domingo, 16 de novembro de 2008

O exemplo que vem de cima

Benfica - 1; Estrela da Amadora - 0 (8ª Jornada da Liga). A dignidade dos jogadores do Estrela da Amadora devia servir de exemplo a muitos dirigentes do futebol português, a começar pelo presidente do clube, António Oliveira, que ontem se sentou na tribuna presidencial da Luz, sem o Presidente do Benfica ao seu lado.
Luís Filipe Vieira, recusando sentar-se ao lado do presidente do Estrela, marcou mais uma vez a diferença, para melhor, no panorama futebolístico em Portugal. Quem não cumpre os compromissos que assumiu, seja com atletas seja com quem for, instituições ou pessoas singulares, deve ser tratado como “persona non grata”. Só assim o futebol nacional pode ganhar credibilidade. Uma credibilidade que tem sido a imagem de marca de Luís Filipe Vieira à frente do Sport Lisboa e Benfica.
Não é só a pugnar pela verdade desportiva dentro dos relvados. Não é só a lutar pela transparência e pela condenação de todos os que violaram essa verdade desportiva. Com este gesto, Vieira lança mais uma mensagem a todo o futebol, mas também um alerta para as instituições que governam o país.
Não é possível continuar a pactuar com dirigentes que actuam como o presidente do Estrela da Amadora. Os jogadores do Estrela honraram a camisola e o clube, mas os sócios devem pensar bem em quem querem para estar à frente dos destinos do Estrela. Enquanto uns se sentam ao lado de assumidos corruptos e viciadores da verdade desportiva, Luís Filipe Vieira mostra que não pactua com quem não respeita os contratos que assina.
Os ordenados em atraso que marcam o dia-a-dia do Estrela da Amadora não influenciaram, felizmente, o rendimento da equipa. O jogo não foi bom. O Benfica entrou adormecido, relaxado, negligente. No Benfica não há ordenados em atraso. Pelo contrário, o clube da Luz é dos poucos que cumprem com a lei, ao contrário da esmagadora maioria, como há alguns meses alterou o presidente do sindicato dos jogadores. Entre os incumpridores, denunciados nessa altura, estava, pasme-se, o Sporting.
Mas voltemos ao jogo. Foi difícil descobrir quem estava e quem não estava com ordenados em atraso. Foi difícil descobrir quem tinha treinado toda a semana e quem tinha falhado alguns treinos.
O novo sistema, um 4-4-2, com Aimar no vértice mais adiantado do losango, não explica todo o desacerto. Passes falhados foram inúmeros. Ocasiões de golo raras. Experimentado contra o Aves, este sistema destrói a base de construção da equipa definida por Quique Flores, um 4-3-3, com alas muito rápidos, como Reyes e Di Maria.
Sejamos claros, o Benfica não pode mudar de sistema para melhor encaixar Aimar. Quique já disse que não colocava o colectivo na dependência de uma individualidade, mesmo que essa individualidade se chame Pablo Aimar. Faz bem. Mas os primeiros 45 minutos foram maus de mais.
Na segunda parte, o Benfica entrou forte, marcou e, depois, voltou a relaxar. A parte final foi algo tremida. Mas o que fica para a história são mais 3 pontos e menos uma jornada para o fim. Foto em www.slbenfica.pt

Ficha do jogo

8ª Jornada
Benfica – 1; Estrela da Amadora - 0
Estádio da Luz (Lisboa)

Benfica: Quim; Maxi, Luisão, Sidnei e Jorge Ribeiro; Yebda, Katouranis, Carlos Martins e Aimar; Nuno Gomes e Suazo.

Golo: Sidnei (55 minutos)

4 comentários:

  1. As escutas a pedir Paraty para as meias finais da taça de Portugal frente ao Belém são de facto uma imagem de grande honestidade de LFV, bem como a sua amizade com Pinto da Costa enquanto presidente do Alverca, nessa altura Pinto da Costa era um homem honesto.

    "Prefiro ter bons dirigentes na Liga a uma boa equipa"-LFV.

    ResponderEliminar
  2. www.eusebiomais10.blogspot.com

    A melhor ou pior exibição não tem nada a ver com a táctica. A entrega dos jogadores ao jogo foi uma vergonha. Se da parte do Estrela isso até é mais que compreensivel, da parte do Benfica foi mesmo ofensivo para os adeptos como eu que pagaram bilhete. Não me lembro de ver um jogo com tão poucas faltas, tão poucos desarmes em carrinho... enfim, um jogo tão pacifico... Se os jogadores nas provas da UEFA costumam correr perto de 10 km, ontem não acredito que o Suazo, o Katsouranis e o Luisão tenham corrido nem 4. Quique está a criar um monstro ao permitir que este tipo de atitude se repita semana após semana. Com a excepção dos jogos com o Sporting, Porto e Nápoles, temos acumulado exibições vergonhosas em termos da entrega dos jogadores.

    Para concluir, o que nesta equipa sobra de talento individual falta em espirito competitivo... e o nosso campeonato está farto de nos mostrar que nem sempre são os melhores que ganham, mas os que querem mais ganhar... alguem mencionou que isto se prepara para ser um campeonato trapatoniano... só se se estiverem a referir a vitórias tangenciais porque o trap ganhou um campeonato com uma equipa mediocre, só na base da fé e da garra... e Quique tem talento a dar ao pontapé mas vontade de ganhar nem ve-la.

    www.eusebiomais10.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Caro Pedro.
    Parabéns pelo seu desempenho, e do seu colega no programa de ontem.
    Aqueles dois lagartixas mostram um ódio de morte ao BENFICA e não conseguem ver que quem lhes come as papas na cabeça são os andrades.
    Pelo que vi ontem o ambiente ficou muito pesado e alguém vai ter de sair.
    Força amigo, e diga por mim p.f. ao amigo Bruno Carvalho, que se eles forem embora, só fazem falta os que cá estão.
    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  4. mais importante foi conseguido, mas já começo a desesperar por não ver o Benfica a jogar bm futebol e julgo que com a qualidade dos seus jogadores e até pela capacidade que esta equipa técnica me parece ter, julgo que o Benfica já podia devia ser mais dominador.
    Uma palavra para os enormes jogadores do estrela, aqueles dirigentes não os merecem.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...