quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Um passo atrás

Benfica – 0; Galatasaray – 2 (2ª jornada da fase de grupos da Taça UEFA). O Benfica deu hoje à noite, na Luz, contra o Galatasaray, para a Taça UEFA, um gigantesco passo atrás no processo de construção da equipa. Não é fácil encontrar explicações para a derrota por 0 – 2. Nem culpados.
Quique bem que tinha vindo a colocar água fria na euforia, mas como o sonho comanda a vida, os benfiquistas acorreram à Luz para aplaudir a equipa. Se há culpados, eles não são seguramente os adeptos. Estes, até para espanto de muitos, aplaudiram no final a equipa, apesar do desgosto da derrota. Enquanto, mais ao lado, se queixam dos assobios vindos da bancada, na Catedral o público parece inglês. A equipa é que ainda se parece demais com a volatilidade das bolsas.
Em abono da verdade, o Galatasaray não é uma equipa qualquer. É uma equipa de Liga dos Campeões, onde marcou presença no ano anterior. Mas que diabo, na Luz, poucas equipas europeias se podem gabar de regressar a casa com uma vitória. Uma delas é o Galatasaray, mais conhecido por “Gala”, na Turquia. E, verdade se diga, ganhou com toda a justiça.
Sem pretensões de adivinhar o que se passa no seio do balneário e do grupo de trabalho, não posso deixar de levantar algumas questões: qual a influência do jogo de Guimarães, no domingo, onde jogamos 45 minutos com 10 jogadores, no rendimento físico da equipa, no jogo de hoje? É ou não essa percepção de menor frescura física que impõe a rotatividade de jogadores, sistematicamente utilizada por Quique Flores?
Se a defesa permaneceu igual, do meio-campo para a frente o treinador espanhol fez duas alterações significativas: a entrada de Di Maria, que nem suplente foi em Guimarães, e de Nuno Gomes, que não foi titular no D. Afonso Henriques.
De fora, Aimar, Carlos Martins e Cardozo. Ruben Amorim, Urreta e Makukula, sem lugar. Custa perceber como se pode jogar com dois trincos – Yebda e Katsouranis – na Luz, contra uma equipa, forte e perigosa, mas que não é da primeira linha europeia.
E depois, custa perceber como é possível que a equipa demonstre ainda uma completa desorientação táctica, com os jogadores turcos a serem donos e senhores de todos os espaços do campo. Sem conseguir fazer qualquer tipo de "pressing" (lá está a parte física), os jogadores do Benfica assistiam à troca de bola entre os turcos: um, dois, três, quatro e mais passes, sempre à-vontade.
Com o jogo empatado e depois a perder, não se percebe porque é que Quique demorou tanto tempo a meter Aimar e Cardozo, sendo que, no caso destes dois, não arriscou nada, pois saíram Reyes e Nuno Gomes, enquanto Yebda continuava a fazer disparates sobre disparates.
Quique pediu tempo e, pelo que se viu, precisa de tempo. A equipa ainda está verde. E pelo que se percebeu (os aplausos no final), os adeptos tencionam dar tempo a Quique. Ainda bem. Do que não se precisa é de uma revolução. Mas, é preciso que no mercado de inverno se vá buscar dois bons laterais. E, por favor, aumentem os níveis físicos da equipa.
Nada está perdido, mas vem aí um jogo complicado com o Olimpiakos, na Grécia. É preciso não perder, para disputar o apuramento no último jogo, na Luz, com o Metallist. O que vale é que vem aí a Taça de Portugal, contra o Aves. Mas, nunca fiando. Foto: Nacho Doce (Reuters).

6 comentários:

  1. Vamos mesmo ter de fazer das tripas coração para depois de uma enxovalhante derrota em casa contra o 6º classificado na liga turca irmos a casa do 1º classificado da liga grega ganhar para nos mantermos na luta pelo apuramento. Mas agora segue-se o Aves, e a equipa não pode mais adormecer em campo como aconteceu neste jogo. Não se entende como a equipa sente este complexo todo em jogar no estádio da Luz. Que faria se fossem assobiados...
    Zé Amaral

    ResponderEliminar
  2. O plantel é bom, tem soluções, o treinador é melhor, mas ainda falta um colectivo forte.

    http://chutodeletra.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Foi uma má noite, um revés que acontece com frequência nas equpas que estão numa fase de crecimento.
    A estabilidade surgirá na 2ª volta da liga e conforme ontem perdemos, poderemos muito bem vencer na Grécia.
    A questão fisíca também já a coloquei e sinceramente causa-me apreensão.

    ResponderEliminar
  4. O Benfica é, de facto, um clube pioneiro.
    Antes foi o kit novo sócio.
    Agora, parece que há um novo kit:

    Pelo preço do bilhete, tem agora direito a banho turco (sessão de hora e meia) e a noite de GALA.

    ResponderEliminar
  5. Não se preocupe muito com os índices físicos da equipa, pois estou em crer que ao longo da época colheremos os frutos de uma preparação a que alguns jogadores não estariam habituados.

    Nada está perdido, e mesmo que sejamos eliminados, a nossa principal luta é cá dentro.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Já estava á espera disto da ZON!!!!!!!

    Afinal de contas a única coisa estes gajos fazem é gozar com a cara dos Benfiquistas...sim, disse Benfiquitas, porque quem goza, faz pouco, do Benfica, faz isso a todos os sócios, adeptos e simpatizantes, porque o BENFICA SOMOS NÓS!!!!!!!

    Temos de come çar a boicotar a ZON, mas com força. Uma das maneiras é através dos Blogs, e principalmente no estádio, onde os sócios e adeptos estão. Tem-se de começar a passar a palavra no estádio, pois existem muitos benfiquistas que não estão a par do que se estar a passar.

    Era uma boa ideia, fazer um folheto, a explicar toda a situa ção!!! O que é que voces pensam? É legal fazer isso?

    O Benfica, junto com os outros operadores, deveriam criar ainda mais vantagens para s ócios e adeptos. Pelo que sei a ZON e a MEO, estão ao mesmo nível, porque queixas, há em todo o lado, quer seja na MEO ou ZON. Além disso, alguém tem dúvidas que a MEO, vai ser a melhor empresa do mercado??!!

    Eu n ão!! Comparem o volume de negócios de uma e outra empresa. Além disso a MEO, tem muitos mais recursos que a Zon. NEM HÁ COMPARAÇÃO!!!

    Alguém pode tirar-me uma dúvida:

    O Joe Berardo, não é accionista da Zon?

    Vamos faze-los perder dinheiro, e voces v ão ver se o Joe Berardo, não se vai mecher, para acabar com esses gajos.

    Unidos, temos muita força!!!

    E voces estão há espera do quê?

    Nem que os gajos da Meo demorassem 2 meses a instalar. Os da ZON, n ão vão fazer pouco do meu Clube, e por consequência, de mim!!!

    Estámos em guerra!!!!!

    Passem a palavra.

    1 abraço para todos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...