sexta-feira, 15 de abril de 2011

50 anos depois, a glória europeia

Numa decisão feliz, o Benfica coseu na sua camisola desta temporada um emblema que recorda os 50 anos da sua primeira final europeia, em 1961, para a Taça dos Clubes Campeões Europeus, que venceu frente ao Barcelona.
Ontem, em Eindhoven, o Benfica carimbou a passagem às meias-finais da Liga Europa (ex-Taça UEFA) e vai disputar com o SC Braga o acesso à final de Dublin. Seria, por isso, uma coincidência feliz, vencer, de novo, uma prova europeia, 50 anos depois da primeira vez.
Aliás, as coincidências podiam não se ficar por aqui. Em 1961, contra o Barcelona, e em 1962, contra o Real Madrid, os Benfica defrontou e venceu os dois colossos espanhóis. Em 2011, em Dublin, pode surgir frente ao Benfica uma terceira equipa espanhola, o Villareal.
Da noite holandesa, ficaram algumas notas positivas e negativas. Positivas: 1 – Como venho dizendo, a aposta em Roberto tem de ser para continuar; 2 – Luisão é um líder e um capitão à moda antiga e vai ficar na História do Benfica, como Humberto Coelho ou Ricardo Gomes; 3 – Gaitán é claramente o novo Di Maria.
Negativas: 1 – Jardel acusou a inexperiência europeia; 2 – Coentrão é um jogador excepcional mas tem de ganhar mais maturidade europeia; 3 - Na alta roda europeia não é possível falhar um golo como aquele que Saviola, um dos mais experientes, teve nos pés.

5 comentários:

  1. loll voces são de rir. 50 anos de depois podem ganhar a liga dos ultimos da europa e tiveram sorte de estarem na competicão ja que o mérito n foi vosso... k aconteceu aos objectivos? campeonato...champions.. loll saudações portistas campeões da bazófia lol

    ResponderEliminar
  2. discordo nos pontos negativos, porque houve 2 que o foram mais que esses.

    no 0-1, maxi pereira estava totalmente desconcentrado e falhou por uns 2 metros a linha de offside feita pelos seus 3 colegas da defesa. e um erro dele quase deu o 0-3...

    no 0-2, carlos martins ppõe-se a brincar no nosso meio campo e faz um passe à queima para saviola. e assim surgiu o golo...

    ResponderEliminar
  3. Esse é um dos problemas do Benfica. Os seus adeptos estão sempre demasiado ansiosos. Ainda não jogámos o jogo da meia final e já anda tudo a contar que o Benfica ganha a final. Um passo de cada vez, vamos jogar as meias com mais uma equipa dificílima e para mais sem Salvio para o resto da época. Normalmente o meu optimismo é inversamente proporcional à desenvolver da euforía antecipada. Para mais quando a nossa equipa sofre golos em todos os jogos.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde.
    Mais uma HIPOTÉTICA coincidência: a primeira equipa a vencer a Taça dos Campeões Europeus foi o Real Madrid, e a primeira equipa a vencer esta competição desde que se chama Liga Europa foi o Atlético de Madrid. Pela lógica, e como o Atlético é o segundo clube de Madrid, o Spoting venceria a competição este ano, pois é a segunda equipa de Lisboa. Dada a ausência dos leões, cabe ao Benfica fazer façanha semelhante à de Berna-1961, e trazer o troféu para o "Inferno da Luz". E mais uma vez, a nossa equipa nem era esta época apontada como favorita, tal como em 1961. SE o Benfica for à final, será a primeira da sua história em que não contará com nenhum jogador nascido em África. Acresce ainda que a final da competição se disputa a 18 de Maio, precisamente 28 anos depois da segunda-mão da final da Taça Uefa, no Estádio da Luz, contra o Anderlecht...
    Considero de uma arrogância grotesca fazerem-se cachecóis com a inscrição "RUMO A DUBLIN" (salvo erro) quando ainda nem tínhamos passado os 1/4 de final. Para já, só quero ganhar ao F. C. P.
    Sabe dizer-me quando é que os bilhetes para o jogo de 28 de Abril estarão à venda, por favor?
    Saudações Gloriosas, EDGAR M9.

    CARREGA BENFICA!!!

    ResponderEliminar
  5. Andam lá sem Mérito
    Andam lá por favôr de terceiros

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...