sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Um pássaro na mão, dois pontos a voar

Hertha de Berlim – 1; Benfica – 1 (Taça UEFA, fase de grupos) - Ainda não foi desta que ganhamos na Alemanha. Esteve quase, mas um excessivo recuo da equipa, voluntário ou involuntário, redundou no golo do Hertha e no empate final.
Acertei na dupla que Quique colocou de início, mas hoje, após o jogo, tenho a impressão de que com Suazo em vez de Cardozo, as coisas pudessem ter sido um pouco melhores. Mas, depois do jogo, todos somos grandes treinadores.
É certo que a lesão de Yebda no aquecimento e sua substituição por Binya, alterou os planos iniciais e impediu o Benfica de fazer alinhar aquele que foi o melhor jogador da Liga em Setembro para o Sindicato dos Jogadores.
Com Yebda, o Benfica tem outra profundidade de jogo, porque o franco-argelino é um autêntico box-to-box e que para além de ser um todo-o-terreno é capaz de não só destruir como de construir. Binya é mais limitado e, por isso, limitado ficou o Benfica.
Depois, a saída de Katsouranis é inexplicável, a não ser por alguma quebra física evidente ou por uma lesão. Sem o grego, o Benfica encostou claramente atrás, sem reacção para controlar o jogo e se estender no relvado. Carlos Martins entrou mal e não foi o apoio necessário à defesa.
Só com Binya a fazer as despesas da ajuda ao sector recuado, os últimos 15 minutos foram sufocantes. Valeu a boa forma de Quim. Um ponto fora contra o 4º classificado da Bundesliga não é desprimor. Até porque agora temos o Galatasaray na Luz. Os turcos venceram o Olympiakos por 1-0 e são os adversários principais.
Uma palavra final para Nuno Gomes: o “capitão” tem vindo a mostrar o seu carácter de jogador e de homem. Depois de excelentes 15 minutos na Selecção contra a Albânia, fez ontem uma prova cabal do seu incontornável valor. E lançou mais um problema para Quique: quem sai, Cardozo ou Suazo?

5 comentários:

  1. Alguém capaz de me explicar a substituição do Katsou?

    ResponderEliminar
  2. Um resultado melhor que a exibição, subtituições de bradar aos ceús e lesões inadmissiveis atiraram o Benfica para um mau resultado. (Mas que raio... como é que um jogador profissional se lesiona no aquecimento?).
    Era de prever o escalonamento da equipa, mas uma vez mais verificou-se que o Benfica não deve jogar com dois avançados mais dois alas que não defendem. Isso é jogar em 4 - 2 - 4, isto é, só dois médios a defender não dá. O futebol actual não dá para isto, basta o treinador contrário ser inteligente que o meio campo passa a ser um passador. (Está de caras que o Benfica necessita de ir ao mercado buscar um lateral direito + um médio direito já que Balboa é um autentico flop).
    Di Maria, apesar do golo que marcou, continua a não me convencer e necessita de levar duas chapadas na tromba, literalmente. Haja alguém que lhe diga que o futebol profissional não é futebol de rua, nem está a jogar ao "FIFA" ou ao "PES" no computador.
    Nuno Gomes merece elogios pela atitude e pela garra. Cardozo terá de passar uns jogos no banco, já que não corre, não luta, neste momento terá de passar algum tempo fora (deve ser a síndrome "titularidade garantida" que também já afectou Nuno Gomes - veja-se as diferenças do Nuno em apenas alguns meses ao saber que não tinha sempre lugar no 11).
    Provavelmente, sou eu que sou demasiado exigente, mas empatar com o Hertha de Berlim não é um bom resultado. Nós somos o Benfica, caramba!!! Não era o Bayern de Munique ou era?
    Finlamente, quanto a Quique, mais uma vez provou que tacticamente deixa a desejar (atenção, que eu gosto de Quique). Tal como aconteceu com o Leixões, esteve mal nas substituições e é neste tipo de jogos (principalmente na Europa) que o dedo do treinador vem ao de cima. O Benfica ainda tem de aprender a ser pragmático e a controlar o ritmo de jogo. Enquanto isso não acontecer, não passaremos de uma equipa que luta pelos titulos, mas que não os ganha. E é isso que distingue as grandes equipas: a capacidade de ganhar jogos, mesmo sem jogar bem, assim como os titulos. Porque, digam o que disserem, sem titulos não existem boas equipas.
    P.S: Mas o que raio aconteceu a Yebda? Parece bruxedo. Nos ciclos importantes o Benfica nunca tem todos os jogadores disponiveis porquê? Também é por aqui que se explica a superioridade dos rivais nos ultimos anos.
    P.S (2): Não quero ser advogado do diabo, mas e David Luiz? É outro Mantorras?

    ResponderEliminar
  3. Assim vai o nosso jornalismo

    A propósito do Hertha-Benfica... não ouvi mais notícias sobre o se um tal de Luis Suarez, do Inter Milão, esteve ou não a ver o jogo para observar o Di María e o Yebda.

    Aliás, o CM de há uns meses a esta parte tem-nos brindado com autênticos exclusivos mundiais. Esse tal de David Barata não tarda e será certamente disputado pelos três jornais desportivos. É que homem, de facto, só não consegue falar com Deus... mas nunca se sabe. Com o Octávio Lopes como chefe, esta dupla promete ainda vai lá chegar...

    Só que atenção, porque o leitor também não é estúpido. Só espero é que na hora que o DB tenha de provar que falou com Deus... as cassetes não tenham desaparecido como ao outro.

    ResponderEliminar
  4. Caro companheiro, o empate não é um mau resultado, mas tal como tu, estranhei o recuo após o golo, quando se sentia que o Benfica estava por cima e os alemães desorientados.
    Mas o que mais me começa a preocupar é a debilidade fisica da equipa, com muitos jogadores a não terem pulmão para mais de 70 minutos e já vamos com 2 meses de comptição.

    ResponderEliminar
  5. N.Gomes tem estado bem, mas parece-me q o indiscutivel é Suazo


    www.lateral-esquerdo.blogspot.com

    abraços

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...