quinta-feira, 17 de maio de 2012

O Benfica e “A Bola”

Nos últimos dias, o presidente do fcporto, destravado pela conquista de um campeonato através de um sistema “dejá vu”, lançou mais umas atoardas para o ar, que fizeram as delícias dos tablóides do burgo.

A primeira teve como alvo o jornal “A Bola”; a segunda teve como alvo o próprio Benfica. No primeiro caso, colocou a “A Bola” sob a suspeição de ter sido parte de uma estratégia comunicacional gizada no interior do clube da Luz; no segundo, acusou o Benfica de ser o “clube do fascismo” (sic).

É claro que a história e a História o desmente ponto por ponto, mas não deixa de ser irónica este duplo ataque contra duas das instituições que mais lutaram, cada uma com as suas armas, contra o Estado Novo e a ditadura.

“A Bola”, aliás, foi fundada por Cândido de Oliveira, um homem que foi preso político no Tarrafal, e sempre utilizou as suas páginas para passar mensagens codificadas para denunciar o Estado Novo.

Lembro-me, por exemplo, da célebre manchete que dava conta da ida de Joaquim Agostinho para participar na Volta à França, em bicicleta: “É tempo de emalar a touxa” – uma frase de uma canção de Zeca Afonso.

No Benfica, a tradição democrática vem de longe, de muito longe, como diria o José Mário Branco, porque mesmo antes do 25 de abril de 74 havia eleições democráticas, que persistem até hoje.

A génese democrática faz parte da fundação, da tradição e da história do Benfica e do jornal “A Bola”, e só isso bastaria para ter um enorme respeito pelas duas. É claro que para o presidente do fcporto tudo isto é estranho e incompreensível. E, por isso, será sempre um defensor da iliteracia.

2 comentários:

  1. Um pouco de "bajulação". Vi-o pela primeira vez num programa no porto canal que não me recordo do nome. Pensei imediatamente que deveria dar o "salto" para programas de maiores audiências dada a sua clarividência e desassombro com que defende o Benfica e convenci-me que assim aconteceria. Lamentavelmente desapareceu e apenas o podemos seguir aqui no seu blogue. Numa era em que o crescimento sustentado e firme que se verifica no Benfica (para que se solidifique é necessário que Vieira execute mais uns quantos mandatos), apenas travado por factores "estranhos" ao desporto, vozes como a sua deviam ser ouvidas muito mais alto, é que apesar da nossa grandeza as vozes dos nossos adversários conseguem muitiplicar-se tentando abafar as nossas. Temos que dominar em todas as frentes e no audiovisual estamos por baixo, veja-se o Gobern. Via-o, sem qualquer margem para dúvidas, num dos 3 programas por cabo das tvs.
    paulo

    ResponderEliminar
  2. Esta é a estragégia da Camorra, atira atoardas para distrair a popolaça, e por trás vai fazendo as sua manigâncias. Alguém se está a preocupar porque este Corrupto desistiu da equipe B? Alguém se está a preocupar porque este D. Corleone das Antas acordou e salvou o Trofensa, para o transformar em clube satélite? Pois é caro consórcio! é que assim, poderá ter uma equipa a subir para a 1ª Liga, com vários jogadores dos FCorrupto Porto, e se for necessário a meio do campeonatoe conforme as necessidades vão poder trocar de jogadores, ou seja em janeiro. Alguém já pensou em mais uma DESANVORGONHICE QUE SE PODE ESTAR A FORMAR POR ESTE CORRUPTO? Vejo muitos CLUBES PREOCUPADOS COM O AUMENTO DA LIGA, MAS ESTA DESANVERGONHICE QUE TAMBÉM OS VAI PREJUDICAR, NADA DIZEM.
    Um abraço do Lampiãovis

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...