sexta-feira, 27 de julho de 2012

As eleições no Benfica, Luís Filipe Vieira, o FB e o Grupo da Luz


A 3 meses das eleições, o Benfica começa a agitar-se. Um denominado "Grupo da Luz", de que se conhece apenas o rosto de Bruno Carvalho, ex-candidato à Presidência do Sport Lisboa e Benfica nas últimas eleições, então estrondosamente derrotado por Luís Filipe Vieira, promete avançar com um "candidato surpresa".
Nada que surpreenda os mais atentos e os mais bem informados. Bruno Carvalho, de quem sou amigo, cujas opiniões respeito, e em quem reconheço algumas boas qualidades de gestor, tem vindo nas últimas semanas a utilizar o facebook para atacar a gestão de Luís Filipe Vieira.
O problema é que o Benfica não "vive" nem se "discute" no facebook. O Benfica vive-se e discute-se nas Casas do Benfica espalhadas pelo País e pelo Mundo, vive-se e discute-se nos´orgãos sociais do Benfica, nos fóruns de benfiquistas, na Benfica TV.
O Benfica tem locais próprios para discutir os seus assuntos, em liberdade e democracia, como sempre o fez, desde os tempos de Cosme Damião. Daqui a até Outubro, o que se pede aos benfiquistas é que saibam exercer as suas divergências com grande sentido de responsabilidade, de maneira frontal mas civilizada.
O que se pede aos benfiquistas é que percebam que vivemos tempos difíceis, imprevisíveis e o futuro é incerto. Não queiramos meter mais incerteza dentro de casa e tudo aquilo que se construiu nestes últimos 10 anos não pode ser posto em causa em troca de ilusões e fantasias que estão sempre condenadas ao insucesso.
Como afirmou Luís Filipe Vieira em exclusivo a este blogue: "O Mundo mudou e esta indústria vai sofrer uma grande alteração, o que quer dizer que temos de mudar o nosso modelo de negócio e não o podemos fazer com demagogia. Vamos aguardar o que vem nos tempos mais próximos".

15 comentários:

  1. Epá... também concordo, além disso daqui por mais 3 anos, mais 3 campeonatos, mais 2 taças, 3 supertaças do porto e possivelmente 1 titulo europeu. Podemos sempre ter mais uma nao zero... a unica coisa que importa é que o rei sol continue a sua infidavél tarefa de continuar a contratar jogadores sul americanos, aumentar o passivo... haverá tempo de sobra para mais anos zero...

    ResponderEliminar
  2. um texto com bom senso e que respeito... Mas sou sincero:começo a ficar farto de ler alguns blogues da esfera benfiquista, pois começo a ter a intuição de que existem certos objectivos que se pretendem atingir para além daquilo que defendem e onde se um benfiquista tiver uma opinião diferente ou é censorado, ou insultado. E isto é aplicável quer aos que apoiam vieira, quer aos que são antis, sendo que há um número de fundamentalistas que adoram estar a discutir questiúnculas que são não assuntos para o Benfica, mas cuja necessidade em falar vai para além da minha humilde lógica...

    E depois vitimizam-se, porque são os supra sumos da razão, e quem não tiver uma opinião convergente, é um mão benfiquista... quer de um lado, quer do outro.

    Por exemplo, só gostava de saber em que é que discutir por exemplo o salário do treinador é discutir o Benfica, quer seja verdade ou não! Se querem discutir a massa salarial praticada na luz, então que seja referente a todos os individuos que façam parte do Benfica. E não atacar um ordenado só com intuito de atacar o presidente e com isso o presidente. E deixemos de lirismos, porque actualmente não conseguiremos um bom treinador e bons jogadores se não pagarmos bons ordenados... o tempo de bons jogadores jogarem por amor à camisola do Benfica já morreu, ou tá a morrer! E não compreender isto, é viver numa época, que infelizmente, eu tenho pena de não viver!

    Infelizmente hoje a paixão e o amor ao clube é subjugada pelo mundo do dinheiro! Só por isso, é que vemos jogadores portugueses, feitos nas escolas das nossas formações, a quererem ir ganhar mais para o estrangeiro, quando um qualquer atlético de madrid acena com o guito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez devessemos discutir as comissões que se ganham com jogadores e negocios "paralelos de construção civil" em vez dos salários. Estou de acordo consigo ! Os salários dos trabalhadores do Benfica sao aqueles que a entidade acordou, ponto final

      Eliminar
  3. Águia Preocupada27 julho, 2012 16:12

    Os locais onde dizes que o Benfica se discute, estão abertos a quem?

    1 - A quem é da cor de Vieira, seja ou não benfiquista!
    2 - Aos amigos e lambe botas do Rei Sol e que cercam e cerram as portas com medo de perderem os tachos que o Querido Líder lhes garante!
    3 - A quem não fizer o mínimo de sombra ou tenha capacidade para levantar a voz!

    Ou achas que alguém que ouse questionar o "DONO" do clube, tem assento em qualquer desses locais? Nem a espreitar sequer tem direito!
    Não sejas lírico e muito menos hipócrita!

    ResponderEliminar
  4. Qualquer que seja o cabeça de turco que o Bruno paspalho desencantou, está fora da corrida, porque com aquele promotor não vai a lado nenhum e se for, chega aos 2%...

    Agora, é bom que apareça alguém, para o debate não ser um monólogo !!!

    ResponderEliminar
  5. O problema é que o Benfica não "vive" nem se "discute" no facebook. O Benfica vive-se e discute-se nas Casas do Benfica espalhadas pelo País e pelo Mundo, vive-se e discute-se nos´orgãos sociais do Benfica, nos fóruns de benfiquistas, na Benfica TV.

    Não seria melhor discutir-se o SLB por carta registada e com aviso de recepção? Decide-te, OK?

    ResponderEliminar
  6. Por falta de tempo, nalguns casos, e porque não interessa muito o que se escreve por aí na blogosfera Benfiquista, noutros, tenho comentado muito pouco.
    Todavia, não posso deixar em claro o conteúdo deste texto sem apresentar o comentário que se me oferece.
    O autor do texto não está a fazer qualquer apologia de pessoas, está a fazer a apologia do Benfica. Indica precisamente a oportunidade, o lugar e o modo de fazer crítica, de expor opiniões que unam e não desunam.
    Discutir o Benfica desta maneira, responsavelmente como escreve o autor deste texto, fundamentando as suas opiniões, debatendo ideias e não pessoas, com elevação, respeitando integralmente as opiniões divergentes sem prescindir das suas, não é apenas um direito de todo o Benfiquista, é um dever de cada um para com o Benfica.
    Criticar sem fundamentar, muitas vezes apenas atacando pessoas e não os seus actos concretos praticados em nome do Benfica, achincalhando, apoucando, isso é pura maledicência e não discutir o Benfica.
    Fazer isto na praça pública equivale, não a denegrir as pessoas, a achincalhá-las e a apoucá-las mas a denegrir, achincalhar e apoucar o próprio Benfica.
    O meu aplauso, portanto ao conteúdo do texto.

    ResponderEliminar
  7. O Benfica tem direito a uma alternativa credível, a pessoas com ideias... o próprio LFV tem direito a ter uma oposição correcta e afirmativa... temos todos esse direito!

    ResponderEliminar
  8. Então não se pode discutir o Benfica no facebook? Discute-se Deus, e não se discute o Benfica?

    Tenho algum respeito por si (que fui perdendo ao longo dos anos), mas com este tipo de afirmações, parece-me que vou mesmo deixar de cá vir.

    Abraço,
    Um ex-leitor.

    ResponderEliminar
  9. Não conheço este Bruno Carvalho, mas pelo que ele diz e pelas afirmações que faz, não pretendo conhecê-lo nem o respeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A educação nunca fez mal a ninguem!

      Eliminar
  10. Eu, que costumo discutir o Benfica no FB e no Blogue e no café e no... (em todo o lado, basicamente) entendi o que o Pedro quis dizer:

    O Benfica não se discute «SÓ» no FB. Sendo que o «SÓ» é meu faz muito mais sentido, caso contrário seria uma parvoice.

    ResponderEliminar
  11. Antes de mais boa noite e saudações benfiquistas.

    Gostava de começar pelo facto de o senhor se dizer amigo de Bruno Carvalho. Se é amigo de Bruno Carvalho, então está completamente desactualizado daquilo que ele tem feito e dito em prol do Benfica, pois não é uma voz activa contra a actual direcção de apenas umas semanas a esta parte, mas já de há muito tempo...

    O Grupo da Luz não é só o Bruno Carvalho, embora seja ele o presidente e o mentor da iniciativa.. eu faço parte do Grupo e sou dirigente do mesmo, por isso, se quiser ficar a conhecer mais um bocadinho de alguém ligado ao grupo, poderá visitar a minha página no Facebook.. Ou então sugiro-lhe que visite a nossa página no Facebook e ficará a conhecer melhor o Grupo e as pessoas que o compõem..

    Depois tenho que lhe dizer que a sua noção de democracia é algo vaga, pois dizer que discutir o Benfica é nos órgãos de comunicação social do clube ou nas casas ou na Benfica Tv, é um atentado à democracia, pois a Benfica TV, o Jornal O Benfica e a revista Mística nunca deram sequer uma linha sobre Bruno Carvalho em 2009, por isso duvido muito que o venham a fazer agora.. Luís Filipe Vieira não é um lider democrático porque alterou os estatutos para poder prolongar-se no poder e poder manter à sua volta pessoas que não sentem o Benfica e nem sequer são benfiquistas. Luís Filipe Vieira não debate o Benfica com ninguém, pois não tem poder de argumentação perante alguém que o contradiga. Diga-me quantas vezes viu LFV a debater o Benfica seja com quem for? Nenhuma, antes pelo contrário, envergonha o clube com discursos inflamados quando o clube vence alguma coisa, mas quando a equipa estava na iminencia de perder o campeonato em Vila do Conde (onde acabou por perde-lo mesmo), estava confortávelmente sentado no Santiago Bernabeu a ver o Real Madrid.. Isto é que é um verdadeiro presidente.

    Por último, às pessoas que por aqui estão que dizem que não conhecem Bruno Carvalho, que não gostavam de o conhecer e que não o respitam... Pá que não o conheçam é normal, que não o queiram conhecer é normal também, embora sendo uma pessoa que luta por um Benfica melhor, julgo que seria salutar tentar saber mais, agora que não o respeitem não me parece apropiado e apenas uma pessoa que não pensou no que escreveu é que pode dizer isso, pois isso denota que anti-democracia que reina no clube e que se espalhou aos adeptos, pois agora não se pode ir contra as directivas da actual direcção..

    Sem mais despeço-me..

    Atentamente

    Johnny Lino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto é que o pintinho invrstiu nesse grupo?

      Eliminar
  12. Caro Pedro Fonseca
    Começo por lhe reconhecer o seu amor ao Glorioso, ao nível do meu (sócio 5.857 e que fiz parte da lista do Bruno Carvalho) . Independentemente das nossas visões sobre o nosso Clube permita-me que lhe transmita o seguinte:
    • Acha que um Clube pois estar bem gerido, desportivamente falando, quando andamos sistematicamente a ficar no primeiro lugar dos últimos ?
    • Acha que um Clube esta bem servido de corpos sociais ( agora não me refiro a Luis Filipe Vieira) quando um dos seus Vice-Presidentes da Direcção (sabe muito bem que é!) antes das ultimas eleições dizia “cobras e lagartos” do Presidente e quando este o convidou para os mesmos corpos sociais “calou-se” ?
    • Acha que no Clube há democracia com os actuais estatutos ? Acha que há democracia quando se é agredido em AG ?
    • Acha mesmo que a Benfica TV serve para debater o Benfica ? Diga-me um nome que lá esteja e que exerça o contraditório. Um !

    •Acha normal que casas do Benfica estejam permanente fechadas e só sirvam para usar os votos no dia das eleições?
    - Acha que o Benfica tem tido o posicionamento correcto relativamente a FPF?
    • Não acha que o Glorioso merece mais e mais ? Ano zero novamente ? não será o ano 0-7 ?
    Sinceramente , Luis Filipe Vieira foi importante para o Benfica num passado recente, mas não se pode eternizar no Clube quando não consegue o que todos alvejamos: GANHAR!
    Meu caro Saudações Benfiquistas
    Jose Barão das Neves

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...