quarta-feira, 9 de março de 2011

Carnaval e bruxarias

Não é dos mais famosos mas está a conseguir-se impor. O Carnaval de Braga quer competir com Loulé e a Mealhada. O ano passado foi o que se viu, com Jorge Sousa disfarçado de árbitro. Este ano, a máscara mais vistosa foi a de Carlos Xistra.
Sabia-se há muito que estes dois eram entusiastas do corso. Gostam de se disfarçar, de regressar por momentos à infância e às infantilidades. São dois cromos, mas perigosos. E, neste caso, não serve dizer que “é Carnaval, ninguém leva a mal”.
Ontem como hoje, o Carnaval tem assentado arraiais no futebol português. A muitos servem a máscara dos Irmãos Metralha. A estes dois, Jorge Sousa e Carlos Xistra, serve na perfeição.
Os erros graves e clamorosos já foram mais que dissecados. Tudo, mas tudo, premeditado. Carlos Xistra foi a Braga para prejudicar o Benfica. Fê-lo sem tibiezas, como quem tem as costas quentes.
O Benfica não pode deixar impunes arbitragens deste jaez. Mas tem de começar a cravar bem fundo a sua “faca de indignação”. Jorge Jesus bem avisou a navegação, ao dizer que Xistra era muito querido em Braga. Mas ficou a meio caminho. Nem condicionou, nem assustou.
O que devia ter dito, ou alguém por ele, é que o historial de Carlos Xistra não augurava nada de bom e o Benfica tinha razões suficientes para duvidar de uma arbitragem de um senhor que há muito devia estar impedido de arbitrar. E ponto final.
Lamentos depois do jogo pouco servem e só desgastam. Esta era uma altura cirúrgica para parar o Benfica. O “sistema” tem o calendário bem estudado. “Matar” a cavalgada imparável do Glorioso em Braga era essencial para deixar o fcporto ir descansado a Moscovo e criar uma pressão acrescida no Benfica para o jogo com o PSG.
Até o sempre sóbrio, competente e idóneo Vítor Serpa, director de "A Bola", saiu do seu registo moderado mas incisivo, para escrever em editorial. "Ponto essencial: Xistra - o árbitro - foi infelizmente decisivo num jogo decisivo". (...o erro decisivo que cometeu foi demasiado óbvio e demasiado grosseiro).
Daqui a 3 jornadas há o Benfica – fcporto na Luz, se como tudo indicava o Benfica ficasse a 5 pontos, as últimas 5 jornadas iam ser de cortar à faca, com o porto a ter de receber o Sporting e a deslocar-se a Setúbal e à Madeira.
Xistra entregou o campeonato ao porto – não há que ter medo das palavras. E tem de pagar por isso. O Benfica tem de começar a estar mais atento e a ser mais ladino – vocês sabem do que é que eu estou a falar, como diria o Octávio Machado.

Post-Scriptum: Pinto da Costa diz que não é especialista em bruxarias. Confirma-se: PC está a perder qualidades, pelo menos a memória. Ajudemo-lo: foi PC quem contratou Delane Vieira, o bruxo brasileiro, para o fcporto, com funções de acompanhar de perto a equipa, não fosse dar-se alguma quebra mística.
E depois, quem não se lembra dos célebres banhos de mar, em plena madrugada, junto à capela do Senhor da Pedra, para afugentar os maus espíritos? PC pode não ser um especialista em bruxarias, mas pelo menos as noções básicas não devem ter esquecido…

4 comentários:

  1. Soberba postadela.
    Uma radiografia a 3 dimensões do roubo em braga.
    SEMPRE DISSE QUE IAMOS SER XISTRALHADOS!!!!

    ResponderEliminar
  2. Pelo menos refere aqui o Jorge Sousa que tanto roubou para o Benfica no jogo da Taça da Liga contra o Sporting... só prova que não olha só para o seu clube...

    ResponderEliminar
  3. Concordo em absoluto no que foi escrito e digo mais, deveria ser criado um feriado nacional :

    Dia das lamentaçoes e da choradeira ( exclusivo para a raça bermelha/ reserbado)

    Só existe um pequeno problemo, a antiga baia das lagrimas levava 120mil, a nova baia das lagrimas só leva 66mil camelos, dizem que é a crise!

    ResponderEliminar
  4. Não fui eu que prometi um título ao Pedroto...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...