terça-feira, 15 de julho de 2008

Verdade & Mentira

Pimenta Machado disse, um dia, naquela que foi uma das máximas mais célebres do futebol português, que “o que hoje é verdade, amanhã é mentira”. Pimenta sabia do que falava, ele que foi um dos mais proeminentes líderes de clubes do futebol português nas décadas de 80 e 90.
Envolvido hoje numa série de processos judiciais cujo conteúdo desconheço nem quero conhecer, Pimenta Machado foi, na sua época, um paradigma da luta pela verdade desportiva. Não terá, talvez, trilhado os melhores caminhos, nem utilizado os métodos mais ortodoxos, mas, antes de Dias da Cunha, foi ele que identificou o “sistema” e que, a seu jeito, o combateu. Pagou e está a pagar por isso.
Aliás, começou a pagar muito cedo, ainda durante a liderança do Vitória Sport Clube, mais conhecido por Vitória de Guimarães, e que é, quer queiram quer não, uma invenção de António Pimenta Machado. Lembram-se da “novela” Zahovic, e da sua transferência do Guimarães para o FC Porto?
O problema é que o líder vitoriano imaginou-se um dirigente com outras pretensões. Quis voar mais alto. Sonhou com o Olimpo, com a glorificação de uma postura de coragem num tempo de subserviência. Sonhou, ele o disse em voz alta, com o Benfica, o mítico Benfica, o maior clube do Mundo.
Antes que lá chegasse (e podia lá ter chegado) fizeram-lhe a cama. Pimenta Machado foi um dirigente que admirei. Tornou um clube de província num clube europeu. Nunca me esquecerei da epopeia que foi a Taça UEFA de 1986/87, a cujos jogos assisti deliciado. Caiu nos quartos-de-final o V.Guimarães de Marinho Peres, com Paulinho Cascavel e Ademir Alcântara (que viria a reforçar o Benfica), aos pés do então poderoso clube alemão, Borússia de Monchenglad´bach.
Porque é que recordo António Pimenta Machado? Porque sinto que Luís Filipe Vieira pegou nesse testemunho. O actual Presidente do Benfica encarna muito aquilo que caracterizou o consulado do antigo líder vitoriano: coragem, determinação, obra feita, frontalidade, destemor no afrontamento dos poderes instituídos.
É certo que Pimenta Machado esteve mais de 20 anos à frente do Vitória, tendo-se tornado o mais antigo presidente em funções. Vieira ainda só lá está há 5 anos, e espera-se, para bem do Benfica e do futebol português, que esteja muitos mais. Até para conseguir corrigir a máxima de Pimenta Machado e fazer com que daqui em diante “o que hoje é verdade, amanhã seja verdade”.
Legenda de uma foto histórica: Pimenta Machado, Valentim Loureiro e Pinto da Costa, nos anos 80.

5 comentários:

  1. Nem sempres estamos de acordo em rela�o aos teus posts,caro "inferno",mas neste concordo com quase tudo.
    Aquela de pegar no testemunho...enfim...com alguma boa vontade l� passa.
    Agora espero,isso sim,� que LFV esteja no SLB tantos anos como Pimenta Machado esteve no Vit�ria.
    Porque para o Vit�ria isso ser� muito bom...

    ResponderEliminar
  2. Caro Pedro Fonseca, quem escrevu este post, o Pedro ou Luís Filipe Vieira??? Por estes posts parece que é o melhor presidente do mundo ou já estamos a desviar atenções para a mais que provável ida de Aimra para o Porto, com o beneplácito da "santa - incompetência" que reina na Luz??

    Maluco do Futebol

    ResponderEliminar
  3. GOSTEM OU NÃO GOSTEM...
    ACREDITEM OU NÃO ACREDITEM...

    Luis Filipe Vieira desvia a atenção dos Benfiquistas com as "guerrinhas" contra o Bimbo da Bosta, as guerrinhas que ele faz já não convencem os mais astutos, o que LFV está a fazer ao Benfica na certa com o apoio do clube do qual é sócio, é miná-lo por dentro com os seus amigos tripeiros e lagartos, todas estas contratações forjadas de Urretas, Aissas, Balboas, Codinas, Halliches, Jorges Ribeiros, Carlos Martins e demais são um autêntico gozo com a massa associativa, (eu sei que me vão chamar de andrade e outras coisas piores) o certo é que o Correio da Manhã fala que o FCP vai desviar Aimar para o Dragoum assim como fez com o Rodriguez, não sei que perspectivas têm os benfiquistas para a próxima época, mas sem Rui Costa e Rodriguez e com as sonantes contratações em que lugar ficaremos???? Para mais que a próxima liga estamos em guerra declarada com FPF, LPFP, FCP, SCP, APAF e pior ainda o Benfica está agora a meter-se em guerra com a UEFA (vejam as noticias) o que eu leio nas entrelinhas é o seguinte:

    Luis Filipe Vieira destroi o Benfica e faz uma "guerrinha" combinada contra o FCP, para que os adeptos o mantenham no clube, enquanto fizer a guerrinha os adeptos ficarão contentes mesmo que percam jogadores fulcrais e dos quais teve imenso tempo para decidir o futuro, faz com que o Benfica seja enxovalhado, pelas contratações sonantes que vão parar ao seu clube do qual é sócio há mais tempo do que do Glorioso, lança as noticias que o Benfica irá contratar um crack que depois para gáudio geral e enxovalho do SLB, o FCP "ROUBA" rouba mas num roubo combinado, o certo é que não existe jogador que o Benfica esteja interessado que não saia na Comunicação Social, como diz o velho provérbio, o segredo é a alma do negócio..., para convencer os Benfiquistas do seu FALSO benfiquísmo coloca Rui Costa responsavel pelo futebol, mina-lhe o caminho, nao lhe dando o dinheiro necessário para contratações, mas lava as mãos pois quer fazer sentir que o Rui Costa será o responsavel pelas contratações falhadas, o certo é que estou 100% certo que as noticias de potenciais contratações não saem da boca do Rui e o mais irónico e que ainda não pediu para investigar, é de onde saem as notícias para a CS...
    A "GUERRINHA" de que falo é simplesmente como lhe chamo uma guerrinha e isto porque nas alturas exactas não fala, lança meia dúzia de piropos aos sócios incriminando (sem dúvida justamente) A e B, porque ele sabe que a A e B nunca acontecerá nada, continua a fazer a guerra com A e B para se manter no Glorioso e agradar os adeptos e vai destruindo a mando do Papa e fazendo com que o Benfica seja enxovalhado, com comentários da melhor equipa dos últimos 10 anos e restantes comentários e recorrendo de novo aos ditados populares, "com conversas e bolos se enganam os tolos" o certo é que ele já teve tempo suficiente para ter fechado contratos com Aimar e antes com Rodriguez, o certo é que ele esperou sempre pelos PORKOS o fazerem antes, PORQUÊ? perguntem-lhe a ele, só não entende quem não quer, vocês podem dizer que eu sou andrade, tripeiro ou o que quiserem mas façam-me um favor, ponham a mão na consciência e pensem um pouquinho e perguntem a vocês próprios:
    E SE O J.M ESTIVER CERTO? E SE NA REALIDADE AS COISAS FOREM ASSIM?

    A VERDADE É QUE O BENFICA ESTÁ A COMPRAR MUITAS GUERRAS, A DEIXAREM OS MELHORES JOGADORES IREM EMBORA OU NEM SEQUER VESTIREM O MANTO SAGRADO e o irónico mas triste é que o Benfica ou a sua direcção TRIPO-Lagarta deixa ir os jogadores para o clube do qual falsamente decidiu "combater" isto é enxovalho e puro gozo ás mentes dos benfiquistas, se perderem o Aimar para os porkos ( e já é quase certo) vão dizer o quê? que o Aimar afinal é coxo e que têm em mente contratar um jogador muito melhor da 3ª divisão do Cazaquistão? FODA-SE (Desculpem esta...)
    que mais os benfiquistas vão engulir? Então o LFV diz que não haveria crise se o Benfica não fosse á Liga dos campeões e afinal existe crise na contratação de jogadores? ou será que será o LFV que mal um bom jogador está perto do Glorioso telefona para o padrinho e para a CS a dizer o que o Rui Costa pretende???
    Que existem bufos no Glorioso é certo, que o Benfica não consegue contratar jogadores de jeito está provado, que quem se destaca na Luz sai e muitas vezes para o Dragoum não existem dúvidas, que as guerrinhas feitas com o POLVO não surtem efeito já nem necessitamos provas, que andamos a ser enxovalhados e minados por dentro, será que restam dúvidas???

    ESTÁ NA HORA DOS BENFIQUISTAS SE MOVIMENTAREM E OBRIGAREM QUE NOS ESTATUTOS SÓ POSSAM FAZER PARTE DA DIRECÇÃO QUEM FOR SÓCIO PARA MAIS DE 20 ANOS OU QUE TENHAM DADO PROVAS CONCRETAS DO SEU BENFIQUISMO MAS NUNCA MENOS DE 10 ANOS DE ASSOCIADO COM COTAS EM DIA, POIS ASSIM É MUITO FÁCIL DINAMITAR UM CLUBE POR DENTRO.

    Gostaria que os Benfiquistas sinceramente PENSEM, MEDITEM e sobretudo me digam sinceramente, quais as vossas pespectivas para a próxima época na liga contra FPF , LPFP, FCP ( e os seus 12 clubes satélite), SCP, APAF e sem termos um jogador chave????

    http://portugal-paraiso-corrupcao.blogspot.com

    http://www.adeptos-benfica.o-f.com

    http://www.anti-corupcao.o-f.com

    http://www.anti-corrupcao.150m.com

    ResponderEliminar
  4. A PROSSIÇÃO AINDA VAI NO ADRO! BASTA QUE A FPF CUMPRA A LEGALIDADE! ESTA DE METERM O FREITAS NISTO É UMA ESTRATÉGIA PARA ATRASAR AINDA MAIS O PROCESSO!

    "O FC Porto está nas mãos da Federação Portuguesa de Futebol. Basta que a instituição diga à UEFA que é definitiva a deliberação do Conselho de Justiça em relação à suspensão [dois anos, por corrupção] do senhor Pinto da Costa, para o FC Porto se arriscar a ficar fora da Liga dos Campeões", disse ontem, ao CM, o advogado João Correia, que ajudou o Benfica a recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) da decisão do Comité de Apelo da UEFA em manter os dragões na Champions.


    O TAS anunciou ontem o chumbo dos recursos do Benfica e do V. Guimarães, situação que não surpreendeu João Correia: "O Tribunal fez o que tinha a fazer, tendo em conta a posição da UEFA. Essa, sim, surpreendeu-me. A UEFA disse ao TAS que o castigo do senhor Pinto da Costa ainda não era definitivo e os juízes terão agido em conformidade."

    Segundo João Correia, a "UEFA não podia ter dito o que disse ao TAS, dado que sempre afirmou que as deliberações dos órgãos jurisdicionais das federações são definitivas"."Perante este dado, o Tribunal Arbitral chumbou os recursos do Benfica e do V. Guimarães", observou.

    Quanto às decisões do CJ, o advogado das águias não tem dúvidas: "São válidas. Foram tomadas por maioria e no momento próprio. Têm algumas irregularidades, mas não são invalidades. As pequenas irregularidades formais que ocorreram – que não vou especificar – não são suficientes para tornarem inválidas as deliberações do CJ."

    João Correia afirmou, também, que só por "vontade política" é que a FPF ainda não informou a UEFA das decisões do CJ, tomadas no dia 4.

    A concluir, o advogado adiantou que ainda é possível a presença do Benfica no sorteio da 3ª pré-eliminatória da Champions (1 de Agosto): "O Comité de Disciplina da UEFA tirou o FC Porto da prova no dia 4 de Junho e o Comité de Apelo rectificou essa decisão no dia 13. Basta que a FPF faça o que já devia ter feito."

    ResponderEliminar
  5. ....PABLO AIMAR È NOSSO !!!!!!!!!
    ....apresentação,amanhã.....
    ....4 anos de contrato.....

    VIVA O SPORT LISBOA E BENFICA!!!!!!!!!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...