me tire o sono. O problema está quando analisamos este assunto de uma forma mais radical. Vamos ver a extensão e compreensão dos conceitos. Ou seja, os "senhores do norte" quando utilizam o conceito "sul" estarão a referir-se ao Alentejo ou ao Algarve? Não! Estão referir-se a Lisboa, salientando que as infra-estruturas vão todas para o "sul", as maiores verbas do orçamento são para o "sul", etc. São estes mesmos senhores que estão a exigir que estas mesmas verbas e infra-estruturas venham para o "Norte". Vamos fazer o mesmo, ou seja, analisar a extensão e a compreensão do conceito "Norte". Será que estes senhores, quando se referem ao "Norte" estão a pensar em Vila Real, na minha terra (Valpaços), em Vinhais, em Bragança, em Chaves, ou em Montalegre? Não! Estão a pensar no Porto! Portanto, o conceito "Norte", para estes senhores, termina em Amarante (talvez esteja a ir longe demais geograficamente) e tenho muitas dúvidas se o Minho "caberá" dentro do conceito. Se é verdade que muitos cidadãos da região Norte habitam no Porto, se identificam com a cidade, com a sua História, com a sua cultura, com os seus clubes, nem todos, incluindo eu, apesar de reconhecer a sua importância, a sua História, a sua cultura e tradições, não reconheço o Porto como porta-voz do "Norte". O "Norte" é muito mais do que o Porto ou o Douro Litoral. Por isso, era preferível que estas "guerras" Norte/Sul tivessem maior rigor conceptual. Usem "Lisboa" em vez de "Sul"; usem "Porto" em vez de "Norte". Além do mais (talvez vá irritar muitos "senhores do Norte"), geograficamente, o Porto é o sul do norte.

    Saudações Benfiquistas!!
    Viva o SLB

    ResponderEliminar
  3. Ó porco de Merda ;já viste o que é que os Porcos do teu clube fizeram no combóio?São piores que gado
    O gado não fás tanta merda nos vagons onde são transportados

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...