quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Angola, país-irmão

A viagem do Benfica a Angola, agendada antes do jogo do dragão, motivou os comentários mais diversos, a maior parte negativos - com o argumento de que a longa deslocação e as mudanças climatéricas e de fusos horários iria acarretar custos competitivos.
O que não se teria dito se tal viagem tivesse sido realizada antes do jogo do dragão.Estamos, pois, habituados a este discurso pequenino, lacrimejante e desculpabilizador. Pode o desgaste desta viagem justificar um resultado menos bom contra a Naval, o último classificado da Liga, na Luz, no próximo domingo? Não pode. Claro que não pode.
O convite que o Benfica recebeu para defrontar a Selecção angolana, que esteve no Mundial de 2006, e é uma das mais fortes de África, em jogo inserido nas comemorações dos 35 anos de Independência daquela ex-colónia portuguesa, é algo que deve figurar na História do Benfica.
Que clube, nacional ou estrangeiro, recusaria tal honra e tal distinção? E já não falo no vultuoso "cachet", de quase 1,5 milhões de euros... Depois, o que se viu, ouviu e leu, torna ainda mais espectacular esta viagem. A loucura das crianças angolanas, o entusiasmo à volta da equipa e dos seus craques, a imagem e o nome do Benfica a prender as atenções mediáticas em Luanda, uma capital com muitos outros atractivos - tudo isto representa um retorno, a curto e médio prazo, a nível do merchandising, a nível da adesão de novos sócios e assinantes da Benfica TV (que transmitiu o jogo), a nível da consolidação e propagação da imagem e do nome do Benfica como clube planetário. Quanto teria de investir o Benfica para ter este retorno? E ainda lhe pagam por cima... Está mais que justificada uma viagem que só teve aspectos positivos. (Até serviu para levantar o moral com uma vitória). 

4 comentários:

  1. Ora meu caro amigo, foi precisamente nesses termos que fiz o meu último post.
    O Benfica tem um papel social, por força da sua dimensão muito grande e que visa ser levado a cabo e essa é uma faceta que em momento algum pode ser descurada.

    ResponderEliminar
  2. Concordo em absoluto. Principalmente a 10 pontos do 1º lugar. :)
    Só com poderio financeiro se pode destronar o sistema.

    O mercado televisivo angolano representa 250 mil assinantes por cabo, 18 milhoes de pessoas em tv aberta, e 1 ou 2 milhões com capacidade para serem sócios ou adquirir merchandising. um mercado a não desprezar.

    Se por acaso tivessemos uma viagem na LC aos confins de uma qq ex-republica da URSS com temperaturas negativas, viagens de avião e autocarro, tinham esta choradeira toda? claro q não.


    Saudações,

    Xenrik

    ResponderEliminar
  3. Vamos lançar um boicote ao jornal "A Bola", enquanto o Miguel Sousa Tavares lá escrever.
    Divulguem pf

    ResponderEliminar
  4. http://chamagloriosa.blogspot.com/2010/11/os-silencios-de-jesus.html#more

    Enfia a carapuça...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...