terça-feira, 30 de março de 2010

Pensar na "Champions"



A seis jogos do fim do campeonato, o Benfica tem tudo na mão para um regresso em força à Liga dos Campeões. Luís Filipe Vieira, Rui Costa e Jorge Jesus já estão a preparar há muito a próxima época, com a “Champions” no horizonte.
Espero que não se volte a assistir ao que aconteceu pós-Trapattoni. A contratação de Koeman fez com que o Benfica descurasse o mercado interno e apontasse baterias para a Liga dos Campeões.
A estratégia do holandês resultou num falhanço. Se o desempenho na Liga Milionária foi agradável, com a chegada aos quartos-de-final, para só cair aos pés do todo-poderoso Barcelona (mas com atitude e resultado digno de registo), o facto é que se esqueceu o campeonato, com os resultados que se conhecem.
Jorge Jesus tem, portanto, um dilema, que sei que já resolveu. A prioridade é o campeonato, também para o ano. No entanto, a Liga dos Campeões é uma prova que o Benfica vai atacar em força.
Para já, no que ao plantel diz respeito, apenas vejo 3 jogadores que é preciso blindar de imediato: David Luiz, Di Maria e Cardozo. E mais dois que podem ser seriamente assediados: Ramires e Javi Garcia.
David Luiz tem a Europa a seus pés, mas, se não for chamado à “canarinha” para disputar o Mundial de 2010, dificilmente sairá da Luz. Jovem central com potencial fantástico, tem muito tempo pela frente e uma Liga dos Campeões para tentar brilhar ainda mais com a camisola do Benfica. Não acredito que saia.
Di Maria é uma estrela emergente, mas que, se não tiver cuidado, pode tornar-se num meteorito. Com a camisola da Argentina, pode ser uma das figuras do Mundial, e aí, será impossível segurá-lo. Seja como for, o Benfica prepara-se para encaixar umas dezenas de milhões de euros. Tudo indica que saia.
Cardozo é um ponta-de-lança à moda antiga. Também vai estar no Mundial e, se estiver com o pé quente, a sua transferência para um clube milionário será uma certeza. Tudo vai depender da sua prestação no Mundial. Se sair, mais umas dezenas de milhões no cofre da Luz.
Ramires, apesar de ir ao Mundial, deve continuar por cá. Tem ainda muito para dar e está no “habitat” ideal. É seguro que fica. Assim como Javi Garcia, um dos que quer fazer uma “Champions” de ouro.
O Benfica, aliás, não precisa de vender para equilibrar contas. Como se pode ver, com as receitas extraordinárias de bilheteira na Luz, mais o merchandising, mais a quotização de mais de 210 mil sócios, o investimento a sério no futebol tem um retorno imediato e a dobrar.
Aliás, o "projecto europeu", que já começou esta época com a Liga Europa, e que terá seguimento com a aposta na "Champions", será a cereja em cima do bolo do consulado de Luís Filipe Vieira.

3 comentários:

  1. Cumprimemtos Benfiquistas,
    Eu também julgo que o Benfica deveria aguentar o maior número de jogadores no plantel que conseguir, principalmente o Javi Garcia, o Luisão,o David Luíz e o Cardozo, que são na minha opinião 4 peças essenciais, rotinadas, e insubstituíveis da máquina vermelha. Presumindo que o resto do plantel e o grande Jesus não estão em risco de saída; Julgo que se Di María sair, o Benfica tem de ter uma solução tão boa ou melhor ainda para aquela posição,como Fábio Coentrão, ou Franco Jara, (Jovetic, Robben, Luca Toni uma pessoa pode sonhar) o critério de escolha do jogador deverá ser algo como, "extremo esquerdo creativo e imparável".
    Mas primeiro temos de por os Beatles a cantar o fado.

    ResponderEliminar
  2. Eu apenas tenho medo de que, à semelhança do último ano em que vencemos o campeonato, a equipa comece a desmbrar-se...

    Não acredito que se caia no mesmo erro, até porque esta equipa joga mesmo à bola...

    Mas, de qualquer forma, não queria que saissem os principais jogadores, com a ansia de retorno de investimento efectuado.


    Carrega Benfica!!!

    ResponderEliminar
  3. Estou a ver muita gente a falar da liga dos campeões...
    Vamos ver quem sai, quem fica, e quem vem... Para mim se fossemos lá fazer 6 jogos para dar experiencia e depois saissemos para a taça UEFA e fazer lá novamente uma boa carreira não era mau... A Liga dos Campeões não se ganha a correr... nem com a técnica... ganha-se com a experiência e com "caparro"... E ambos faltam nesta altura ao SLB, há que admitir que neste momento o Benfica não está em condições de ganhar uma champions, nem de ir sequer aos 4s de final... Só lá vai com muito calo, e para ganhar calo tem de lá ir umas quantas vezes, e para isso tem de ser campeão... Por isso nada de euforias...


    OK... O Barça do ano passado foi a excepção... De resto vejam quem tem ganho a Champions ou feito grandes carreiras... ManU, Milan, Liverpool, Chelski, Bayern, o Bayer (com o Ramelow e Ballack era outra coisa), a Juve antes do Calciocaos...
    O Lyon que vai sempre cheio de "brinca na areia" sai sempre aos 8s, o real também, o Arsenal também sai sempre de mansinho...
    O Marselha quem tem um plantel cheio de tanques, saiu para a Liga Europa, mas moeu os colhões ao Milan e ao Real... E se chamam tosco ao Cardozo quero ver que adjectivo usam para o Brandão..

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...