segunda-feira, 4 de abril de 2011

Objectivo: Taças!

Faltavam cerca de 15 minutos para acabar o clássico. As imagens da televisão focam então a tribuna presidencial da Luz. Na primeira fila, um homem, entre o presidente da AG do Benfica e o seleccionador nacional, estava curvado para a frente, como quem deseja entrar no relvado para ajudar os nossos rapazes.
Luís Filipe Vieira tem no rosto um mar de preocupações. As imagens não enganam. O líder da Luz sabe bem o que está em causa. Aliás, ninguém na Luz sabe tão bem quanto ele o que está em causa.
Desde que, em 2003 assumiu a liderança do Sport Lisboa e Benfica – já lá vão 8 anos, Vieira não tem parado um minuto. Sabemos o que fez nestes anos – a obra está aí visível e fantástica. Passemos à frente.
Há a questão desportiva? Pois há. Mas vamos aos factos: Pinto da Costa, nos seus primeiros 8 anos de liderança portista ganhou 3 campeonatos; Vieira ganhou 2. E Pinto da Costa não teve de se preocupar com mais nada.
É certo que o Benfica não pode ganhar 1 campeonato de 5 em 5 anos. Vieira sabe disso. Sabe-o tão bem que no início da época afirmou: “0s campeões não ganham só uma vez”. Vieira falhou com Fernando Santos? É verdade. Pinto da Costa falhou com Del Neri, Fernandez, Couceiro, Octávio Machado, Quinito – que me lembre…
Agora que o campeonato se foi, há que começar a preparar já a nova época, embora sabendo que esta ainda tem muito para ganhar. O Presidente do Benfica tem que reunir um núcleo duro de 3 / 4 pessoas para estudar o ataque ao mercado – vendas e compras -; dispensas do plantel; enquadramento de 2 / 3 juniores; estágio de pré-época.
Numa política acertada, tem vindo a ser renovados os contratos com alguns jogadores, mas é essencial que o plantel esteja fechado até à primeira quinzena de Julho. Antes, ainda, Luís Filipe Vieira podia pensar numa jogada “política”: renovar com Jorge Jesus.
O Presidente do Benfica sabe bem que tudo o que fez só será reconhecido por muitos se for acompanhado por um desempenho mais vitorioso da equipa de futebol. É injusto? No caso de Luís Filipe Vieira é tremendamente injusto.
Mas o Presidente do Benfica, que tem fortes hipóteses de alcançar um lugar ímpar na galeria de presidentes do Glorioso, não ignora que tem de, pelo menos, alcançar uma mão cheia de campeonatos nos próximos 8 anos.
É que se o Benfica ainda precisa para mais uma década de Luís Filipe Vieira, este precisa de campeonatos como de pão para a boca. Para que não se diga apenas que foi o homem de reconstruiu o Benfica, Vieira sabe que não pode nem deve falhar esse objectivo.

7 comentários:

  1. LFv também tem muita culpa nesta derrota... a começar pela figura que ele ajudou a meter na liga e que por acaso ontem lá estava na tribuna... um tiro no pé (se lhe juntar a atitude no final do jogo à là contumil...)

    ResponderEliminar
  2. 32 vezes campeão04 abril, 2011 17:05

    Essa coisa do apoio ao Frenado Gomes é uma falácia de todo o tamanho e já mete nojo. Com ou sem apoio de LFV esse tipo seria sempre eleito presidente da Liga, ou seja, ia sempre dar ao mesmo, aliás LFV provavelmente sabia disso e tentou amenizar as coisas para o lado do Benfica dando esse apoio. Não resultou.

    ResponderEliminar
  3. Podiam ter evitado mais uma humilhação, desligavam a luz duas horas antes.

    ResponderEliminar
  4. A (Ir)realidade de um infermo da luz. O tal que dizia que até nas modalidades amadoras iam ganhar tudo...és uma comédia. Ao menos tens uma nota positiva, parto me a rir sempre que leio algum dos teus posts, parabens.

    Enquanto sonhares com as VITORIAS do FC Porto e "acreditares" que isso um dia poderá acontecer no teu clube de merda, O POVO MAIS FORTE AGRADECE. SAO TITULOS E MAIS TITULOS, HUMILHAÇOES NO RIVAIS ATRAS DE HUMILHAÇOES, e os tristes como tu continuam a viver na irrealidade.

    Parabens autor, és o tipico anacronico doente do 5lb AH

    ResponderEliminar
  5. O LFV tem de explicar muito bem explicado porque é que apoiou o Gomes, tem de explicar porque é que se calou quando Pereira nos ameaçou diretamente, tem de explicar porque é demos 8M por um Gr que nem metade vale, tem de explicar porque é temos adeptos do clube corrupto nos quadros e porque é que, curiosa e sistematicamente, bons jogadores descobertos por nós acabam no clube corrupto.

    Temos de agradecer ao LFV a forma como tirou o Benfica do buraco onde estava, mas já se viu que gerir o futebol não é para ele.

    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  6. Não sei se renovaria com Joege Jesus.
    Fico com a sensação que ele teme e vacila nos jogos grandes. A maneira como saímos da LC, como perdemos a supertaça, como levámos 5 do porto, levam-me a fazer este julgamento apesar de gostar do futebol praticado nos restantes jogos. Mas esta maneira de jogar exige muito esforço físico dos jogadores, e aí acho um erro não ter rodado mais jogadores para poderem substituir os titulares quando eles estiveram em baixa de forma.
    Quanto às outras opioniões estou de acordo; outros decerto que não estarão de acordo com a minha.

    ResponderEliminar
  7. Irra! Isto é um blog de apoio ao Benfica ou é um templo em honra do Vieira? Para os mais desatentos, ele conta 7 títulos em 9 anos. Só que não foi o Benfica que os ganhou...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...