terça-feira, 28 de novembro de 2006

Crime, disse ele

A Direcção do Benfica esteve, ontem, reunida com Hermínio Loureiro, presidente da Liga de Clubes. O pretexto foi a entrega de um “dossier” sobre as manigâncias que se cometeram no futebol nos últimos anos.
Este documento anónimo foi deixado em casa de Luís Filipe Vieira e, até hoje, ninguém conhece o seu conteúdo. Vieira não permitiu fugas de informação criteriosamente selectivas, como outros fizeram em relação ao Benfica. Recordo as notícias sobre alegadas escutas no âmbito do “Apito Dourado” a Luís Filipe Vieira e a José Veiga, ambas, tendo como interlocutor o então presidente da Liga, Valentim Loureiro, nas vésperas de jogos do Benfica no Bessa e no Dragão.
Vieira esteve bem. As coisas sérias são para ser tratadas de modo sério, no recato dos gabinetes e longe dos holofotes, como diria o Presidente da República. Era, no mínimo, tentador utilizar as informações constantes deste explosivo “dossier” nas vésperas do jogo com o FC Porto ou, agora, nas vésperas do jogo com o Sporting, se eventualmente naquelas páginas houver referências a Pinto da Costa ou a dirigentes do Sporting. Como sucedeu em outras ocasiões, era óbvio que tal iria inibir os árbitros. Vieira não foi por aí. Fez bem, repito.
Mas o mais relevante foram as declarações de Hermínio Loureiro, no final da reunião. Disse o presidente da Liga que, após a leitura do documento, ficou “muito preocupado e apreensivo” e que se enganava quem julgasse que com ele tudo iria ficar na mesma. O que é que leu Hermínio para ficar tão “preocupado”? Certamente não foram histórias ficcionais. Certamente foi algo de muito grave a que o presidente da Liga deu toda a credibilidade. Portanto, a partir de agora, Hermínio Loureiro será responsável por toda a actuação institucional da Liga no processo “Apito Dourado”. Para o bem e para o mal. Já não há recuo, meu caro Hermínio.

Post-ScriptumLuís Filipe Vieira não deu a cara aos jornalistas no final da reunião, na Liga. Fez bem? Fez mal? Qualquer das opiniões é legítima e tem argumentos de sobra para ser consistente. A minha opinião é que fez bem. Porque a imagem de Vieira tem sido muito desgastada em todo este processo e porque Sílvio Cervan, um dos novos vice-presidentes, tem uma imagem imaculada no mundo do desporto.

4 comentários:

  1. Abaixo do nome deste blog lê-se:
    "O MAIOR CLUBE DO MUNDO, AUTENTICADO PELO "GUINESS BOOK OF RECORDS".
    Só porque tem o maior número de sócios é o "maior clube do mundo".
    Deixe-me rir...
    Que chamarão vocês ao Barcelona, Real Madrid, Manchester United, AC Milan e etc?

    ResponderEliminar
  2. Crime,disse ele,pois muito bem mas quem aparece ao lado do pneumático é o Hermínio Loureiro e não o bate chapas do Luxemburgo,este sim autor de diversos gamanços...

    ResponderEliminar
  3. Até eu ficava muito preocupado se reunisse com o pneumático e o seu pequeno adjunto.

    ResponderEliminar
  4. oxala no dossier constem as vigarices do veiga e a transferencia do Mantorras onde o sr vieira estga enterrado até ao pescoço.
    e tambem poderia constar a rbitragem do jorge sousa no SCP-SLB em que mais uma vez o slb foi claramente favorecido

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...