quinta-feira, 10 de julho de 2008

Comentário à entrevista de A-PV

A entrevista que António-Pedro Vasconcelos concedeu ao “O INFERNO DA LUZ” merece ser lida e reflectida. Não porque concordemos com tudo o que A-PV diz, mas porque diz o que diz. Passo a explicar. A-PV é um homem da cultura sobejamente conhecido e respeitado. Apesar disso, nunca temeu que essa “panache” fosse beliscada por andar a falar, a debater e a escrever sobre futebol. Mais: nunca foi menos respeitado no seu “habitat” natural por defender no palco mediático essa sua paixão chamada Benfica (não sabemos se maior ou menor que o Cinema, nunca lhe perguntamos nem o tencionamos fazer).
A-PV nunca foi “um homem do futebol”. Quando Artur Jorge veio para o Benfica, em 94, envolto numa onda de euforia e unanimidade, A-PV foi o único a dizer que “o rei ia nu”. Ficou isolado, sozinho, mas se o tivessem ouvido talvez o Benfica não tivesse chegado onde chegou. A história, infelizmente, veio a dar-lhe razão.
Com Camacho, a história repetiu-se. A-PV nunca deixou de criticar acidamente o espanhol, também numa altura em que Camacho era um “Deus” entre os benfiquistas. Mais uma vez teve razão. Agora diz, preto no branco que pensa o melhor de Quique Flores – eis uma boa, excelente notícia.
No mais, este crítico da gestão desportiva de Luís Filipe Vieira acaba por concordar com a estratégia definida e defendida pelo Presidente do Benfica, defendendo que é a mais correcta. E faz, talvez involuntariamente, o maior elogio ao papel desempenhado por Luís Filipe Vieira no caso “Apito Dourado” e “Apito Final”, não só ao dizer que o Benfica não devia e não deve ficar calado quando estão em causa princípios como a credibilidade e a luta contra a corrupção desportiva, mas também ao criticar o silêncio do Sporting nesta matéria.

3 comentários:

  1. Estou totalmente de acordo com A-PV.

    LFV não é/não foi um grande gestor desportivo. Mas noutras áreas tem feito um trabalho exemplar.

    E provavelmente, num campeonato limpo, sem corrrupção, as asneiras de Vieira seriam muito menos. Todos sabemos que por ser presidente do BENFICA, tudo o que ele faça mal é aumentado 10 a 20 vezes pela comunicação social, especialmente do grupo dos Oliveirinhas.

    Sinceramente eu estaria mais triste, se o presidente do meu clube se subjogasse a um clube corrupto ou se andasse todos os anos a vender património e jogadores para ver se pagam um passivo estrangulador.

    Abraço e parabéns pela iniciativa!

    ResponderEliminar
  2. Os êxtases místicos de APVasconcelos, pelo facto de ser uma figura mediática, funcionam como argumentos de autoridade que servem pura e simplesmente para enganar e confundir pessoas incautas, o que me parece errado e perverso. Toda esta

    histeria colectiva
    pontual é o resultado de um insuficiente amor á verdade, vulgo hipocrisia, por parte de alguns senhores que tentam atingir a omnisciência fingindo uma humildade hilariante mas redutora.

    Legitimar uma fraude de modo a beneficiar terceiros é ignorar que a diferença entre a aparência e a realidade pode ser um hiato fatal para quem, privilegiando a ignorância, recuse a existência de um abismo entre a seriedade e a frivolidade.
    A justiça deve ser isenta, mesmo de cores, independentemente de a considerarmos justa quando nos satisfaz ou corrupta quando nos contraria.

    Repetir uma mentira vezes sem conta até se tornar verdade é a politica adoptada – em parceria com alguns “eunucos” –, por quem fracassou na conquista de “objectivos” que o trabalho e suor de outros atingiram.
    Bombardear a opinião pública com doses maciças de informação de forma a criar uma única linha de pensamento, impedindo quaisquer esclarecimentos sobre dúvidas (mesmo que retroactivas), é manipular a mentira sendo esta a ferramenta do medíocre, do frustrado, enfim do falhado.

    Apesar de controversa, a identificação clubista dos membros do CJ permitiria a desmistificação de todo este processo e/de interesses.
    Será que eu já vi este filme? Não foi quando “apareceu “ o apito dourado e Cunha Leal tomou posse? Será isto cíclico?

    Libertino

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...