quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Quim e outras histórias

Quim está nas bocas do Mundo benfiquista. O guarda-redes do Benfica, titular da Selecção Nacional, está a viver a sua fase de maior exposição mediática, ele que sempre teve um perfil “low profile”.
As razões podiam ter a ver com a sua ascensão, finalmente, a nº 1 da baliza de Portugal, conseguida com muito mérito. Mas não. Os golos mal sofridos contra a Dinamarca, no jogo de apuramento para o Mundial de 2010, em Alvalade, e contra o Paços de Ferreira, na segunda-feira, para a Liga, acabaram por o colocar sob as luzes dos holofotes.
Julgo que o “timing” para esta exposição não é inocente (sábado há jogo contra o Sporting), e por isso andará bem Quique Flores em manter Quim longe deste "fogo", evitando que ele vá a alguma conferência de imprensa. E depois, sábado, só o pode por a titular. Andaram bem os jogadores do Benfica que o apoiaram no balneário, como revela hoje o “Correio da Manhã”.
Quim nunca teve a vida fácil. Em Braga, onde jogou durante 10 anos consecutivos e chegou a “capitão” e referência máxima, teve de aceitar a titularidade de Rui Correia, antes de assumir o lugar. No Benfica, onde chegou há 5 anos, no primeiro dividiu a baliza com Moreira, no segundo ficou à sombra de Moretto, e só a partir do terceiro pegou de estaca.
Mas o “caso” Quim é apenas um pretexto para abordar uma questão que não tem a ver com o guarda-redes do Benfica mas com o futebol português. É sabido que temos problemas de formação em todos os sectores do campo. Na baliza, a realidade é igual.
Faltam-nos guarda-redes com a estatura física necessária para sermos mais competitivos. Isto não tem a ver com Quim, um guarda-redes de qualidades excepcionais, o melhor guarda-redes português, que já merecia há muito ser titular da Selecção. Esta questão tem a ver com o problema da formação em Portugal – um problema estrutural e de fundo.
Vejamos, Quim tem 1,84 cm de altura, a mesma altura de Moreira, Rui Patrício, do Sporting, tem 1,88 cm. No entanto, Stojkovic tem 1,95; Petr Cech, do Chelsea, 1,97 cm; Van der Saar, do Manchester United, 1,97 cm; Dida, do Milan, 1,96 cm; Toldo, do Inter de Milão, 1,96 cm; Abbiati, do Milan, 1,91 cm.
É certo que Casillas, do Real Madrid, tem apenas 1,85 cm, Valdés, do Barcelona, 1,86 cm, e Júlio César, do Inter, 1,86 cm, embora tudo acima de Quim e abaixo de Rui Patrício. O curioso é que Nuno Espírito Santo, com 1,90 cm, é suplente no FC Porto.
O que é que quero dizer com isto? Simples, o futebol português tem de apostar em formar jovens com altura para ocuparem as nossas balizas. Falhar nas bolas altas não é sinónimo de falta de qualidade ou de menor concentração, é simplesmente, a mais das vezes, uma questão morfológica.
Não é por acaso que os treinadores das grandes equipas europeias querem agora, também, laterais altos. É que o futebol moderno decide-se muito nas bolas paradas e nos lançamentos para a área – aqui, o Benfica tem outro problema, dois laterais baixos, como Maxi e Léo. O tempo de Bento já lá vai.
Post-Scriptum: Isto também tem a ver com Quim. Porque é que o guarda-redes do Benfica é o único a utilizar uma camisola sem as 3 estrelas em cima do emblema? Desleixo, incompetência ou distracção? E porque é que Quim não reage e chama a atenção?

4 comentários:

  1. eu estou muito á vontade para falar pq sou portista...

    o quim sempre foi um excelente guarda redes, mas ultimamente tem metido agua por todos os lados, eu tenho quase a certeza que deve existir um virus na selecção nacional que dá cabo dos guarda- redes todos.

    em relação á altura, eu acho que seria melhor formar guarda-redes que tivessem braços...

    p.s. antes um quim coxo do que um ricardo com 5 pernas
    p.s.2 o nuno merecia ser titular no porto, e a selecção chegaria com naturalidade

    abraço

    ResponderEliminar
  2. Há muito tempo que o Quim devia ter dado um berro e afirmado a sua posição como sendo um dos jogadores mais antigos, mais fiel ao Benfica e também um dos mais importantes. Quantas mais derrotas teríamos encaixado nas duas últimas épocas se ele não tivesse sido, jogo após jogo o melhor jogador do Benfica? O que ele engoliu assistindo do banco às exibições medíocres do então titular, os frangos, os pontapés falhados, etc. E do Quim nunca se ouviu uma palavra de desagrado. Provavelmente esse é o seu maior handicap. Chegava o fim das épocas e o Quim era sistemáticamente, nas bocas dos jornais, um dos transferíveis nunca se ouvindo um desmentido da direcção. O Quim chegou ao topo da baliza do Benfica e da Selecção com muitíssimo trabalho e demasiada humildade. Está numa fase menos boa? Admito que sim, precisamente por isso merece de todos os Benfiquistas e por que não Portugueses que gostam da Selecção, todo o apoio, toda a força, se é apenas uma fase má com toda a certeza vai desaparecer porque a qualidade continua toda lá e tanto para a baliza do Benfica como da Selecção não há melhor em Portugal. Profissionais como o Quim merecem todo o apoio, certamente ele continua a trabalhar nos limites para estar sempre na melhor forma. Esperemos que no Sábado contra o Sporting não tenha muito trabalho mas se tiver tenho a certeza de que vai estar no seu melhor. Mais do que qualquer outro, merece as estrelas douradas por cima do emblema, esperemos que no próximo jogo esse lapso seja rectificado. Força Quim, és o melhor. Viva o Benfica.

    ResponderEliminar
  3. Subscrevo na íntegra Pedro!
    e este problema morfológico-genético :) tem repercussões mais nefastas no basket, meu desporto de eleição.:(
    Ãcho k o Qiqe devia poupar o quim porq há jogos da selecção em breve! poderá o SLB ganhar algo c a recente titularidade do Quim -deixá-lo sair cm fez c o Petit pra 1 contrato melhorado, se possível vendendo-o pra 1 club escandinavo, sei lá o Rosenborg....:]
    Cumps.

    ResponderEliminar
  4. O Quim está a passar uma fase menos boa mas isso não lhe tira o titulo de melhor guarda redes Portugês da actualidade.
    O Quique tem de o resguardar dos abutres jornaleiros avençados essa corja de maldizentes ao serviço do clube corrupto assumido e dar-lhe confiança.
    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...