sábado, 7 de março de 2009

Um jogo de amigos

As boas relações de vizinhança são sempre algo de aplaudir e de estimular. Quando elas se baseiam numa sã convivência e têm a aprovação da comunidade.

Agora quando subjaz a esse entendimento situações menos claras, cumplicidades espúrias e interesses de ocasião, há que denunciar os arranjinhos e os pactos.

O Leixões – FC Porto de hoje à noite (1 - 4) tinha tudo para ser um dos jogos mais competitivos deste último terço do campeonato. Os de Matosinhos estão a fazer um campeonato exemplar, bem demonstrado na classificação que ocupam, o 4º lugar.

Para além disso, a equipa de José Mota fez a vida negra aos 3 grandes: ganhou ao FC Porto e ao Sporting, em casa destes, e empatou com o Benfica no Mar. O Leixões, e os seus jogadores, eram uma equipa respeitada e admirada, pela classe, pelo talento, pela garra.

O FC Porto, por seu lado, vinha de um jogo pouco conseguido contra o Sporting, estava desfalcado de alguns jogadores e, o jogo com o Atlético de Madrid da próxima terça-feira, da segunda-mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, podia pesar no sub-consciente dos jogadores.

Consciente disto tudo, a máquina organizativa do FC Porto, uma espécie de Regisconta de alta tecnologia, começou a preparar bem cedo a ida ao Mar, crucial para o resto de temporada.

A poucos dias do jogo, ficou a saber-se que os jogadores do Leixões têm salários em atraso. Coincidência.

Depois, o jogo. O primeiro golo portista resultou de uma mão (?) de um jogador do Leixões dentro da área, tão esquisita, tão infantil, tão desnecessária. O árbitro não teve as dúvidas que todos, incluindo os insuspeitos comentadores da RTP tiveram e não hesitou em apontar a marca de grande penalidade. Coincidência.

Mais tarde, para que as coisas ficassem rapidamente resolvidas, um defesa do Leixões resolve no meio campo atrasar a bola de cabeça para o seu guarda-redes. O que resulta é uma primorosa assistência para Hulk fazer o segundo golo, completamente isolado, com Beto (sim, esse, o que se diz que vai para o FC Porto e é tido como o melhor guarda-redes do campeonato) estático. Coincidência.

Mais. O quarto golo do FC Porto resulta de um cabeceamento de Farias, que na pequena área recua um passo, quase não salta e, sem ninguém por perto, atira para o golo. Beto fica novamente estático. Coincidência.

A comédia não seria digna de um Óscar se não tivesse um momento burlesco. O golo do Leixões foi uma simpatia solidária de Helton para Beto, não vá alguém achar estranho o comportamento do guarda-redes do Leixões.

Rui Costa (raio de nome para um árbitro!) também estava compenetrado do seu papel, Não é que amarelou Hulk e Fernando, limpando-lhes a folha disciplinar quando o próximo adversário no Dragão é a Naval, e fez vista grossa a uma entrada a matar de Cissoko sobre Zé Manel? Isto é que é ter a lição bem estudada.

Por fim, cabe registar que o FC Porto fez 4 golos, a maior goleada do Leixões esta época, cuja defesa era a segunda menos batida do campeonato – não vá ser preciso recorrer ao goal-average para decidir o título. Não é tão bom ter amigos assim?

Post-Scriptum: Claro que os adeptos do Leixões não são tidos nem achados neste filme. Os leixonenses foram mais uma vez aguerridos, inconformados, transparentes. Mereciam mais e melhor de alguns dos seus ídolos.

Foto: Paulo Duarte (AP/Photo)

11 comentários:

  1. Eu queria ter visto o treinador Mota inconformado com a derrota, espumando-se pela boca como se o Benfica fosse o adversário. Mas não, o homem ficou caladinho, talvez aspirando a um lugarzinho no "plantel" do "Puerto" para a próxima época. Querem ver que, depois de Jesus, este também já está encaminhado?
    Pobre Campeonato português!

    ResponderEliminar
  2. E não é só isso.
    Acontece que também a campanha negra de raiva dos agremiados do Filipe do Benfica se esboroa aos bocados, desde há muito, desde o TAS até agora, como escreve um noutro blog:
    "O parecer do Freitas a 60.000 euros é lixo."

    Porque, enfim, é só amigos.

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez se comprova que a imaginação, tal como a idiotice, não tem mesmo limites... Ai como continua a ser mais fácil «esconder» as nossas fraquezas minimizando o valor de quem o tem...

    ResponderEliminar
  4. Mas algum obsvervador isento poderá acreditar neste Futebol. Isto Fede a Corrupção e após o fim do apito final tudo será arquivado cá no burgo, e na Uefa também, a máfia ainda vai ficar mais forte, tal como diz o procurador, Nada ficará como dantes ...à pois não ..ainda vai ficar pior.não duvido.
    Abelourinha.

    ResponderEliminar
  5. E o Mota deve ter sorrido, como nao sorriu nas Areosa depois de vencer os corruptos!

    ResponderEliminar
  6. Aqui vai o texto integral da analise do arbitro no jornal benfiquista "abola" (dizer que é do benfica ja se mostra que é tendencioso, mas no caso do autor do blog é cegueira mesmo):

    Rui Costa (6)

    Duas dúvidas (penalty sobre Raul Meireles? Farias faz golo bem anulado?...) e um juizo correcto no primeiro tento do FCPorto.


    sobre o Beto:

    em nenhum dos lances/golo foi penalizado e até acabou por evitar danos superiores...


    RESUMINDO:

    quanto ao arbitro, poderá ter roubado dois golos ao fcporto (seriam 6...)

    quanto a beto: grande exibição (seriam já pelo menos 7)


    de notar que Elvis nao marcou nenhum na própria (seriam pelo menos 8)

    Mas 8 seria indigno para uma equipa como o leixoes, quando outras equipas já levaram 7 de equipas piores que o FCPorto

    cumprimentos!

    ResponderEliminar
  7. Ganhamos!!! E isso, como sempre, tem que ser justificado por voçês com coisas extra-futebol...
    Duas perguntas:

    1 - Pagamos ao Olympiacos, ao Metalist, ao Galatasaray e ao Herta?

    2 - Pagamos ao Atletico de Madrid?

    ResponderEliminar
  8. Os 2 primeiros golos do Porto foram realmente ridículos como veio o Jose Mota dizer. E nem havia necessidade... Todos vimos.
    Seria importante alguém perguntar ao Dr. Mortágua qual a "bitola" para estes actos e também se o preço na Madeira é o mesmo ou não, atento o que se passou com o penalti cometido pelo defesa do Nacional já no tempo de compensação do jogo com o Porto.
    Os tentáculos do polvo da corrupção( que erstá provada) são muito grandes.

    ResponderEliminar
  9. Pois… Lá se começa a levantar suspeitas sobre favores no futebol português. Então agora o Leixões estendeu a passadeira ao FC Porto?! Primeiro esquece-se de que também na Luz a equipa de Matosinhos cometeu erros defensivos, os quais você não levantou suspeitas. Recorde-se que Beto (“o estático”), num pontapé de baliza, meteu a bola fora; David Luiz repôs o esférico, perante a passividade de Laranjeiro (“o que decidiu colocar a bola em Hulk”), para Reyes, que cruzou para a área e Élvis fez o resto: um auto-golo!
    Engraçado como é o futebol! Quando se vê a bola só para um lado, é complicado ter uma mente sã. Engraçado como é o futebol! Quando o FC Porto ganha, nunca é por mérito próprio, tudo se aponta para minorar o poderio azul e branco em Portugal e na Europa.

    ResponderEliminar
  10. Excelente post.

    Veja também:

    Ficção ou realidade em

    www.vedetadabola.blogspot.com

    As pessoas estão enfim a abrir os olhos. Até o Rui Santos falou nisso.

    Felipe Lopes, Hugo Morais, Beto, Candido Costa, já começa a ser muita gente a ter dias infelizes contra o Porto.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...