terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Gaitán, um certeiro acto de gestão

Para quem não está apenas focado na espuma dos dias, ou seja, nos golos, nas bolas na trave, nos penáltis, pode ter passado despercebidas algumas das mensagens produzidas nos últimos tempos pelo Presidente do Benfica.

Afinal, o que disse Luís Filipe Vieira? Que 2012 era um ano-chave para o futuro do Benfica; que o clube tinha de apostar na prata da casa face à crise; que a hora é de contenção, embora continue a ser de ambição.

Hoje, a noticiada eventual transferência de Gaitán no fim da época para o Manchester United por números inimagináveis face à crise que assola a Europa (35 milhões de euros), confirma a clarividência de uma liderança que veio reerguer o Benfica das cinzas e projectá-lo, de novo, a caminho da glória interna e externa.

A caminho dos 10 anos à frente do Benfica, Vieira marcou já com a sua liderança a História do Benfica. Errou às vezes na forma e no “timing”, mas quase sempre acertou no conteúdo das mensagens.

O Benfica é, talvez, hoje um dos clubes mais preparados para enfrentar a crise económica e financeira. O FC Porto vive dias amargos com a falta de pagamento de salários às modalidades; o Sporting embrulha a sua fragilidade financeira em episódicos resultados positivos.

Pelo contrário, o Benfica apresenta uma situação controlada, um serviço da dívida aquém das suas capacidades de endividamento e activos que garantem uma manobra de gestão que não está dependente da aleatoriedade dos resultados.

Para quem se lembra do Benfica em 2003, só pode ver em Luís Filipe Vieira – e na sua equipa, como Domingos Soares Oliveira ou Mário Dias, entre outros – o(s) homem(ns) certo(s) na altura e no lugar certo.

Gaitán é apenas mais um momento num percurso marcado por uma gestão quase irrepreensível. Que não apenas recuperou o clube como colocou a equipa de futebol (e das modalidades)no lugar que historicamente é o seu.

No próximo ano, Luís Filipe Vieira vai iniciar um 4º mandato à frente do Benfica. Na sua cabeça muito ainda há para fazer, na vertente estrutural, organizacional e desportiva. A partir daqui, os benfiquistas podem ter a certeza que o céu é o limite.

6 comentários:

  1. Clap! Clap! Clap.... muito bem!

    Dizes muito, mas muito daquilo que muitos, mas muitos, não querem por motivações diversas ver ou sequer ouvir!
    Vendo as coisas com a perspectiva histórica necessária, diria que para além da escolha que os Benfiquistas têm consistemente feito - depois de quase verem destruido o clube que ajudaram a construir - se ter revelado acertada, acrescentaria que tivémos sorte! Muita! Por existir alguém disposto a enfrentar durante tanto tempo uma conjuntura totalmente adversa!
    Este "self-made man" serve-nos, acredito sem precisar!
    Ficará na história do Benfica como um entre muitos e dos melhores! E bem o merece, devolveu-nos o Benfica!

    Termino com uma frase de um dos que estão nessa galeria!

    "No Benfica não se é dirigente! Está-se dirigente!"

    Quem não percebe isto não entende o Benfiquismo!

    Viva o Benfica!

    RC

    ResponderEliminar
  2. O SAKANA está de volta com o JERBICHA na berlinda....ihihihihi.....

    www.sakanagem69.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Meu caro, não poderia estar mais de acordo com o teor deste post brilhante.

    ResponderEliminar
  4. Águia Preocupada20 dezembro, 2011 20:28

    "Gaitán é apenas mais um momento num percurso marcado por uma gestão quase irrepreensível. Que não apenas recuperou o clube como colocou a equipa de futebol (e das modalidades)no lugar que historicamente é o seu."

    Gestão quase irrepreensível... Pois é, falta o quase. Não esquecer os milhões (que temos de dívidas) gastos em contentores de jogadores e que nada deram ao clube, mas que certamente deram muitas comissões a alguém... Adivinhem quem...

    Vieira colocou o Benfica no lugar que é o seu? Dois campeonatos em 10 DEZ anos, é colocar o Benfica no lugar que lhe é devido? Bom, a história do Benfica diz o contrário... Se é assim tão curta a sua exigência, está bem, estamos conversados!

    ResponderEliminar
  5. Luís Filipe Vieira é uma pedra no sapato de muita gente que se julga superior(só se for no canudo) e não têm outra solução senão reconhecer os seus méritos.
    E reconhem-no, embora silenciosamente.
    Se assim não fora,andariam já a fazer ondas com o aproximar das eleições como aconteceu, principalmente,nos primeiros mandatos.
    Com o limiar do ano, é possível que sucedam algumas movimentações meio-tímidas, mas apenas para marcarem "presença".Nada mais.
    LFV vai recandidatar-se para terminar a obra que iniciou e um dos objectivos é o número 300 mil!
    Eu disse que vai recandidatar-se? Já ganhou!

    ResponderEliminar
  6. Quero desejar a todos os membros deste fantástico blogue os meus votos de um Santo e Feliz Natal.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...